sábado, 15 de maio de 2010

Lyoto: “Estava a fim de decidir a luta logo”

Por Guilherme Cruz

Ex-campeão do UFC, Lyoto Machida conversou com a TATAME na volta ao Brasil. Lamentando a derrota para Maurício Shogun no UFC 113, o carateca comentou o nocaute sofrido no primeiro round, o sentimento com a primeira derrota sofrida na carreira, e prometeu evoluir ainda mais para o seu próximo compromisso. No bate-papo, Lyoto rebateu críticas e garantiu: “isso pode estar sendo ruim, amargo de engolir, mas com certeza será positivo no futuro”, disse.

O que você acha que aconteceu de errado na sua estratégia?

Eu acho que a estratégia do Shogun encaixou bem naquele momento, mas eu estava muito bem treinado. As pessoas às vezes tentam achar desculpas, mas para mim não teve desculpa. Eu estava muito treinado, focado, me dediquei durante quatro meses para essa luta e infelizmente não foi da forma que eu queria. Não tem desculpa, o Shogun foi mais feliz naquela luta, foi melhor que eu naquela noite.

Você acha que o seu erro foi ter sido mais agressivo, ao invés de jogar no contra-ataque?

Não... Já vi a luta algumas vezes e realmente mantive a minha estratégia, mas o Shogun veio para cima e talvez tenha querido decidir muito mais que eu, por ser o desafiante. Eu também estava a fim de decidir a luta logo. Em nenhum momento me expus de maneira displicente, mas é luta, o golpe dele encaixou. Nesse momento ele foi melhor, mas tudo bem. O mais importante é como me sinto agora, preparado e renovado para novos desafios.

Uma das críticas que vieram depois dessa luta foi a falta de sparrings de nome...

As pessoas falam e muitas vezes querem ajudar, mas quem realmente esteve do lado viu toda a dedicação e dificuldade... Talvez se o meu soco tivesse entrado todos estariam falando o contrário, que o meu treino foi bom, mas isso é uma questão pessoal, da minha equipe analisar, até porque tivemos grandes resultados em grandes lutas. Não é porque teve uma falha, está todo mundo sujeito a errar. Tem que corrigir, crescer sempre.

Falando da categoria, o próximo adversário do Shogun pelo cinturão deve sair da luta entre o Quinton Jackson e o Rashad Evans, no UFC 114. Como você acha que será essa luta?

É uma luta difícil, são estilos parecidos, ambos gostam de boxear e derrubar, então é difícil de apostar. Talvez a experiência do Rampage conte mais...

Como você acha que seria, hoje, uma revanche entre o Shogun e o Rampage?

Acho que o Rampage vai ser um grande adversário para o Shogun, vai ser uma revanche dura, com certeza, mas eu não sei dizer. Até porque o Rampage saiu um pouco do treino por causa dos compromissos dele com o cinema, vamos ver como ele vai se portar nessa luta e a partir daí tirar uma conclusão.

Fique à vontade para mandar um recado para os seus fãs...

Queria agradecer a todos os fãs, em especial aos fãs do Pará, um povo muito caloroso. Fui muito apoiado quando cheguei no aeroporto, tinha um monte de gente me esperando e gritando o meu nome, independente da derrota. E queria dizer que isso é um esporte e a derrota faz parte do nosso cotidiano, o importante é a recuperação. Vencer ou perder acontece, mas como eu vou me recuperar agora, diante dos desafios que virão... Isso pode estar sendo ruim, amargo de engolir, mas com certeza será positivo no futuro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...