quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paulão: ‘Eu não faria muito sucesso no UFC’

Ex-campeão do WEC, Paulão Filho estará de volta aos palcos americanos no dia 13 de maio, contra o cubano Hector Lombard, campeão do Bellator FC. Num bate-papo exclusivo com a TATAME, o faixa-preta falou sobre a preparação para o combate, a expectativa para a luta e comentou o polêmico combate entre Anderson Silva e Demian Maia, além de falar sobre a revanche entre Lyoto Machida e Maurício Shogun. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Como estão os treinos para a luta com o Hector Lombard?

Estou fazendo o de sempre. Tenho treinado bastante Jiu-Jitsu de quimono com o Mestre Oswaldo, Boxe com o Distak, preparação com o Júlio, um amigo meu... É o de sempre, musculação, corrida, parte em pé, Jiu-Jitsu... O mais importante é estar tranquilo, satisfeito.

Qual a expectativa para essa luta?

Eu me recordo muito pouco do Hector, lembro dele lutando o GP... Ele é um atleta duro, veio do Judô, um cara realmente tarimbado, um cubano, rodou o mundo inteiro. Ele está treinando na ATT, uma equipe muito forte, com o Libório, um cara muito bom... Lá tem muitos sparrings fortes. Eu vou manter meu nível físico, minha força, e aproveitar que ele é um atleta da categoria de baixo, já que eu perco muito peso, e usar a minha força e a minha pressão para anular a velocidade dele.

Você está pesando quanto agora?

Agora estou com 93kg, a luta vai ser até 84kg. Pretendo chegar lá com 90kg e desidratar uns seis quilos.

O peso será um problema?

Eu desidrato um dia antes da pesagem, durmo e no dia seguinte vejo quanto falta. Chegando lá com 90kg eu garanto uma boa desidratação... Dessa vez não vai ter problema.

Vencendo o Lombard, que passou por cima dos últimos oponentes, o que você espera para o final do ano?

Eu não penso muito nesse tipo de coisa, penso mais na luta em si e no pouco tempo que tenho. Estou com 31 anos, não pretendo lutar por muito mais tempo. Só quero recuperar meu tempo perdido. Não vou cometer os mesmos erros que cometi quando estava numa fase ruim, tudo deixa aprendizados. Só estou focado no atleta Hector Lombard, não estou preocupado com qual evento que estou lutando, essas coisas. A gente é atleta de ponta, está acostumado a ter uma vida legal, mas o importante é mostrar às pessoas que acham que o Paulo Filho está acabado que aquilo foi só uma fase ruim. Tenho problemas, todo mundo tem. O que importa agora é o Hector Lombard. Não importa que ele esteja com uma sequência boa, se tem cinturão, até porque meu cartel é 19-1. Me considero um atleta muito sólido, nunca peguei molezinha. Alguns mais fáceis, mas nunca molezinha. Tenho uma grande bagagem, assim como ele tem.

Você tem vontade de entrar no UFC?

Vontade todo mundo tem, mas não é a minha prioridade, até porque tem outros empresários que teriam condições de me colocar no UFC. O Joinha, por questões éticas, acha que não seria um bom momento, e eu concordo com ele. Acho que todo mundo gostaria de estar lá, mas mais por mídia. Não estou preocupado com isso, só estou preocupado em lutar e fazer o meu, dar alegrias a quem continua torcendo por mim. É isso que me interessa. Quero lutar até o dia em que o meu corpo falar que não dá mais.

O que você achou da luta do Anderson contra o Demian?

Assisti a essa luta várias vezes... Achei que o Anderson fez o jogo certo, assustava o Demian para dar uma aproximação. O Demian teve pouquíssimas oportunidades de conseguir mostrar a única coisa que ele poderia fazer para ganhar. O Anderson é um striker nato, consegue evitar o chão e fazer com que você se confunda, te coloca numa situação desconfortável. Ele tem a mão dura, é difícil ficar à vontade contra ele. O Demian mostrou muita valentia. O triste para o Demian é que ele começou a acreditar nele mais no final da luta, respeitou muito no início. Se ele tivesse começado a luta naquele jeito...

Você acha que o Anderson errou ao provocar o Demian durante a luta?

Eu acho que isso foi uma estratégia do Anderson nos momentos em que ele sentia algum perigo. Enfim, é uma forma de cativar o público, os fãs gostam disso, mas é a provocação conjugada com a ação. O Anderson provocou muito, mas sabia que não podia investir de qualquer maneira porque o Demian é muito bom no chão, e uma vez no chão... Acho que o Anderson fez a coisa certa, provocou o Demian, abalou ele psicologicamente, e com isso foi ganhando tempo, ganhando rounds. Ele cutucava com jabs, chutes que iam desestabilizando o Demian.

Na época do Pride, a BTT e a Chute Boxe tinham uma grande rivalidade, mas as discussões e provocações ficavam fora do ringue...

O nível de concentração era mais alto. As provocações eram naturais do lado de fora, até porque era confronto de duas escolas diferentes. No ringue era tanta concentração que não sobrava tempo para fazer gracinhas, era só reação. Isso é o espírito do negócio. Isso é o show que eu admiro. O UFC se tornou um evento mais focado para o público, o show, e não para saber quem é o melhor lutador. Como bom tradicionalista (risos), da escola antiga, acredito que eu não faria muito sucesso no UFC até pelo meu estilo ser bem seco, posições bem técnicas que o povo não vai entender. Os fãs do UFC querem ver chutes, socos, sangue... Eu sou igual a uma anaconda, derrubo e vou cercando, qualquer bobeira eu dou o bote e encerro a luta.

Como você acha que vai ser a luta do Lyoto com o Shogun?

A primeira luta deu pra ver que os dois estão de parabéns, me surpreenderam. Achei que o Lyoto suportou muito bem as investidas do Shogun, que estava com uma perna muito pesada, e o Lyoto é aquele cara muito perigoso no contragolpe, a pancada seca... O Shogun é um garoto muito franco, me surpreendeu nessa maturidade de não deixar de ser agressivo e ao mesmo tempo não ser superado pelo Lyoto, o cara, para mim, mais perigoso do MMA. Ele sabe conjugar muito bem o tempo.

Nessa luta, algo diferente vai acontecer. Eu acho que um dos dois vai descer. A primeira luta já teve aquela cautela toda e o Shogun sabe que se isso se repetir ele vai perder de novo. Pro campeão perder por pontos, só se o dono do evento estiver muito puto com ele ou se a margem for muito grande, coisa que não aconteceu naquela luta. Eu acredito que o Shogun vai ter que ir mais para cima, o que pode favorecer o Lyoto, mas acredito que o Lyoto não esteja acostumado a atletas com tanto volume assim. É uma luta, rapaz, que quero ver de novo. É muito bom ver o grau técnico que dois atletas chegaram... Vai ser uma luta para bater recorde de pay-per-view.

Um comentário:

Anônimo disse...

No UFC? Não faria e nunca fez sucesso em lugar algum! Só é bom em "gralhar"! Fala, fala... e lutar que é bom... nada! To falando de luta de verdade, não dessas galinhas mortas que tá acostumado a "lutar"! MMA não é a sua, teu negócio é pano... e olhe lá...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...