domingo, 4 de outubro de 2009

Cigano fala em nocautear Brock Lesnar e diz que Cro Cop e Wanderlei não evoluíram

Cigano acerta Cro Cop

Cigano acerta Cro Cop

Cadê a minha pizza? perguntava Júnior dos Santos “Cigano”, enquanto flexionava os braços para exibir os músculos como se tivesse carregando uma caixa redonda.

Cigano às vezes comporta-se como uma criança. Está sempre de bom humor e fazendo piada com os colegas de equipe. A da pizza para mostrar os músculos foi durante uma brincadeira com a filha do empresário Ed Soares no estacionamento de um restaurante em Los Angeles.

Entretanto, Cigano tem um salvo-conduto. É jovem. Apenas 25 anos de idade. Cinco deles dedicados ao jiu-jitsu. Luta MMA (Vale Tudo) desde 2006. E apesar de ser um “novato” atingiu um patamar que é mais comum a veteranos. Virou estrela do UFC.

Está no topo da categoria peso-pesado depois de uma vitória contundente diante da lenda croata Mirko Filipovic Cro Cop no UFC 103.

Ainda sob efeito da vitória marcante de duas semanas atrás, Cigano conversou com o blog Mano a Mano a propósito dos planos para 2010 e da repercussão do combate contra o croata.

Segundo Cigano, atletas como Cro Cop e Wanderlei Silva não evoluíram depois que deixaram o Pride (organização japonesa de MMA falida em 2006). Por isso se encontram em má fase.

Cigano também desenhou como seria um duelo contra o atual campeão Brock Lensar: “Boxe pra cima dele”, prometeu.

Segue a entrevista desse atleta de Santa Catarina que tem, por ora, nove vitórias e uma derrota no cartel.

Blog Mano a Mano - Achava que venceria o Cro Cop de forma tão contundente?
Eu treinei para lutar contra ele em pé. Eu sabia que podia surpreender ele em pé. Todo mundo quer levar ele para o chão, caminhar para o lado esquerdo dele, não dar espaço para o chute e levar ele para o chão. Essa não era minha intenção. Queria mesmo surpreender e procurar a trocação (de socos e chutes). Graças a Deus minha estratégia funcionou.

Tem críticos que acham que chegou a hora do Cro Cop se aposentar, o que você acha?
O Cro Cop foi a luta mais dura que eu já tive. O Rodrigo (Minotauro) tinha dito pra mim que ele era muito duro e realmente você pode ver que a minha cara saiu bastante machucada dos poucos golpes que ele acertou. Ele acerta forte. Eu tava muito bem treinado e tinha uma estratégia muito certa na cabeça. Eu acho que o Cro Cop é muito bom e não sei se ele deveria se aposentar. Eu sentia na hora do clinch a força dele. Mas dizem que ele já não é a mesma coisa que era no Pride (extinto evento do Japão). Eu acho que o problema dele é que ele ficou um tempo parado e o MMA ta evoluindo muito e ele não acompanhou essa evolução, assim como o Wanderlei Silva (estrela do Pride também). Isso que ta levando o Cro Cop a estar tendo resultados negativos.

Se você e o Cro Cop tivessem se enfrentando em 2006 (auge do croata) e você tivesse o conhecimento de MMA que tem hoje, o resultado da luta seria o mesmo?
Eu acredito que sim. Com o conhecimento que eu tenho hoje o resultado seria o mesmo. Eu estudei as lutas antigas dele e é o mesmo estilo do de hoje. Ele se sente acuado quando alguém caminha pra cima dele. Eu caminhei o tempo todo pra cima e andei no caminho contrário da perna boa (a esquerda) dele, mas não só fugindo dele. Eu caminhei pra cima. Eu abafei ele até a hora que ele se sentiu acuado. Quando ele se sente pressionado ele não consegue soltar o principal chute dele. Eu tomei vário golpes no 1o round, mas impus meu jogo, que era o de acuar ele.

Então você acha que Cro Cop e Wanderlei estagnaram no tempo, não acompanharam a evolução do esporte?
Eles são ótimos lutadores e muito competentes, mas o pessoal que ta vindo, ta querendo o seu espaço e ta com fome. Disseram que eu tava com fome antes da luta e era verdade. Eu tava com fome de vencer e fui bem treinado e preparado pra isso. Se eu perdesse, sabia que faria uma luta dura. Wanderlei e Cro Cop continuam fazendo o que eles faziam de melhor naquela época (do Pride). Eles não evoluíram muito e isso ta dificultando a vida deles.

Quais os planos do UFC para o seu futuro?
Talvez o vencedor de Cain Velasquez vs Ben Rothwell seja meu próximo adversário. Provavelmente será contra o vencedor dessa luta ou então eu não sei. Mas é aquele negócio, não escolho adversários. Vou ficar feliz de lutar contra qualquer um.

Alguém te disse que você lutará contra o vencedor de Velasquez vs Ben ou é um palpite seu?
É um palpite meu já que a luta deles está próxima de acontecer (dia 24 deste mês) e minha foi recente. Mas é só um palpite. Não tem nada em vista ainda.

Este ano você não luta mais, certo?
Eu queria lutar mais uma vez já que fiquei mais de sete meses sem lutar, depois da minha segunda luta no UFC que foi em fevereiro. Se desse queria fazer mais uma até dezembro. Mas não sei, depende do UFC.

Seu nome passou a ser cotado para o cinturão depois da luta contra o Cro Cop. O que você acha disso?
Acho excelente. Isso é o que a gente busca. A gente faz o trabalho todo esperando ver que as pessoas estão reconhecendo o nosso trabalho. Vendo que a gente pode ser um bom adversário para grandes nomes e até contra o campeão. Mas acho que tudo na sua hora. Não tenho pressa de lutar pelo cinturão. To aprendendo bastante ainda. Cada dia aprendo mais. Nunca tinha passado do primeiro round nas minhas lutas e na última lutei quase três rounds completos. Então foi uma experiência muito boa pra mim. Vou sempre fazer meu máximo.

Você prefere aguardar uma disputa de cinturão para dar vez ao Rodrigo Minotauro (parceiro de treinos e tutor)?
O Rodrigo é merecedor. Ele é o maior campeão que o UFC tem hoje. E com certeza merece lutar pelo título. Já provou que a derrota para o Frank Mir foi uma fatalidade. Todo mundo viu que a luta contra o Randy Couture (a última do Minotauro) foi bem mais dura e ele venceu. Uma disputa pelo título viria bem pra ele. Tenho certeza que ele voltará a ser o campeão do UFC. Por enquanto eu não tenho pressa. Gosto de falar que eu serei uma espécie de guardião do Rodrigo. Para lutar com ele tem que passar por mim (risos).

Aceitaria lutar contra o Rodrigo Minotauro se oferecessem a maior bolsa da vida de vocês?
Não. É impossível. Desde o início da minha carreira ele me ajudou, me deu os caminhos das pedras, me ensinou como lutar contra os caras tops. Me colocou em condições de pegar os tops, como o Fabrício Werdum e agora o Cro Cop. Ele é como um irmão. Um cara muito especial na minha vida.

Se te colocarem frente a frente com Brock Lensar (campeão do UFC), qual estratégia seguir para batê-lo?
Boxe pra cima dele. Eu confio muito nas minhas mãos, no meu boxe. O professor Luiz Dórea faz um trabalho que vai além do boxe. Ele me prepara psicologicamente para as lutas. E acredito muito que eu possa nocautear o Lesnar. Nas minhas lutas eu sempre vou procurar o nocaute. O Lesnar é um cara forte, um cara pesado, mas em cima eu sou muito mais rápido e tenho muito mais habilidade do que ele. Tenho condições de me movimentar pra ele não conseguir me derrubar. Ia atrás do nocaute.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...