terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Yamasaki se recusa a comentar decisão polêmica na luta de Erick Silva



Árbitro brasileiro cita obrigações contratuais que o impedem de comentar o caso e tenta explicar declarações sobre regulamentação do MMA no Brasil




Após a controversa desclassificação de Erick Silva por golpe ilegal no UFC 142, no último sábado, o árbitro brasileiro Mário Yamasaki recebeu críticas de todos os lados: do comentarista oficial do Ultimate, Joe Rogan, do presidente da organização, Dana White, e até do empresário de Erick, Wallid Ismail. Apesar de tantos comentários, Yamasaki preferiu manter o silêncio. Procurado pelo SPORTV.COMneste domingo, o árbitro se recusou a comentar o caso, citando obrigações contratuais.

No sábado, Erick nocauteou Carlo Prater, na segunda luta do card principal, em apenas 29s, mas foi desclassificado por Yamasaki, que considerou que o capixaba acertou o compatriota na nuca, o que é considerado um golpe ilegal no UFC. Dentro do octógono, Joe Rogan, comentarista do Ultimate, chamou o árbitro de surpresa para comentar o ocorrido no microfone aberto, e ao entrevistar Erick, disse que acreditava que o árbitro havia errado. Neste domingo, Rogan se desculpou com Yamasaki através de um post em seu blog. Mais tarde, o presidente do UFC, Dana White, também disse que o árbitro havia errado, mas minimizou o ocorrido.
Erick Silva dá entrevista após a luta, com Yamasaki
ao fundo (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Yamasaki negou declarações atribuídas a ele por outros sites e se limitou a dizer que estava tudo bem. Antes do evento, ele comentou as críticas que recebeu por ter dito, recentemente, que o Brasil era "Terra de Ninguém" nos eventos de MMA, sem regulamentação oficial. A declaração foi lembrada por Wallid Ismail depois da desclassificação de Erick.

- Quando eu disse "No Man's Land" na entrevista, era uma gíria, uma expressão em inglês e a tradução ficou pesada. Tem muita gente boa trabalhando aqui, mas não tem como inspecionar todos os eventos - disse Yamasaki, que pretende dar início ao processo burocrático de criação de uma confederação brasileira de MMA nesta semana, junto ao ex-lutador e comentarista do canal Combate Carlão Barreto. Ele também anunciou um curso específico para árbitros de MMA.

- Em 25 de março, vou dar um curso de arbitragem em Manaus. Espero que, nos próximos UFCs no Brasil, tenhamos somente árbitros brasileiros - contou.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...