terça-feira, 25 de agosto de 2009

Recuperado de sua maior derrota, Minotauro foca volta ao topo e título do UFC

Jorge Corrêa
Em São Paulo
Quem assistiu ao UFC 92 em dezembro do ano passado dificilmente reconheceu Antônio Rodrigo Nogueira no octagon. Mundialmente conhecido como Minotauro, o brasileiro foi amplamente dominado por Frank Mir e acabou sendo nocauteado pela primeira vez na carreira, na que ele próprio considerou sua pior derrota. Mas agora, volta ao principal evento de vale-tudo do mundo para provar que ainda pode disputar o cinturão dos pesados.

RODRIGO MINOTAURO NO UFC
Divulgação/UFC
Em sua primeira luta no UFC, Minotauro venceu Heath Herring na 73ª edição
Divulgação/UOL
Em sua volta ao octagon no UFC 81, venceu Tim Sylvia com uma guilhotina...
Divulgação/UFC
...e conquistou o cinturão interino dos pesos pesados da competição de vale-tudo
Divulgação/UFC
Mas em sua última luta, foi nocauteado pela primeira vez na carreira por Frank Mir
TITO ORTIZ X COLEMAN NO UFC 106
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE LUTAS
"Minha preparação não tinha sido boa, não tinha treinado muito, estava acima do peso e sem confiança. Agora estou muito melhor fisicamente", disse Minotauro ao UOL Esporte antes de enfrentar a lenda do UFC Randy Couture neste sábado, em Portland, na luta principal 102ª edição do torneio.

Lutador profissional de MMA desde 1999, Rodrigo Minotauro fez história na modalidade nos ringues japoneses do extinto Pride. Lá, conquistou o título dos pesos pesados, venceu grandes nomes do vale-tudo como Mark Coleman, Heath Herring, Dan Henderson, Mirko Cro Cop e Josh Barnett, mas também perdeu por duas vezes para o russo Fedor Emelianenko.

Agora, aos 33 anos de idade, o lutador baiano foca voltar ao topo o MMA e do UFC para tentar disputar o cinturão dos pesados do torneio, chance que desperdiçou ao ser derrotado por Frank Mir. "A intenção é vencer essa luta para me posicionar bem na disputa pelo título. Quero estar 100% na tentativa de ser campeão", afirmou.

Em entrevista ao UOL Esporte, Minotauro também falou sobre sua preparação para enfrentar Randy Couture, sobre os problemas que passou antes da luta contra Mir e da possibilidade de ver seus dois amigos Lyoto Machida e Anderson Silva frente a frente no octagon do UFC.

UOL Esporte - Você se apresentou bem abaixo do esperado em seu último combate. Qual foram os problemas que você passou antes de lutar contra o Mir?
Minotauro - Agora chego bem mais em forma para essa luta. Antes do Mir, vinha de uma lesão nas costelas, depois tive uma infecção no braço, fiquei alguns dias internado, sofri uma lesão no joelho. Com tudo isso, não consegui chegar bem. Minha preparação não tinha sido boa, não tinha treinado muito, estava acima do peso e sem confiança. Agora estou muito melhor fisicamente.

Como foi sua preparação para essa luta?
Está todo mundo aqui na Califórnia há mais de dois meses para fazer uma preparação bem completa. Treinei bastante wrestling, pois vou enfrentar um cara que domina muito bem essa técnica. Tive sparrings muito fortes e fiz um trabalho que me ajudou a chegar bem para essa luta.

Então você espera que a luta seja mais no chão?
Tenho de me precaver de todas as formas, por isso treinei com sparrings de todas as modalidades. O Anderson [Silva, campeão dos médios do UFC] estava aqui para meu trabalho de trocação Vários wrestlers de estilo norte-americano também me ajudaram. Me preparei para um jogo de quedas também.

Você acredita que pode voltar a disputar o cinturão dos pesados em breve?
Não consigo pensar em outra coisa que não seja voltar a disputar o cinturão. A intenção é vencer essa luta para me posicionar bem na disputa pelo título. Quero estar 100% na tentativa de ser campeão.

E vendo a vitória do Brock Lesnar na disputa do título dos pesados no UFC 100, onde você acha que o Frank Mir errou?
Acho o Mir um cara habilidoso, mas ele se posicionou muito mal no chão. O Brock conseguiu colocar o peso em cima dele. A cabeça do Mir ficou livre e os socos entraram limpos desde o começo. Acredito que se ele se posicionasse melhor não teria tomado aquele castigo.

Você concorda com os críticos que reclamam da falta de renovação entre os pesos pesados do UFC?
Concordo em partes. É complicado achar bons pesos pesados. Isso acontece no boxe também. Dificilmente aparecem tantos lutadores de grande estatura e com habilidade. Com isso, quando surge alguém um pouco melhor, domina a categoria, fica difícil de mudar uma hegemonia. Nos médios, por exemplo, existem mais lutadores com aquela estrutura.

Como você vê a possibilidade da luta entre Lyoto Machida e Anderson Silva que o Dana White [presidente do UFC] tanto quer promover?
Eles são os melhores das suas categorias. O Lyoto despontou mais por agora, o Anderson está no topo há mais tempo. Mas os dois estão brilhando muito e o público pede esse tipo de luta. Eu não gostaria de ver os dois frente a frente. Eles são meus amigos, são amigos entre eles, eu treino com o Anderson... Também acho que eles não gostariam de se enfrentar.

Você acredita que o Lyoto poderia lutar entre pesados no UFC, até por ele já ter participado dessa categoria no início da carreira?
Ele tem estrutura e estilo para lutar contra qualquer um do pesado. Como a luta dele é de menos contato, não tem muito corpo a corpo, ele conseguiria sem problemas.

Um comentário:

warn! disse...

Força Baiano!!! Só naum esquece de levantar um pouco mais a guarda e tomar menos golpes p colocar melhor em prática o nosso J-J.
Ass. Waldir Bustamante..........warn!

hehehehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...