quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Anderson Silva é um dos 20 maiores da década segundo o yahoo!

Por André Carbone e Rafa Santos, da Redação Yahoo! Brasil

Um salto tem comparação com uma corrida, com uma pedalada ou com uma raquetada? Não, mas mesmo assim a equipe do Yahoo! Brasil decidiu juntar tudo em um barco só. Listamos os 20 atletas que fizeram história na década de 2000 (ou seja, de 2001 a 2010). Decidimos não colocar jogadores de futebol para não darmos margem a uma possível monopolização por parte deles (o futebol tem um Top 10 separado), em função da paixão do povo brasileiro, no qual nos incluímos.

Esses homens e mulheres que estão nas linhas abaixo estarão para sempre na história de seus esportes. Foram recordes, medalhas, troféus e muito suor nestes últimos dez anos. Leia, veja e comente (de preferência com educação)! Esquecemos de alguém?

Michael Phelps

O americano supera a década e é simplesmente o maior nadador da história. Com 19 anos, a expectativa já era de que ele batesse o recorde de Mark Spitz de medalhas de ouro em uma única Olimpíada. No entanto, em Atenas-04, ele ficou com 'apenas' seis de ouro (uma abaixo do recorde) e duas de bronze. Em Pequim-08, ele provou seu valor: 8 medalhas de ouro. Irrepreensível. Seu melhor estilo é o borboleta, mas gênios não têm preferência. Com vários ouros e recordes em provas livres e medleys, ele provou sua versatilidade, a razão de ser o maior de seu esporte.

Foto: Getty Images

Usain Bolt

O corredor jamaicano é o mais rápido do mundo hoje e consequentemente da década. Até aí nada demais, já que se sabe que recordes de 100m e 200m serão quebrados com o tempo. O que impressiona em Usain Bolt é justamente ser o mais rápido sem o biotipo ideal para isso. Seus concorrentes são mais fortes fisicamente, e o alto jamaicano sempre é um dos piores da largada. No entanto, mesmo na curta distância dos 100m, ele se recupera e termina bem à frente dos demais, com direito a uma desaceleração no fim. A festa fica mais fantástica com sua dança característica. Um showman, com 24 anos e uma década de vitórias pela frente.

Yelena Isinbayeva

Linda, carismática e quase imbatível. Assim a russa Isinbayeva conquistou o ouro no salto com vara nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008. Com 1,74m de altura, ela foi a primeira mulher a realizar o salto com vara acima dos cinco metros. Seu recorde atual é de 5,05m. Isso seria um detalhe, se não tivesse sido seu vigésimo sétimo recorde mundial. Em 2004, 2005 e 2008 foi eleita a atleta do ano pela Federação Internacional de Atletismo. Ela ficou conhecida no Brasil pela luta de Fabiana Murer em batê-la. Infelizmente para Murer e os brasileiros, quando Isinbayeva compete sem lesões, a briga é pela medalha de prata.

Foto: Getty Images

Lance Armstrong

A história esportiva deste ciclista americano começa na década de 1990, quando teve diagnosticado um câncer no testículo. Ele não só sobreviveu como se tornou um dos melhores atletas de todos os tempos. Ele venceu a Volta da França, a mais tradicional prova do ciclismo, sete vezes consecutivas, de 1999 a 2005, quando decidiu se aposentar. Em 2009, ele resolveu voltar a pedalar e conseguiu um terceiro lugar na mesma competição, o que levantou várias suspeitas de doping, não comprovadas. Ele quer parar de vez em 2011, mas com Lance não se brinca!

César Cielo

O nadador mais vitorioso da história do Brasil e atualmente o mais rápido do mundo. 'Cesão', como é conhecido, especializou-se em provas rápidas e se tornou profissional na Universidade de Auburn, nos EUA, onde treina desde 2005. Em Pequim-08, ele levou a medalha de ouro nos 50m livre e a de bronze nos 100m. No ano seguinte, Cielo venceu as duas provas no Mundial em Roma. Para fechar a década com chave de ouro, ele venceu novamente as duas provas em piscina curta, no Mundial de Dubai, neste mês. Pode-se dizer que Cesão 'unificou' os títulos de piscinas curta e longa. Prestes a completar 24 anos, muitas glórias ainda o esperam na próxima década.

Robert Scheidt

Se não fosse por Robert Scheidt, provavelmente as provas de iatismo passariam totalmente despercebidas pelos brasileiros. Em evidência desde a década de 1990, ele merece entrar na lista porque continuou vencendo nesta década e mesmo depois de mudar de categoria. Foi bicampeão olímpico (uma medalha de prata) e octacampeão mundial na classe Laser, quando decidiu mudar para a classe Star, em 2005. Na nova empreitada, foi campeão mundial em 2007 e ganhou a prata nos jogos de Pequim-08.

Foto: Getty Images

Kelly Slater

Na década de 1990, ele já era o melhor surfista da história com seis títulos mundiais (1992 e de 1994 a 1998). Quando todos imaginavam que o tempo do americano Kelly Slater já tinha passado, ele voltou para vencer mais quatro títulos mundiais nesta década, em 2005, 2006, 2008 e 2010. Com 38 anos, ele foi o surfista mais velho a conquistar o mundo. Detalhe: em 1992, com 20 anos, ele havia sido o mais novo a realizar o feito. Fenomenal.

Foto: Getty Images

Roger Federer

Os menos saudosistas acham Roger Federer o maior tenista da história. Preferências à parte, o suíço é o mais vencedor de todos os tempos. Foram 16 títulos de Grand Slam em 22 finais, tudo nesta década. Incrivelmente completo, Federer teria ganho mais vezes no saibro de Roland Garros se não fosse a concorrência de Rafael Nadal, o rei daquela superfície. O ex-tenista e legenda Jimmy Connors resumiu tudo a Federer: "Em uma era de especialistas, você é especialista em saibro, especialista em grama e especialista em piso duro... Você é Roger Federer".

Rafael Nadal

Estar em uma era que joga Roger Federer só fez de Nadal um tenista melhor. Neste fim de década, o espanhol termina como melhor tenista do mundo. Com 24 anos, já venceu todos os Grand Slams nove vezes no total. Especialista em saibro, venceu cinco vezes em Roland Garros. Canhoto e com golpes fortíssimos, Nadal não mostra a classe de Federer, mas sim uma vontade e uma técnica fora do comum, que o credenciam como maior algoz do suíço. Além do circuito normal, Nadal também conquistou uma medalha de ouro de simples em Pequim-08 e três Copas Davis pela Espanha. Fora de série, pode ser mais vencedor do que Federer contando a próxima década.

Michael Schumacher

O maior vencedor da história da Fórmula 1 com sete campeonatos mundiais, sendo os últimos quatro nesta década. Schumi abusou das trapaças e por isso sempre será controvertido, mas seu talento não se discute. O alemão se aposentou no fim de 2006, mas resolveu voltar às pistas em 2010, com 41 anos. Diferentemente dos tempos da Ferrari, quando Schumacher tinha um dos melhores carros (muitas vezes o melhor), a Mercedes e o piloto não fizeram uma boa temporada, sem vitórias. No entanto, Schumacher não precisa fazer mais nada para estar na história da principal categoria do automobilismo.

Fernando Alonso

Apesar da Fórmula 1 circular em um universo paralelo em relação a outros esportes, Fernando Alonso pode ser apontado como um dos grandes representantes da geração dourada de esportistas espanhois. O piloto foi bicampeão do mundo pela Renault em 2005 e 2006 e quase repetiu a dose neste ano pela Ferrari.

Kobe Bryant

O astro do Los Angeles Lakers conquistou nada menos que quatro títulos da NBA na década. Além disso, Kobe Bryant também conquistou a medalha de ouro na Olímpiada de Pequim em 2008. Bryant ainda comandou brilhantemente o Lakers nas finais da NBA 2009/2010 ao bater em sete jogos o Boston Celtics.

Giba

Um verdadeiro símbolo de uma das mais vitoriosas gerações do voleibol brasileiro. Além dos títulos pela seleção, Giba já se acostumou a ganhar prêmios individuais. Ele foi o melhor jogador de três Ligas Mundiais, de um Mundial e de uma Olimpíada.

Anderson Silva

O lutador brasileiro é simplesmente o melhor lutador entre todos as categorias de um dos esportes que mais cresce no mundo. Neste ano, quase teve seu reinado ameaçado pelo norte-americano Chael Sonnen, mas conseguiu reverter a situação e manter o cinturão. Até aí tudo bem, mas pouco tempo depois o Sonnen foi flagrado no teste antidopping e o brasileiro relevou que havia lutado com uma lesão na costela. E venceu mesmo assim.

Tiger Woods

Apesar de se tornar conhecido de boa parte do público brasileiro por conta dos escandâlos sexuais em que se envolveu, Tiger Woods é simplesmente um dos maiores golfistas de todos os tempos. Além disso, Tiger também é um fenômeno financeiro. É o primeiro atleta a arrecadar US$ 1 bilhão.

Valentino Rossi

Um dos maiores motociclistas de todos os tempos. Nesta década, Valentino Rossi venceu “apenas” seis mundiais na Moto GP. E por conta desses impressionantes resultados, o italiano tem espaço merecido entre os maiores do esporte da década.

Marta

Muitos títulos e a impressionante marca de quatro vezes ser considerada a melhor jogadora do mundo. Isso tudo é muito importante, mas o que faz de marca grande é o seu talento em campo, a impressionante visão de jogo e a habilidade rara.

Serena Williams

A norte-americana é uma das poucas tenistas a conseguir vencer os quatro Grand Slans, todos eles conquistados na última década. Ao todo, Serena Williams venceu nada menos que nove torneios Grand Slans, além de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney (2008) e Pequim (2008).

Shaquille O’Neal

Um dos maiores jogadores de basquete da história, Shaq foi eleito para o time ideal da NBA oito vezes, sete delas nos últimos dez anos. Além disso, foi quatro vezes campeão da NBA, todas nesta década.

Maurren Maggi

Um dos maiores nomes do atletismo feminino do Brasil, Maurren Maggi foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008. Ela também terminou duas vezes o ano como a número um do mundo no salto em distância. Uma delas em 2003.

http://br.esportes.yahoo.com/colunas/top-20-maiores-atletas-da-dcada-esportes-1106.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...