segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Robert Drysdale

Por Eduardo Ferreira

Treinador de Jiu-Jitsu de nomes como Frank Mir, Randy Couture e Forrest Griffin, Robert Drysdale está focado na super luta do ADCC 2009. Esperando bater Roger Gracie no Submission, Drysdale conversou com a TATAME sobre seus treinos, a expectativa para a grande luta e a polêmica com Anderson Silva, que o criticou antes da luta contra Griffin. “Eu não fiquei ofendido nem nada, acho que o Anderson tem tanta gente babando o ovo dele, dizendo que ele é isso e aquilo, que quando alguém fala alguma coisa que não é puxando o saco dele ele se ofende”, alfineta Robert, explicando o que gerou polêmica na entrevista abaixo, além de comentar a luta entre Rodrigo Minotauro e Randy Couture, a próxima luta de Demian Maia no UFC e muito mais.

Como estão as coisas, o treinamento para o ADCC?

Estou fazendo Jiu-Jitsu de manhã, treinando duas vezes por dia. A alimentação está boa, minha dieta está boa, vou ganhar um pouco de peso para lutar com o Roger. Estava com uns 90kg e quero chegar o mais próximo possível de 100kg. Estou comendo, treinando com um preparador físico que veio me dar uma força. Estou concentrado, bem focado, como, durmo e treino. Estou assistindo às lutas do cara, estou bem confiante.

Qual vai ser sua estratégia? Você está treinando no CT do Couture, acha que um bom caminho para vencer o Roger é através das quedas?

Eu não sou muito a favor de mudar a característica do jogo em função de uma luta, não acredito em treinar uma determinada posição em um mês para ganhar do cara, eu acredito no meu jogo. Ele tem posições fortes, eu sou forte, a idéia é anular as posições fortes dele e aproveitar as minhas. Estou preparado para uma luta boa, se for pro chão eu vou, se ficar em pé eu luto em pé, estou treinado para a situação que acontecer, mas é claro que existem situações que eu quero não estar e outras que eu quero chegar. Meu plano de luta não está voltado para um coisa especifica, estou preparado para todas as situações que acontecerem, para não ser surpreendido. O Roger é o cara a ser batido, está na hora de alguém ganhar dele.

Você está contando com a ajuda de quem?

O Demian está aqui e eu tenho uns alunos pesados bons também, Rodrigo Cavaca está chegando semana que vem, o Comprido estava aqui me ajudando. O Forrest (Griffin) e o Frank (Mir) são os meus principais parceiros de treino, os dois são bem pesados, o Forrest pesa 110kg e o Frank, 130kg... Eles treinam legal. Estou muito confiante na luta. De quimono é outra luta e acho que o Roger é melhor de quimono do que sem, e eu sempre fui ao contrário, sempre fui melhor no sem pano, desde a faixa-azul. Eu acho que sou o cara para ganhar dele, tenho a ferramenta para ganhar dele. Estou muito bem de cabeça, treinando há dois anos só pensando nele e, na minha cabeça, vou ganhar.

Como está o Randy Couture para essa luta contra o Minotauro?

Ele é excepcional, muito inteligente, basta passar duas vezes a posição. Ele é muito inteligente para lutar, se adapta muito bem às posições e a diferentes situações. O cara com 46 anos, com um físico impressionante, não cansa, é de outro mundo. A molecada de vinte e poucos anos não consegue acompanhar o ritmo dele. Eu sou fã do Minotauro, mas acho difícil ele ganhar do Randy, pelo estilo de jogo, porque ele não cai por baixo e ali por cima é foda, cara, é complicado, mas o Minotauro é excepcional, vai ser um lutão.

Que estratégia vocês vão usar para a luta?

Prefiro não comentar a estratégia. Gosto muito do Minotauro, mas se tivesse que apostar um dinheiro, eu apostaria no Randy, porque acho que ele tem mais ferramenta para ganhar do Rodrigo. Vejo poucas coisas que o Minotauro possa fazer para ganhar do Randy. Tudo pode acontecer, mas acho que a luta tende para o Couture.

E o Demian, como está a preparação dele para enfrentar o duro Nate Marquardt?

Ele tem uma cabeça excepcional, não se abala, não se intimida, acredita muito no Jiu-Jitsu dele. Não sei se as pessoas se dão conta de que a maior arma que o Demian possuiu é o quanto ele acredita no Jiu-Jitsu dele. Tem caras tão bons quanto ele, mas que não acreditam tanto em si. Ele bota na cabeça que é melhor do que o cara e que uma hora vai cair pro chão, não tem jeito, e quando for pro chão ele vai pegar. Ele tem aquela mentalidade do Jiu-Jitsu das antigas, que se perdeu um pouco... Hoje, o cara do Jiu-Jitsu quer trocar porrada, está na guarda e não quer passar, prefere bater, como um verdadeiro lutador de MMA e não Jiu-Jitsu. O Demian não, cara, ele nunca fugiu da característica do Jiu-Jitsu dele, entra para pegar e dá preferência ao posicionamento, no ground and pound ele prefere tentar passar do que bater. Ele não quer te socar, quer te pegar.

Acho que é uma luta boa para ele pelo seguinte, vai enfrentar um faixa-preta de Jiu-Jitsu que vai lutar o ADCC, é capaz de ele querer dar uma de teimoso e enfrentar o Demian no chão, só que o Demian é melhor do que ele no chão. Já o Nate, ele não vai ter medo de enfrentar o Demian no chão, vai tentar passar, tentar pegar, a característica dele é de pegar, cair pra dentro, então acho que é um estilo de luta excelente para o Demian. Em pé, o Nate leva uma vantagem técnica, mas o Demian está preparado pra sair na porrada também. Se tiver que trocar em pé, ele está afiado também, se a luta ficar em pé não tem problema não.

O Comprido, que é seu amigo, estava treinando o Brock Lesnar e você o Frank Mir... Onde você acha que o Frank Mir errou nessa derrota para o Brock?

Não há nada na luta que tenha me surpreendido, nada que eu diga “não esperávamos isso”. O Brock é um cara muito difícil de se lutar, é aquele cara que você não pode errar, tem cara que você erra na luta e a luta continua, mas um cara que nem o Brock, um erro e você acaba com a luta, e foi o que aconteceu... O Frank deixou ele o empurrar pra grade e eu sabia que ele ia fazer isso, é a estratégia dele. O Frank tinha que ter rodado mais, para trocar em pé com ângulo, sempre cortando o Brock, nunca ficando na frente dele. No chão ele deu uns ”molezinhos” de posicionamento e deixou o monstro controlar... Aquele cara, daquele tamanho, te agarra contra a tela, não tem Jiu-Jitsu que salve e não tem nada que ele pudesse ter feito para sair dali. Ele deveria ter evitado as situações em que ficou preso, no primeiro round, no cem quilos, e no segundo round de quatro.

Você também estava treinando o Forrest Griffin. O que acha que aconteceu para que ele não demonstrasse o desempenho usual contra o Anderson? Você chegou a conversar com ele depois da luta?

Encontrei com ele no domingo aqui em Vegas, está normal, com um sorriso no rosto, ele não se abala assim. Eu acho que esse tipo de luta não é uma boa luta para o Forrest pelo seguinte: o Forrest é um cara que caí pra dentro e o Anderson joga no contra ataque, espera você entrar nele para contra golpear. O Griffin anda pra frente, dá três, quatro passos socando e cai pra dentro, e esse é o estilo que o Anderson gosta de lutar. O Anderson é um striker superior, tem a mão mais afiada e ele não estava muito convicto com a atuação dele e acho que se “emputeceu” aquela hora e saiu do ringue. Mas já está de pé, treinando... Ele é um atleta excepcional... O Anderson é complicado, em pé ele é muito bom.

O UFC te entrevistou e você afirmou que o Forrest finalizaria o Anderson, que depois te chamou de bobão... Você chegou a ver isso, o que achou dessa atitude?

Eu vi. Pra te falar a real? Eu não fiquei ofendido nem nada, acho que o Anderson tem tanta gente babando o ovo dele, dizendo que ele é isso e aquilo, que quando alguém fala alguma coisa que não é puxando o saco dele ele se ofende, e eu não falei nada para ofender ele... Os caras me perguntaram o que iria acontecer se a luta fosse para o chão e eu falei: “o Forrest vai pegar”. Um cara perguntou na sequência se eu poderia apontar alguns erros no jogo do Anderson e eu comentei alguns erros que eu vi em lutas anteriores dele e comentei... Ele talvez tenha achado que eu não estou na posição de criticar ele. Eu simplesmente respondi a uma pergunta e me sinto na posição de comentar o chão. Se eu não posso comentar o chão, não sei quem pode.

Me sinto na posição de comentar, eu treino Jiu-Jitsu a vida inteira, sei do que estou falando, então me sinto na posição de apontar alguns erros, principalmente treinando o Forrest para essa luta. Tive que apontar os erros do Anderson, que se ofendeu sem motivo... Se você analisar o que eu falei, vai ver que não ofendi ele em momento algum, mas ele tomou as dores porque eu não “babei o ovo” dele e disse que o Forrest é melhor do que ele no chão, e eu realmente acredito nisso, cara. Nunca treinei com o Anderson, mas treino com o Forrrest direto e o Forrest é melhor do que ele no chão. O Forrest tem um chão bom, é difícil treinar com ele, já vi campeão mundial faixa-preta treinar com ele e não arrumar nada, não fazer um ponto, nada. É a minha opinião e, como amigo e treinador do Forrest, me sinto a título de dizer isso, principalmente porque me perguntaram, eu não saí falando por aí.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...