quarta-feira, 29 de julho de 2009

Daniel Woirin

Um dos maiores lutadores da história do MMA brasileiro, Anderson Silva impressiona pelo Muay Thai afiado. Campeão e recordista de vitórias consecutivas no UFC, o peso médio treina a arte com Daniel Woirin, e está se preparando para mais um desafio no octagon. Em conversa com a TATAME, Woirin comentou os treinos de Anderson para a luta contra Forrest Griffin no UFC 101 e o diferencial do campeão. “A qualquer momento ele pode fazer qualquer coisa, e isso é impressionante. Se você deixar qualquer espaço no solo ou em pé, ele vai usar uma técnica”, elogia o treinador, que falou sobre a época em que treinou Lyoto Machida, sua vinda para o Brasil e muito mais.

Como estão os treinos do Anderson para a luta contra o Forrest Griffin? Quem são os treinadores que estão trabalhando com ele?

O Anderson está muito bem, bem confiante. Na parte de Muay Thai sou eu, o Josuel Distak cuida do MMA, a parte de preparação física é com o Rogerão Camões e o Boxe é com o Cesário.

O que você sentiu de diferente nele para esta luta até 93kg? Como está a motivação dele para esta luta?

Já que não tem a pressão do cinturão e da perda de peso, uma vez que ele se sente bem nesse peso, a motivação já está alta. As pessoas dizem que ele mudou, mas eu não acho que ele tenha mudado, o que mudou foram os adversários. Acho que tem que ser dois (atletas) para fazer uma super luta. O Griffin vai ser uma luta muito movimentada, pela sua característica básica.

É o que o Distak fala de estímulo, né?

Exatamente... O Forrest Griffin vai pra cima, é um lutador de muito impulso, então creio que vai ser uma luta movimentada.

Há quanto tempo você mora no Brasil?

Moro aqui há seis anos.

Você já chegou aqui falando português?

Sim, porque estive no Brasil por um ano e aprendi português na escola.

Você é casado?

Casei, tenho mulher brasileira e filha brasileira.

Então você já é meio carioca, né?

É... Estou muito bem e não quero sair (risos).

Você vem da escola do Muay Thai francês. Como você vê o Muay Thai do Anderson?

O Anderson Silva começou com o Tae-Kwon-Do, então é bem diferente. Ele inclusive muda de base, o que é difícil de ver no Muay Thai. Mas eu acho que o Anderson pegou várias técnicas das modalidades em pé, adaptou os estilos para o MMA. Quando tem que fazer o Muay Thai ele faz, mas na hora da luta é diferente, a postura é outra, mas ele tem vários estilos. Isso é MMA.

O que ele tem de mais forte no Muay Thai? Qual o golpe dele que mais te impressiona?

O que me impressiona mais não é um golpe específico, é a variação que ele tem. Quanto mais coisas variadas você fizer, você vai colocar mais dúvidas na cabeça do adversário... A qualquer momento ele pode fazer qualquer coisa, e isso é impressionante. Se você deixar qualquer espaço no solo ou em pé, ele vai usar uma técnica. Ele não é o tipo de lutador que vai entrar e fazer isso ou aquilo, você nunca sabe. Se você assistir àquela luta em que ele nocauteou o cara com o cotovelo, aquilo é muito difícil de se fazer. Quem vai esperar uma técnica dessas na luta?

Você acha que ele realmente vai se aposentar ou você acredita que virão outras ofertas e ele vai acabar voltando?

Eu não posso falar por ele sobre isso... Quando você está ganhando tudo, tem que continuar motivado. Mas isso eu não sei, é só com ele mesmo.

Vi que você também estava treinando o Jacaré e o André Galvão. Como está a evolução destes atletas do Jiu-Jitsu na tua área?

Eu não treinei o André Galvão para a sua primeira luta no Dream porque estava nos Estados Unidos e tinha a preparação do Anderson, mas eu funciono assim: quem me chama, eu vou treinar. O Ronaldo Jacaré é muito explosivo, o que é uma coisa muito boa, aprende rápido, é campeão mundial de Jiu-Jitsu... Eles são dois caras da pesada, tenho certeza que vão arrebentar... Eles já estão arrebentando.

Você já chegou a lutar profissionalmente também?

Eu lutei em alto nível em muito campeonato mundial, eu tinha um nome muito forte na França, mas infelizmente tive uma lesão muito grave, quebrei a tíbia lutando... Foi uma fratura muito violenta e tive que ficar dois anos parado. Voltei depois, mas não foi igual, então eu parei e fui estudar para ser professor de educação física.

Cite alguns nomes de atletas que você já treinou no MMA.

Ricardo Arona, Lyoto Machida, Tito Ortiz, Anderson Silva, Vitor Belfort, quando ele lutou no Cage Rage, Galvão, Jacaré...

Fala um pouco do Lyoto. O que ele de diferente no estilo dele em pé?

A movimentação dele. Na realidade, o octagon é um espaço muito grande, se você sabe usar este espaço, sabe se movimentar, você sai de todos os perigos. É velocidade. Ele adaptou o estilo dele. Quando eu treinei ele, eu não fazia Muay Thai, eu adaptava ao estilo dele. Ele é imprevisível. O Lyoto Machida é a mesma coisa que o Anderson Silva, são lutadores imprevisíveis e muito técnicos.

Você acha que ele vai se manter por um bom tempo como campeão?

Com certeza... O Lyoto é um cara muito talentoso, e depende também de motivação. A gente não pode prever o futuro, mas ele motivado é muito difícil... Com a motivação e o talento natural, acho que é difícil ele ser derrotado.

Como professor de Muay Thai e europeu, você já deve ter visto muitos nomes em ação na Europa. Quem você diria, no Muay Thai, que será um grande lutador?

Tem um holandês que é tipo um Anderson Silva. Ele foi campeão no Muay Thai, foi para o Boxe e foi campeão também. Ele é muito duro, gostei bastante.

E do K-1, tem alguém que tenha te enchido os olhos também?

Do peso pesado eu gosto muito do jogo do LeBanner, teve sempre a mão muito pesada, e gosto muito do Peter Aerts...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...