terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Retrospectiva: de Werdum à volta do UFC ao Brasil, relembre os grandes momentos do MMA em 2010

por João Victor Mekitarian, redator do ESPN.com.br

No ano da realização de uma inédita Copa do Mundo na África do Sul, não foram apenas os apaixonados por futebol que passaram por fortes emoções em 2010. De janeiro a dezembro, os fãs de MMA (Mixed Martial Arts) se empolgaram com grandes eventos, notícias e feitos históricos que marcaram o crescimento do esporte no mundo em proporções inimagináveis.

Com 2010 muito próximo do fim, o ESPN.com.br faz uma retrospectiva sobre o que de melhor aconteceu no ano nos mais variados esportes. São, ao todo, 13 especiais que resumem as conquistas, as bizarrices, os fracassos, as polêmicas, enfim, tudo que agitou a Copa do Mundo, o futebol nacional e internacional, os esportes olímpicos, o basquete, o tênis, o ano em branco do trio de ferro paulista e até o pôquer.

E, como já estamos 'abrindo a porta' para 2011, nada é mais gostoso do que fazer uma retrospectiva dos principais momentos do MMA nestes doze meses de 2010. A equipe do ESPN.com.br seleciona aqui alguns deles para lembrarmos e debatermos, sem nenhuma pretensão de eleger quantos e quais são os fatos memoráveis. Vamos lá:

A queda de um mito

No dia 26 de junho, entrava no octógono, em edição do Strikeforce, a lenda russa Fedor Emelianenko. Com ele, um cartel de 32 vitórias e apenas uma derrota, além do status de "melhor lutador da história do MMA".

Seu adversário era o brasileiro Fabrício Werdum, que sonhava em voltar aos seus dias de glória. Qualquer resultado diferente de um nocaute a favor de Fedor seria considerado uma grande surpresa. Mas a "zebra" foi ainda maior.

Consciente da desvantagem que levava na luta em pé, "Vai Cavalo" aplicou uma estratégia perfeita para levar o combate ao chão e, em menos de 2 minutos no 1º round, usou de seu jiu-jitsu para conseguir um triângulo indefensável e, assim, chocar os amantes do esporte no mundo inteiro. Vale a pena rever.



Maior competição do MMA retorna ao seu berço

Com lotação máxima em quase todos os eventos e batendo recordes de pay-per-view frequentemente, não há dúvida de que o Ultimate Fighting Championship é a maior competição de MMA na atualidade. O torneio teve sua primeira edição em novembro de 1993 e, nas palavras do presidente Dana White, "o MMA e o UFC foram criados pela família Gracie, especialmente pelo trabalho de Royce".

Nada mais justo, portanto, que o UFC retornasse ao Brasil. Em coletiva realizada no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, poucos dias atrás, Dana White confirmou a realização do UFC Rio para o dia 27 de agosto de 2011 e prometeu um card "espetacular". Certamente, mais um grande sucesso de vendas está a caminho.

Fusão com o WEC traz novos campeões ao UFC

O World Extreme Cagefighting (WEC) foi comprado há alguns anos pela Zuffa, a mesma empresa que dirige o UFC, e logo chegou ao posto de principal evento de pesos leves do mundo. Nomes como José Aldo, Urijah Faber, Miguel Torres, Dominick Cruz e Mike Brown foram alguns dos responsáveis pelo grande crescimento do show.

No fim do mês de outubro, a fusão entre WEC e UFC foi oficializada por Dana White e o Ultimate passou a ter duas novas categorias: pena e galo, com Aldo e Cruz assumindo os cinturões, respectivamente.

Se alguém ainda não apontava o UFC como a maior competição de Mixed Martial Arts do mundo, mudou de ideia após este anúncio.

Matrix na despedida do WEC

Na última quarta-feira, dia 16 de dezembro, foi realizada a última edição do World Extreme Cagefighting em Glendale, Arizona. Entre as principais lutas da noite, Anthony Pettis x Ben Henderson definiria o futuro desafiante do vencedor de Frankie Edgar x Gray Maynard pelo cinturão dos leves do UFC.

Apontado como "zebra" no combate, Anthony "Showtime" Pettis explicou a razão de seu apelido abalando Henderson no quinto round com um chute semelhante aos encontrados nos filmes "Matrix", da Warner Bros. Brincadeiras ao lado, reveja quantas vezes quiser.



O coração de um grande guerreiro

Invicto no UFC, recordita em defesas de título e considerado por muitos o melhor lutador de MMA peso-por-peso da atualidade. Desta maneira, o brasileiro Anderson Silva subiu no octógono da Oracle Arena em Oakland, no dia 7 de agosto, para enfrentar o desafiante da vez, Chael Sonnen.

O que se viu nos primeiros 23 minutos de combate, porém, foi um inesperado massacre do atleta norte-americano, que usou de seu wrestling para castigar o campeão no chão. Tudo apontava para mais uma grande "zebra" no esporte em 2010. Ou melhor, quase tudo.

A pouco menos de dois minutos do final, o exausto Anderson Silva encaixou um triângulo e perfeito que, unido a uma chave-de-braço, fez o adversário falastrão desistir. "Lutei com uma costela quebrada", disse Spider após a luta. Sonnen saiu de cabeça baixa e foi flagrado no exame antidoping por uso irregular de testosterona. O que valoriza ainda mais a vitória do guerreiro brasileiro.

O fim do reinado de um verdadeiro prodígio

Após os massacres sobre Sean Sherk, Kenny Florian e Diego Sanchez, poucos acreditavam que Frankie Edgar fosse capaz de tomar a coroa de BJ Penn entre os leves do UFC. O primeiro duelo entre os dois lutadores em 2010 ocorreu na inédita edição do evento em Abu Dahbi, no mês de abril.

Rápido, com boxe preciso e esbanjando disposição, Edgar surpreendeu os fãs de MMA controlando o combate e tirando o cinturão do havaiano por decisão unânime dos jurados. BJ parabenizou o adversário, mas afirmou que uma infecção prejudicou seu desempenho, e uma revanche imediata foi acertada.

UFC 118, Boston, 28 de agosto. De forma ainda mais contundente desta vez, Frankie Edgar conquistou nova vitória por decisão unânime dos jurados e colocou um ponto final no reinado do "Prodígio", único lutador a ser campeão dos leves e meio-médios ao mesmo tempo na história da competição.

De Manaus, surge um novo fenômeno no esporte

No dia 1º de junho de 2008, uma nova promessa da academia Nova União fez sua estreia no World Extreme Cagefighting (WEC) diante do brasileiro Alexandre Nogueira. Apresentando um Muay Thai afiado, José Aldo Júnior arrasou seu adversário e, assim, mostrou suas credenciais no torneio.

Na sequência, mais quatro triunfos (todos por nocaute) consecutivos e, finalmente, uma luta pelo cinturão contra o temido Mike Brown. Com chutes devastadores, Aldo sobrou no octógono de Las Vegas e bateu o norte-americano para ficar com o título dos penas.

Urijah Faber e Manny Gamburyan também foram vítimas do apurado striking do brasileiro, que passou a ser considerado por analistas do MMA como um dos quatro melhores lutadores peso-por-peso do mundo. Após a fusão entre WEC e UFC, José Aldo tornou-se um dos campeões da maior competição do mundo no esporte. O vídeo abaixo mostra o porquê.



Cain assume a coroa entre os peso-pesados

Ex-atleta do Minnesota Vikings (equipe de futebol americano profissional da NFL), um gigante de 1,91m e mais de 120kg apareceu para assombrar os pesos-pesados do UFC em 2008. Após uma derrota na estreia para Frank Mir, Brock Lesnar aprendeu a tomar conta do octógono e chegou rapidamente ao título da categoria ao vencer a lenda Randy Couture por nocaute técnico, em novembro daquele ano.

Lesnar defendeu com sucesso seu cinturão em duas oportunidades, atropelando o até então algoz Frank Mir e finalizando o poderoso wrestler Shane Carwin. Na terceira, porém, o "urso americano" caiu para uma das maiores promessas do MMA na atualidade, Cain Velasquez.

Impulsionado por um nocaute sobre o brasileiro Rodrigo "Minotauro" Nogueira e um cartel perfeito após oito combates, Velasquez nocauteou Lesnar na Arena Honda Center, no dia 23 de outubro de 2010, e assumiu com justiça a coroa. Seu primeiro desafiante será Júnior dos Santos, na edição 129 do UFC.

Shogun encerra a invencibilidade do Dragão

O mais jovem campeão do Grand Prix do extinto evento japonês Pride, Maurício "Shogun" Rua teve dificuldades para se adaptar ao octógono do UFC, especialmente em função de duas graves lesões no joelho. Derrota para Forrest Griffin na estreia, seguida de uma vitória nada convincente sobre o veterano Mark Coleman.

No dia 18 de abril de 2009, Shogun calou os críticos com um nocaute arrasador sobre Chuck Liddell, mostrando todo o seu talento no Muay Thai e ganhando uma oportunidade de lutar pelo título dos meio-pesados da competição.

A tarefa, contudo, não era nada fácil. O até então dono do cinturão era o também brasileiro Lyoto Machida, invicto na carreira com 15 vitórias. O carateca saiu do Staples Center com um contestado triunfo na decisão dos jurados, e o presidente Dana White marcou uma revanche imediata entre os atletas.

Foi no dia 8 de maio de 2010 em Montreal, Canadá, que Maurício Rua derrubou o perfeito cartel do "Dragão" com um nocaute em menos de quatro minutos de luta e provou ser o verdadeiro campeão da categoria. O talentoso e temido striker estava de volta. O rosto de Lyoto não deixa dúvida.



O homem 'mais forte do mundo' no MMA

Mariusz Pudzianowski foi mais um curioso elemento no MMA em 2010. Diversas vezes campeão da competição que elege o "homem mais forte do mundo", o gigante polonês decidiu se dedicar ao esporte em 2009, e muito se especulava sobre o que esta "rocha humana" seria capaz de fazer.

Após duas vitórias sobre oponentes inexpressivos, Pudzianowski encarou o decadente ex-campeão do UFC Tim Sylvia. Ao sofrer uma fratura na mão esquerda logo no início da luta, Mariusz conheceu sua primeira derrota ao ser nocauteado pelo norte-americano no 2º round.

Recentemente, o polonês bateu Eric Esch (Butterbean) em menos de dois minutos, mas se apresentou frágil, com mais de 20kg a menos de seu peso normal. Muitos analistas acreditam que a enorme massa muscular do lutador prejudica seu condicionamento físico. Bem-vindo ao MMA.

'The Iceman' muito próximo do adeus

Um dos mais temidos lutadores da história do UFC, o ex-campeão Chuck Liddell enfrentou Rich Franklin na luta principal da edição 115 do evento, realizada em junho deste ano, no Canadá.

Desde o início do combate, as duas lendas do MMA partiram para a trocação franca, com Liddell encaixando os melhores golpes. Com a esquiva em dia, o "Ace" safou-se de algumas bombas de Liddell e encaixou um certeiro cruzado de direita nos segundos finais do primeiro round, levando o ex-soberano dos meio-pesados à lona.

Após comemorar a vitória, Franklin revelou que deve ter quebrado um osso de seu braço ao defender um chute do adversário. O "Iceman", por sua vez, pode ter feito sua última aparição no octógono, já que o presidente Dana White prometeu que Liddell não lutaria mais no UFC em caso de nova derrota.

http://espnbrasil.terra.com.br/lutas/noticia/166536_VIDEOS+DE+WERDUM+A+VOLTA+DO+UFC+AO+BRASIL+RELEMBRE+OS+GRANDES+MOMENTOS+DO+MMA+EM+2010

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...