segunda-feira, 29 de junho de 2009

Thiago Pitbull promete nocautear Georges ST. Pierre e ir atrás de Fitch

Josh Hedges

Foto: Josh Hedges

Quando a jaula em formato de octógono do Ultimate Figthing Championship (UFC) é trancada e o som da buzina anuncia o começo do combate, a platéia entende porque chamam o cearense Thiago Alves de Pitbull. Seu instinto de lutador impiedoso clama por nocautes. Ele avança em seus oponentes e costuma deixa-los inconscientes na base de socos e joelhadas voadoras. Assim foi em 10 de suas 16 vitórias no MMA (Mixed Martial Arts, esporte popularmente chamado de Vale Tudo).

Na mais plástica de suas vitórias, Pitbull voou com o joelho de encontro ao queixo de Matt Hughes, ex-detentor do cinturão da categoria até 77quilos do UFC. Em sua última aparição, bateu muito em Josh Koscheck, uma espécie de versão moderna de Matt Hughes (ambos são do wrestling) e o venceu por pontos. Com uma sequência de sete vitórias, credenciou-se para disputar o título de campeão, nas mãos hoje do ícone das lutas, o canadense Georges ST Pierre, vulgo GSP.

Apesar do favoritismo de GSP nas bolsas de apostas, Pitbull prometeu, em entrevista exclusiva ao blog Mano a Mano, que irá nocauteá-lo. “No terceiro round eu vou nocautear o Georges ST. Pierre!”, previu.

Pitbull é um atleta em ascensão no UFC e um dos mais queridos entre os fãs brasileiros e gringos. Seu estilo implacável de lutar sempre pelo nocaute rompe fronteiras e lhe rende a reputação de showman (atleta que dá show e levanta o público). Na entrevista, ele confirmou que contra GSP não será diferente:

“Vou tentar machucar o GSP em pé e vou fazer o meu jogo, que é buscar o nocaute. Se a luta parar no solo, vou bater um pouco, mas assim que der eu vou levantar para lutar do meu jeito, buscando o nocaute.”

Pitbull prometeu tomar o cinturão para o Brasil. Se cumprir o que disse, os brasileiros passarão a dominar três das cinco categorias de peso existentes no UFC. Anderson Silva é o campeão dos médios (84kg) e Lyoto Machida dos meio-pesados (93kg).

Se passar pelo canadense no próximo dia 11 de julho, Pitbull já sabe qual será o passo seguinte: “Com certeza se eu for o campeão eu pedirei uma revanche contra o Jonh Fitch”, revelou.

Fitch foi o último atleta a derrotar o brasileiro num combate travado em junho de 2006. Pitbull perdeu outras duas vezes na carreira, iniciada em 2001. Ele começou a lutar aos 18 anos de idade.

Faixa-preta em muay thai, Pitbull conversou por telefone com o blog, já que mora nos Estados Unidos. Entre outros assuntos, falou de suas batalhas contra Matt Hughes e Josh Koscheck e de seus planos para tomar o cinturão de Georges ST Pierre. Leia abaixo:

14 perguntas para Thiago Alves Pitbull:

Blog Mano a Mano - Há alguma chance de você estar acima do peso no dia da luta contra o GSP, como aconteceu no confronto contra o Matt Hughes?
Thago Pitbull - Não, de jeito nenhum Está tudo sob controle, to me preparando há um tempão para essa luta, to fazendo as coisas certas e vai estar tudo certo no dia da luta.

Você encara o GSP como um atleta mais perigoso e um desafio ainda maior do que foi o Matt Hughes (ex-campeão da categoria)?
Com certeza. Ele é o campeão, tem vencido todo mundo. Toda próxima luta é sempre o o maior desafio. Sempre vai dificultando. Então, será assim dessa vez. É o meu maior desafio, sem dúvidas.

Mas você acha o GSP muito mais técnico do que o Hughes?
Com certeza. Ele é bem mais completo. Tem um wrestling bom, tem um chão superior ao do Hughes e é melhor em pé.

De zero a 100%, qual a chance de você perder a luta?
Zero!

Quais armas que o GSP pode usar para te derrotar, qual deve ser o jogo dele?
Acho que ele vai tentar misturar tudo. Vai partir para a trocação (de socos e chutes), depois pode tentar me derrubar. Acho que vai misturar tudo para tentar me confundir, para me tirar da minha estratégia.

Dá um medo a mais saber que sua luta valerá o cinturão?
Eu to tranquilo. Mas a pressão sempre existirá, especialmente numa luta tão importante. Mas não é nada que eu já não tenha vivenciado. Já passei por momentos de muita pressão. A diferença é que dessa vez o prêmio é maior, se eu vencer o cheque será maior.

Você já traçou um plano para o combate contra o GSP?
Vai ser o nocaute, vou buscar o nocaute o tempo todo. Vou tentar machucar o GSP em pé e vou fazer o meu jogo, que é buscar o nocaute. Se a luta parar no solo, vou bater um pouco, mas assim que der eu vou levantar para lutar do meu jeito, buscando o nocaute.

A luta será longa ou terminará antes do fim do tempo programado (5 rounds de 5 minutos)?
Com certeza vai terminar antes do fim do tempo. No terceiro round eu vou nocautear o Georges ST. Pierre!

Você concorda com a avaliação de parte dos críticos que dizem que GSP é o melhor lutador entre todas as categorias de peso ou ele é supervalorizado?
Não, com certeza ele é um dos melhores lutadores do mundo, já provou isso. Ele é o campeão da categoria. Até agora é o melhor entre os atletas com 70 quilos. Tenho muito respeito por ele, mas isso não me abala nem um pouco. A opinião dos críticos não me preocupa. Vou lutar com ele amarradão.

Qual foi a batalha mais dura da sua carreira?
Sempre a última batalha é a mais dura. A última é sempre a mais complicada. Então minha luta contra o Josh Koscheck, que foi a última, foi a mais difícil.

Pode-se afirmar que o Koschek é mais duro de bater do que o Matt Hughes?
Acho que o Koscheck é melhor que o Hughes. É melhor no wrestling, tem a trocação (de socos e chutes) melhor e o cara aguenta porrada, é duro, tem um queixo bom.

Das três derrotas que você sofreu na carreira, qual foi a mais frustrante?
A última para o Jonh Fitch. Eu não tinha batido o peso direito no dia da luta. Isso me atrapalhou. Eu tava me sentindo fraco. Usei também a estratégia errada durante a luta. Deu tudo errado, não era o meu dia.

Se você ganhar o cinturão vai querer logo uma revanche com o Fitch?
Com certeza se eu for o campeão eu pedirei uma revanche contra ele.

Thiago Alves Pitbull vai tomar o cinturão dos meio-médios para o Brasil?
Com certeza. Esse cinturão é nosso. Rezem muito por mim, torçam bastante e podem começar a comemorar porque esse cinturão é nosso!

* Pitbull vs GSP será travado no dia 11 de julho no Mandalay Bay Events Center, Las Vegas, Estados Unidos, às 23h (horário de Brasília).

MMA mano a mano

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...