sexta-feira, 12 de março de 2010

Chinzo: “Acredito num nocaute do Lyoto”

Por Guilherme Cruz

Responsável por comandar os treinos de Lyoto Machida em Belém, Chinzo Machida, irmão do campeão do UFC, está confiante para a segunda defesa de cinturão do carateca no evento, novamente contra o curitibano Maurício “Shogun” Rua. Num bate-papo exclusivo com a TATAME, Chinzo falou sobre os treinos do campeão, as lições aprendidas com a primeira luta, que gerou bastante polêmica no UFC 104, comentou o que esperam de “Shogun” neste reencontro, as mudanças que devem ajudar o carateca no combate e se pretende voltar a lutar MMA este ano, esporte que não compete desde 2006.

O que você espera da revanche entre o seu irmão e o Shogun?

A luta em si não tem como prever, mas o Lyoto está mais bem preparado que da outra vez, mais focado na luta, mais forte.

O que vocês mudaram na preparação?

O que mudamos foi a concentração em termos de treinamento, não deixando várias pessoas participarem do treino, coisas que não tinham nada a ver. Separamos o treino dele, fazendo com que ele ficasse mais focado.

Como você acha que vai ser a luta?

Eu acredito num nocaute do Lyoto, a gente está de preparando para isso.

Como estão os treinos do Lyoto?

Ele está treinando bem forte, fazendo a parte do Caratê, Wrestling, Jiu-Jitsu, um pouco de tudo, além da parte de Muay Thai, fortalecimento, preparação física... Ele está treinando tudo. A gente já começou o treino desde janeiro, a mão dele já está 100%, batendo direitinho... Agora é só colocar o treino mais específico e dar os últimos retoques no último mês.

O que você achou da primeira luta?

Achei que o Lyoto ganhou a luta, procurou todo o tempo, apesar de sua característica ser o contra ataque. O Shogun não se expôs, ficou chutando na saída do Lyoto, mas com poucos momentos de definir a luta. Essa luta agora pode até começar dessa maneira, mas vai se desenvolver de maneira diferente.

O que vocês tiraram de lição dessa luta?

O nosso maior aprendizado foi ficar mais acostumado com tanto assédio, tanta entrevista... Foi a primeira defesa de cinturão dele, isso tirou um pouco o foco da luta. Ele pode ter um desempenho melhor que aquele. Mudamos muita coisa.

Vocês acreditam que o Shogun vai repetir a estratégia?

Não sei, estamos conversando sobre isso ainda. Nossa preparação ainda não chegou nessa parte, está envolvendo o geral ainda. No último mês é que nós vamos ver o planejamento para podermos definir a luta antes da decisão.

Vocês ainda não pensaram numa estratégia, então...

Estamos conversando ainda, se ele fizer isso ou aquilo, o que faremos, mas não temos nada definido ainda.

Na primeira luta, os dois ficaram receosos em atacar. Será diferente agora?

No início da luta eu não sei, mas vão querer decidir antes do final. Ninguém vai querer deixar de novo na decisão. O Lyoto não ficou muito satisfeito com as críticas e o Shogun também não deve ter ficado satisfeito com o resultado. Isso pode colocar os dois para definir a luta, mas isso só vamos saber na hora.

E você, quando luta? Tem alguma coisa fechada?

A prioridade é o Lyoto. Como faço parte da equipe dele, estou me preparando, sou faixa-marrom de Jiu-Jitsu, treino Caratê e me preparo para uma oportunidade, mas isso depende de vários fatores. Tem que ser fora de época de luta do Lyoto. O meu pai é quem coordena a parte do treino, mas sou eu quem puxa o treino. Isso compromete a minha entrada. Agora, a prioridade é dele. Se eu tiver uma oportunidade, gostaria de testar as minhas habilidades também.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...