sexta-feira, 29 de maio de 2009

O ranking dos rankings

Guga Noblat
De Brasília (DF)

Sim, nós temos um ranking! Esta coluna sobre MMA do Terra Magazine se valerá a partir de hoje do ranking do jornal USA Today para apresentar os atletas mais temidos do MMA mundial (esporte outrora chamado de Vale-Tudo).

Todo dia pipoca um ranking novo elaborado por alguma mídia especialista em MMA (em inglês, Artes Marciais Mistas). O jornal USA Today, em parceria com o site Bloody Elbow, compilou o resultado de 21 pesquisas em um único ranking.

É uma espécie de ranking consensual, o ranking dos rankings.

No MMA, o único ranking considerado "oficial" é o da Associação Mundial de MMA (em inglês,WAMMA). Trinta jornalistas selecionam todo mês os 10 melhores atletas de sete categorias de peso com base no resultado e relevância de suas últimas lutas. Porém, meia dúzia de gente sabe disso.

Por conta do boicote promovido contra o WAMMA pelo maior torneio de lutas do planeta, o Ultimate Fighting Championship (UFC), a associação ainda engatinha para ser legitimada como o órgão responsável pela fiscalização e promoção do MMA.

O UFC não precisa do WAMMA e não pensa em fortalecer uma instituição que promove lutadores de eventos rivais. No UFC, o campeão dos pesados chama-se Brock Lesnar. Mas ele ocupa apenas a 4 posição no ranking do WAMMA.

Uma das missões do WAMMA é justamente a de elaborar um ranking consensual. Mas para o presidente do UFC, Dana White, um sistema formal de classificação de lutadores pode corromper o esporte ao abrir caminho para a combinação de resultados. Além de impedir o casamento das melhores lutas, segundo Dana.

O ranking do WAMMA é um dos 21 que foram compilados para se chegar ao resultado apresentado pelo USA Today.

Acompanhe o ranking dos rankings logo abaixo, dividido em cinco categorias de peso. O sinal de porcentagem (%) significa a média do número de vezes que um atleta aparece numa determinada posição. Por exemplo, entre os pesados o russo Fedor Emilianenko surge em 1º lugar em todas as pesquisas. Por isso alcançou a marca de 100%. Em 92% dos rankings, o segundo colocado é Josh Barnett, e por ai vai...

Peso pesado: 93 a 120kg

* Fedor Emilianenko reina absoluto entre os pesados. Nos últimos anos foi eleito pela maioria dos críticos como o melhor atleta entre todas as categorias de peso. Em agosto será de longe o favorito no duelo contra o segundo melhor colocado nos rankings, o americano Josh Barnett. O único brasileiro entre os 10 primeiros é o veterano Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro. Júnior dos Santos, o Cigano, 13º, é a aposta de muitos fãs brasileiros para os anos que virão. O único homem a batê-lo, o também brasileiro Joaquim "Mamute" Ferreira, disse-me que o Cigano com certeza dominará o UFC. "Cigano é o atleta mais duro que já enfrentei e tem tudo ser um dos tops", revelou Mamute.

Peso meio-pesado: 84 a 93 kg

* O carateca brasileiro Lyoto Machida assumiu o 1º lugar da categoria mais disputada do MMA mundial ao derrotar na última semana o americano Rashad Evans em combate válido pelo cinturão do UFC. Os críticos acham que ele será apontado ainda por muito tempo como o número um. Mas se alguém lhe tomar o topo, é provável que seja um brasileiro. Sete brazucas aparecem entre os 15 melhores meio-pesados.

Cinco deles estão entre os 10. Maurício "Shogun" Rua, na minha modesta opinião, é quem mais pode complicar a vida de Lyoto.

Peso médio: 77 a 84 kg

* A categoria está a alguns anos nas mãos do curitibano Anderson Silva. Difícil prever alguém que possa destroná-lo. Sua próxima luta será entre os atletas até 93kg devido à falta de adversários perigosos entre os oponentes até 84kg. Outros quatro brasileiros aparecem entre os 10 mais bem colocados nessa categoria. Ventila-se um combate entre o paulista Demian Maia, 7º, e Anderson pelo cinturão do UFC. Perguntei a Alexandre Bebezão, parceiro de treino de Anderson, se Demian representa perigo? Ele garantiu que se a luta sair será uma vitória fácil para o Anderson: "Thales Leites (última vítima do curitibano) é bem mais forte do que o Demian, tem um estilo parecido com o dele e não conseguiu fazer nada contra o Anderson", finalizou Bebezão.

Peso meio médio: 70 a 77 kg

* O Brasil tem apenas dois representantes bem ranqueados entre os meio médios. Thiago Alves, de Fortaleza, poderá trazer daqui a duas semanas o cinturão do UFC para o Brasil. O brazucas poderão dominar três das cinco categorias reconhecidas pela organização. Ele encarará nada menos do que o canadense Georges ST Pierre, um dos atletas mais respeitados da história do MMA. Paulo Thiago, 11º, de Brasília, apareceu na lista meio que de supetão, depois de derrotar um dos lutadores mais temidos da categoria, o americano Josh Koscheck, 6º.

Seu próximo compromisso será um duelo contra o número 3 do ranking, o também americano Jon Ficth. O brasileiro poderá provar que não caiu de pára-quedas na lista dos melhores. Rany Yahya, parceiro de equipe do Paulo, está confiante na vitória dele: "Paulo é um cara que sempre escapa das situações mais complicadas para vencer no final", contou Rani, que também é atleta do World Extreme Cagefighthing.

Peso leve: 66 a 70 kg

* Entre os leves o Brasil apresenta a maior carência de grandes estrelas. O único na lista dos 15 melhores chama-se Gesias Cavalcanti, 7º, um excelente atleta, mas ainda em busca de ritmo de luta. Ficou mais de 500 dias parado. Retornou aos ringues na semana passada e acabou derrotado para o rival japonês Tatsuya Kawajiri, 8º. Com o resultado negativo aguardará mais um pouco na fila dos postulantes ao cinturão do DREAM. BJ Penn e Kenny Florian, os dois mais bem ranqueados, estão com luta marcada para agosto. Mas não acredito que o resultado desse embate alterará o topo do ranking.

Lista de sites que tiveram seus rankings compilados pelo USA Today: Five Ounces of Pain, Inside MMA, MMA 4 Real, MMA Fighting, MMA Ratings, MMA Rocks, MMA Weekly, Sherdog, Total MMA, WAMMA, Fight Magazin, Fight Matrix, MMA ELO, MMA Playground, TAGG Radio, Houston Chronice's, Brawl Sports, MMA on Tap, MMA Torch, 411 Mania, Cage Potato.

* WVR - abreviação para World Victory Road's Sengoku, evento japonês de MMA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...