sábado, 10 de dezembro de 2011

Quem é ele?

O desafiante do UFC 140, Lyoto Machida.





Machida utiliza um estilo diferenciado de Karatê, apelidado de Karate Machida, que implementa uma posição larga Shotokan e uma estratégia de esquiva. Trata-se de uma ramificação (ou filtro) do amplo estilo Shotokan voltado para Mixed Martial Arts (MMA). Em 23 de maio de 2009, Machida ganhou o cinturão dos meio-pesados do UFC, do até então invicto Rashad Evans, com um nocaute no segundo round. Perdeu na revanche contra o brasileiro Maurício Rua, e tem a chance de reconquistá-lo contra o atual campeão Jon "Bones" Jones no UFC 140 em Toronto,Canadá.

Biografia

Foi o vice no campeonato Brasileiro de Sumô de 2000 na divisão de 115 kg. Já adulto, Lyoto foi bicampeão brasileiro e vice-campeão no Campeonato Sul-americano. Além de seu sumô e realizações de karatê, ele tem um diploma universitário de Educação Física. O irmão de Lyoto,Chinzo Machida foi vice-campeão mundial de Karatê Shotokan (Austrália 2006), perdendo apenas para o número um do ranking o mestre Koji Ogata.

Carreira no MMA

[]K-1

[]UFC

[]A Ascensão

Próxima luta de Machida foi no UFC 84, contra o ex-campeão dos Meio-Pesados do UFC Tito Ortiz no que seria a ultima aparição de Ortiz antes de uma longa disputa com Dana White, que levou Ortiz a ficar mais de um ano fora do UFC. Machida deixou Ortiz completamente frustrado com sua movimentação lateral e com contra-ataques perfeitos, além de evitar todas tentativas de quedas do ex-campeão. No último minuto do primeiro round Ortiz e Machida começaram uma trocação, mas Machida conseguiu acerta um golpe que derrubou Ortiz, Lyoto rapidamente conseguiu uma posição de crucifixo e começou a dar socos no rosto desprotegido de Ortiz. O round terminou antes, da paralisação. Nos segundos finais do terceiro round, Machida acertou uma joelhada voadora no corpo de Ortiz que o derrubou. Machida partiu para terminar a luta, Ortiz tentou um triângulo com estrangulamento antes de fazer a transição para uma tentativa de armlock. Machida conseguiu escapar e ganhar a luta por decisão unânime, e os três juízes marcou a luta 30-27 a seu favor.

[]O Cinturão dos Meio-Pesados do UFC


UFC 104: Machida vs. Shogun

A decisão controvérsa incluiu muitos espectadores, incluindo o presidente do UFC Dana White, o companheiro de Shogun Wanderlei SilvaQuinton JacksonFrank TriggJon JonesRashad Evans e até a lenda, o Capitão América Randy Couture, afirmaram que Shogun havia ganhado a luta. Muitos sites desportivos também alegaram a vitória do Shogun. Nos Estados Unidos, uma revista de nome "CompuStrike" lançou uma matéria logo após o combate, alegando que Shogun desferiu mais do que o dobro de golpes que Machida pontuando muito mais, o que foi rebatido por alguns blog's, comentaristas e telespectadores que fizeram uma contagem dos golpes efetivos de cada um e alegaram que Lyoto tinha sido mais efetivo. Um dos juízes do UFC 104 alegou que Shogun havia ganhado o 4° round da luta após ter dado o round para o Lyoto. Um dos juizes, Cecil Peoples, alegou que a vitória de Lyoto foi justa, pois para avaliar uma luta é preciso buscar vários critérios técnicos, e que na maioria dos critérios Lyoto levou vantagem.


UFC 113: Machida vs. Shogun 2

[]UFC 123: Rampage vs. Machida

Lyoto enfrentou Quinton Jackson no UFC 123, ocorrido no dia 20 de Novembro de 2010. Os dois primeiros rounds foram disputados: Jackson demonstrou cautela e substitui sua conhecida postura agressiva por um ataque mais técnico, incluindo pisões e evitando engajar afobadamente na luta, enquanto Lyoto utilizou-se de sua velocidade e precisão para executar ataques rápidos e certeiros, entretanto com pouco sucesso. No terceiro Lyoto surpreendeu o americano ao encaixar uma sequência, aplicando uma queda, partindo para a posição montada, desferindo alguns socos mas logo visando um Armbar no braço de Jackson. Após a luta, Rampage levantou o braço de Machida reconhecendo que havia sido derrotado. Porém, Bruce Buffer anunciou que dois dos três juízes deram a vitória por decisão dividida para Rampage, o que na hora gerou controvérsias, alguns afirmavam que Lyoto ganhou o 1º e 3º round, outros alegam que um empate seria justo, e outros afirmam que Rampage foi mais agressivo e levou os dois primeiros rounds. Jackson disse que uma revanche seria a melhor coisa para resolver, todavia na pós-conferência Dana White disse que Rampage levou os primeiros rounds e que não haveria uma revanche. Na entrevista pós-luta, Jackson admitiu que aquela havia sido sua luta mais difícil, assim como elogiou a postura e habilidade do brasileiro, alegando seu respeito pelo estilo de Machida. Machida, por sua vez, evitou entrar em polêmicas apesar de achar que tinha ganho a luta.

[]Entrando para a História do MMA: Couture vs Machida

Lyoto teve o privilégio de ser o último lutador a enfrentar o lendário ex-campeão Meio-Pesado, Peso-Pesado, e Hall da Fama do UFC, Randy Couture. Após Randy Couture desafiar publicamente Machida, o UFC atendeu o pedido de Couture e dos fãs de MMA e agendou a luta entre os dois para 30 de Abril de 2011, no Rogers Centre, em TorontoCanadá, no UFC 129. Durante o combate Couture procurou o clinch no primeiro round, porém foi surpreendido por vários contra-ataques de Machida. No início do segundo round Machida acertou um mae tobi geri (chute frontal voador) que nocauteou Couture. Após o combate Machida creditou ter aprendido o golpe com seu pai. Lyoto ainda prestou uma homenagem a Randy, dizendo que desde criança ele queria enfrentar Couture e que era uma honra enfrentar um herói como ele.

Hoje dia 10/12/2011..... Machida vai tentar tirar o cinturão de Jones

[]Vida pessoal

[]Titulos

UFC
  • Melhor Lutador do ano : 2009

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...