quarta-feira, 17 de junho de 2009

Deep – A fábrica de talentos

Deep

Alan Silva – Brasil Combate

O Japão está entre os três maiores pólos de MMA do mundo no que se refere a lutadores e organizações. Cada local tem sua peculiaridade devido a sua cultura. Em relação aos eventos, duas já são notadas logo de cara, apesar de serem insignificantes: os nomes dos médios e grandes eventos japoneses geralmente são em caixa alta e também não costumam formar siglas como os eventos americanos.

O DEEP nasceu em 2001 das mãos do Shigeru Saeki, em Nagoya. No começo as categorias mais leves eram as mais privilegiadas mas hoje em dia todas as categorias do MMA têm lutas na organização. Em 2008 foi anunciado um acordo com o evento ZST. Tudo começou como um convênio entre ambas promoções e no futuro as duas organizações podem até se juntar.

O Deep era considerado um celeiro do PRIDE. Alguns lutadores passavam primeiro pelo o evento do Saeki para conseguirem chegar à maior organização do mundo. Com o fim do PRIDE muitos esperavam que o Deep conseguisse ocupar a lacuna deixada, mas não foi isso que aconteceu. A impressão deixada foi a de que Sakakibara e sua turma bancavam o Deep e quando a fonte secou, todos eventos foram atingidos.

O Deep começou como um evento de médio para grande porte. Sua estréia contou com bons nomes do MMA e prováveis revelações, como foi o caso de Paulo Filho, o Paulão. Mas com o passar do tempo o evento decaiu e se tornou grande vitrine para lutadores freaks. Com a queda de qualidade das lutas ocorreu um processo inusitado: a cada ano o número de eventos aumenta. Em oito anos de vida já foram realizados 101 eventos e só no ano de 2008 foram 27 shows, mais de dois por mês.

Visando cada vez mais ser referência no esporte de luta, o Deep criou duas outras organizações DEEP X (voltada apenas para o submission) e o DEEP Kick (voltado para trocação, no estilo K-1) mas algumas bizarrices ainda acontecem por lá, como o famoso GP Megaton (Super pesados).

O Deep talvez seja o recordista de mais lutas em um único evento, isso aconteceu no DEEP “Future King Tournament” de 2005. No dia do Natal o público foi agraciado com 36 lutas. Nenhum top lutou, porém, menos mal, apenas sete lutas foram para a decisão.

Atualmente os campeões da organização são:

Kawaguti Yuusuke – GP do Megaton

Nakanishi Hirokazu – GP dos médios

Ikemoto Makoto – Campeão dos médios

Kikuno Katsunori – Campeão dos leves

Dokonjonosuke Mishima – Campeão dos penas

Imanari Masakazu – Campeão dos galos

Miku – Campeão feminina dos leves

Satoko Shinashi – Campeã do GP de penas

Graças ao Deep dois grandes lutadores surgiram para o mundo do MMA: o brasileiro Rodrigo Minotouro e o japonês Shinya Aoki.

O Deep é um evento que é voltado para o público local, mas é comum ver sul-coreanos, americanos, mexicanos e brasileiros atuarem lá. Vários nomes conhecidos já passaram pelo evento: Ryo Chonan, Yuki Kondo, Dos Caras Jr., Ikuhisa Minowa, LaVerne Clark, Akihiro Gono, Sanae Kikuta, Kiyoshi Tamura, Tsuyoshi Kohsaka, Hayato Sakurai, Dave Menne, Daisuke Nakamura, Robert Emerson, Kazunori Yokota, Kazuo Misaki, Din Thomas, Dong Hyun Kim, Don Frye e Riki Fukuda.

Alguns brasileiros que já passaram por lá: Bustamante, Gustavo Ximu, João Roque, Paulo Filho, Royler Gracie, Marcelo Tigre, Jorge Patino Macaco, Ana Michelle Tavares, Gleison Tibau, Roan Jucão, Pé de Chumbo, Geovani Pereira, Ricardo Libório e Fabrício Monteiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...