sexta-feira, 26 de junho de 2009

Paulão analisa Melvin e diz que Fedor é “comum”

WEC - duvulgação

Foto: WEC - duvulgação

Quando um sujeito de pouco mais de 1,70m é apelidado de Paulão ao invés de Paulinho, ou tão de sacanagem com a cara dele ou ele é um cara que chama atenção por ser corpulento e troncudo.

Paulão Filho, um dos nomes mais respeitados do jiu-jitsu brasileiro, mede 1,73m, mas agüenta dar voltas completas em vastos terrenos baldios carregando nas costas o peso de quatro amigos tão robustos quanto ele.

Especialistas brasileiros em MMA (Mixed Martial Arts - popularmente chamado de Vale Tudo) costumam apontar Paulão como um atleta com força descomunal e técnica de solo refinada. Seu cartel de 16 vitórias e uma derrota mostra que ele não é um cara comum.

Certa vez, Bebeo Duarte, treinador da Brazilian Top Team (BTT), me confidenciou que treinar com o Paulão é bem mais desgastante do que um treino com Ricardo Arona. Arona mede 1,81m e pesa 10 quilos a mais que o Paulão.

Sumido do MMA desde a sua derrota na decisão dos juízes para Chael Sonnen, em maio de 2008, Paulão tem treinado duro para retornar aos ringues. Seu próximo combate será contra um dos lutadores mais explosivos e perigosos do MMA mundial, o holandês Melvin Manhoef.

Pelo telefone, durante um treino e outro, Paulão revelou ao blog Mano a Mano o que pensa de seu oponente:

- O Melvin Manhoef é um cara que nos primeiros cinco minutos é muito bom, um dos mais perigosos do mundo. Ele tem um cruzado muito forte e uma velocidade impressionante. É o mais perigoso da categoria. Mas ao mesmo tempo que sabe bater, ele é um cara que acusa as pancadas. Ele já provou que pode ganhar e perder de qualquer um. Não tem um queixo duro. Mas enalteço a qualidade dele, até por ser um atleta dos médios que vive lutando contra os pesados. Ele luta contra todo mundo e no dia que aprender o jiu-jitsu vai embaçar pra qualquer um!

Apesar de estar focado para o duelo contra Melvin, o brasileiro não deixa de pensar numa hipotética luta contra o maior nome do MMA mundial, o russo Fedor Emilianenko. Segundo Paulão, ele é “uma pessoa comum” e não é “difícil” derrubá-lo:

- Sou fã nato do Fedor. Admiro ele como atleta, como pessoa, mas todos nós temos falhas e com ele não é diferente. Você pode observar na luta dele contra o Ricardo Arona (no ano 2000) que ele apresenta algumas falhas no chão. As pessoas não estão sabendo se aproveitar disso, não estão sabendo aplicar o jiu-jitsu de qualidade como o Roger Gracie vem fazendo. O Fedor é um atleta que não é difícil de derrubar. Tem o soco pesadíssimo, mas também sente as pancadas, acusa os golpes. É uma pessoa comum. Se souber usar o peso dele contra ele na hora das quedas, dá pra chegar numa finalização.

O confronto entre Paulão vs Melvin será travado durante a 10ª edição do maior evento japonês de MMA, o Dream, no dia 20 de julho, em Saitama. O holandês perdeu três de suas últimas dez lutas e acumula um currículo de 23 vitórias, cinco derrotas e um empate.

Mano a Mano

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...