terça-feira, 25 de agosto de 2009

Randy Couture ainda pensa em Fedor e fala como bateria Anderson e Minotauro

Randy Couture enquanto era campeão do UFC

Randy Couture enquanto era campeão do UFC

Nunca botaram muita fé em Randy “The Natural” Couture.

Ele tentou a vida toda ser um atleta olímpico e o máximo que conseguiu foi um lugar como reserva na equipe dos Estados Unidos de luta greco-romana.

Em 1997, quando beirava os 34 anos, Randy topou encarar atletas de outras modalidades de lutas no UFC, maior evento de MMA (Vale Tudo) do planeta.

Em seu terceiro combate enfrentou o então atleta número um do MMA, Vítor Belfort. De novo, ninguém botava fé em Randy, mas ele surrou o brasileiro e caiu nas graças da platéia norte-americana.

Randy ainda passou por inúmeras provações antes de ter seu valor reconhecido pelo UFC. Foi o primeiro atleta a conquistar o cinturão em duas categorias de peso diferentes. E ainda assim, quase sempre é o azarão em suas lutas.

Nas suas últimas quatro aparições, Randy sempre foi a zebra e todas elas valiam cinturão. Ele acabou vencendo duas e perdendo duas, a última delas para Brock Lesnar, atual campeão.

No próximo sábado, Randy (16v e 9d) terá pela frente o baiano Rodrigo Minotauro Nogueira (31v-5d-1e) pelo combate principal do UFC 102.

Os dois atletas perderam suas últimas lutas e não querem se distanciar do campeão Lesnar. O duelo será travado em Portland, EUA.

Em entrevista exclusiva ao blog Mano a Mano feita por telefone, Couture avaliou o duelo contra Minotauro. Voltou a falar em uma luta com o russo Fedor Emilianenko, atleta mais temido entre os pesos-pesados e principal nome do StrikeForce - evento rival do UFC.

Randy disse ainda qual seria a melhor tática para bater Anderson Silva, campeão dos médios (84kg). E lembrou-se de alguns momentos marcantes de sua carreira.

Segue a entrevista:

Blog Mano a Mano - Qual melhor maneira de vencer o Minotauro?
RANDY - O melhor jeito de vencer o Minotauro é lutando em cima, usando o boxe. Ia ser ótimo vencê-lo no chão. Mas sei que é onde ele joga melhor, então será mais prudente levar a luta em pé, já que ele é um finalizador. Eu acho que posso vencer no chão. Mas tem boa chance dessa luta correr em pé.

Se essa luta tivesse sido marcada alguns anos atrás você estaria mais bem preparado do que agora?
Não. Acho que estou numa das melhores fases da minha vida. Estou me sentido bem, tenho muita experiência e estou pronto para essa luta. Se o combate tivesse sido marcado anos atrás não seria melhor pra mim. Estou me preparando para o melhor Minotauro que poderá subir no octógono. Sem levar em conta o último desempenho dele.

Alguém do UFC te disse que se você vencer o Minotauro terá uma nova chance de brigar pelo título?
Ninguém me disse nada ainda. Mas isso não importa muito. Estou aqui para competir e não por causa do cinturão. Quero lutar contra os melhores. Se o cinturão estiver envolvido, melhor ainda. Mas eu nunca tive como objetivo conquistar o cinturão, meu objetivo sempre foi o de competir.

É ruim par o MMA ter um campeão polêmico e inexperiente como Brock Lesnar?
Brock é o campeão, o fato é esse. Ele ganhou e tá lá no posto mais alto. Ele teve os desafios dele e venceu, então não importa se ele é a melhor pessoa pra representar o esporte já que o cinturão tá com ele. Espero que ele não se comporte como um babaca e tenha uma postura adequada para um campeão.

Se Fedor e Lesnar se enfrentassem hoje, em quem você apostaria?
Eu acho que o Brock tem muita força e daria muito trabalho para o Fedor, mas o Fedor tem mais experiência e técnica. Acho que o Fedor venceria a luta.

Você ficou surpreso com a surra aplicada em Forrest pelo Anderson Silva?
Eu achava que a luta seria bem mais longa e que Forrest tinha uma chance de ganhar. Sem dúvida, a maneira como a luta se desenrolou me surpreendeu. O Anderson fez uma apresentação impecável.

Como está o Forrest? Alguma lesão?
Ele já tá de volta à nossa academia e está treinando. Ele está bem. Fisicamente ele está bem e sem lesões.

Como você faria para vencer o Anderson?
Acho que a melhor maneira de bater o Anderson ia ser encurtando o jogo e pressionando ele o tempo todo contra a grade e no solo. Seria uma maneira de anular o jogo dele em pé e de poder atingi-lo com golpes. Ia ter que ficar o tempo todo em cima, sem dar espaço, pressionando o tempo todo, tentando mantê-lo encurralado, sem sair do canto e desferindo golpes.

Mais ou menos a mesma tática que você usou para bater o Vítor Blefort?
É, uma tática parecida com a que usei contra o Vítor.

Se tivesse só mais uma luta na carreira, contra quem seria?
Eu gostaria de lutar contra o Fedor, que é uma luta que eu já cogitei. Acho que eu e o Fedor faríamos uma grande luta.

Você ficou frustrado quando Fedor assinou com o StrikeForce?
Não. Eu entendi as razões para o Fedor assinar com o StrikeForce. Acho que ele fez o que achava melhor pra carreira dele.

Quem são os atletas brasileiros que você mais gosta de ver lutar?
O Vítor Belfort é um dos que mais gosto. Ele às vezes treina na nossa academia. Acho-o um dos melhores. Mas há outros, como o próprio Minotauro. Eu aprendi o estrangulamento chamado “anaconda” assistindo as lutas dele. Gosto do Anderson, é um lutador notável. O Wanderlei Silva eu também gosto de ver lutar. Há muitos brasileiros que eu gosto do estilo.

Anderson ou Fedor, qual dos dois merece ser eleito o melhor lutador do mundo?
Eu acho que ambos merecem ser considerados dois dos melhores do mundo. Mas o Anderson, por ter competido contra atletas mais gabaritados, merece mais o título de melhor entre todas as categorias de peso. O Fedor se isolou um pouco nos últimos tempos e deixou de ser provado tanto quanto o Anderson foi.

Como você vê a luta entre Mirko Cro Cop e Júnior Cigano?
Estou tenteando lembrar das lutas do Cigano (pausa pra pensar). Acho que o Cro Cop tem boas armas em pé. Tem que se preocupar sempre com ele em pé. O melhor para o Cigano seria jogar no solo batendo por cima, assim ele teria mais chances de ganhar. Mas é uma luta difícil de prever.

Como você se sente quando vê o Dana White fazendo campanha para aposentar o Chuck Liddell, um atleta bem mais novo do que você? Por que ele não demonstra a mesma preocupação contigo?
Acho que o problema foi que o Chuck perdeu três lutas na sequencia e o Dana se importa demais com o Chuck para vê-lo perder lutas que ele sabe que o Chuck poderia vencer. E também o jeito como as lutas do Chuck se desenrolaram, por terem acabado em nocaute, isso aborreceu o Dana. Mas eu sinto pena do Chuck. Ele que sabe das condições dele e devia lutar até quando achar que chegou a hora de parar. A decisão é dele.

Qual foi o momento mais triste da sua carreira?
O pior momento foi quando pedi para o Chuck, na nossa terceira luta. Depois que sofri aquele nocaute. Logo depois daquilo eu pensei em me aposentar. Foi a hora mais triste.

E o mais feliz?
Quando retornei ao octógono depois da aposentadoria para lutar pelo cinturão contra o Tim Sylvia e ganhei o título de novo. Eu estava parado, muita gente não acreditava em mim e ainda assim dei a volta por cima.

Quem são as maiores lendas do MMA?
Têm vários que ajudaram a construir a imagem desse esporte e a erguer o MMA. Os irmãos Shamrock, Frank e Ken, cada um no seu tempo. Royce Gracie, Minotauro, os lutadores de wrestiling, como o Mark Coleman (tempo pra pensar). São muitos…

Você visitou o Brasil recentemente, o que achou? Aproveite e deixe um recado para os fãs.
Queria dizer que pela primeira vez passei férias no Brasil e gostei muito do povo, do clima, da cidade. Espero voltar ai em breve, que é um lugar onde me senti muito bem e onde aproveitei bastante o meu tempo. Abraço e a todos.

Um comentário:

warn! disse...

Personalidade, respeito, experiencia e sabedoria!!! O cara é foda! Ensina um pouco p Tito (palhaço) Ortiz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...