sábado, 30 de janeiro de 2010

Clássico do UFC será travado com 12 anos de atraso

Couture vs Coleman

Couture vs Coleman

Doze anos atrás os fãs já clamavam por um duelo entre os americanos versados em wrestling Mark Coleman e Randy Couture.

Naquela época Coleman estava perdendo o status de atleta imbatível e Couture ganhava o apelido de Capitão América ao dominar a divisão dos pesados.

Entretanto, esse embate ficou só na imaginação do público vidrado em lutas. Em 1999 Coleman deu adeus ao UFC e se firmou como atleta do Pride até 2006.

Em 2009, Coleman voltou ao UFC e acabou derrotado pelo curitibano Mauício Shogun Rua em um duelo parelho.

Seis meses depois o inventor do chamado ground and pound (ato de controlar o rival no solo enquanto desfere marretadas) derrotou Stephan Bonnar e ganhou uma sobrevida no UFC.

Se bater Randy na 109ª edição do maior evento de MMA do planeta, Coleman estará próximo da disputa de cinturão dos meio-pesados, nas mãos hoje do paraense de coração Lyoto Machida.

Couture vem de vitória polêmica diante do americano descendente de filipinos Brandon Vera e de derrota para o baiano Rodrigo Minotauro pela divisão dos pesados. Se vencer o duelo principal do UFC 109 também estará perto da briga pelo título.

O cartel de Randy é de 17 vitórias e dez derrotas contra 17v e 9d de Coleman.

Participei ontem à noite de uma teleconferência com Randy e Coleman a propósito do próximo UFC. Durante uma hora eles foram sabatinados por jornalista americanos e alguns gringos. Segue o que disseram de mais relevante:

Randy Couture:

- Coleman deu muito trabalho para o Maurício Shogun e venceu bem o Stephan Bonnar. Não me surpreendi. Ele tem armas pra lutar bem e mostrou isso.

- Uma das grandes mudanças no meu treino nos últimos meses foi que agora passei a me concentrar de novo no meu jogo de chão, de wrestling. Vinha me dedicando menos ao wrestling nos últimos tempos. Estou trazendo de volta a parte da técnica que deixei esquecida.

- Sempre estou interessado em encarar alguém do wrestling. Alguém que tenha o mesmo tipo de técnicas, o mesmo jogo. Coleman sempre soube usar muito bem o wrestling para vencer as lutas. Será interessante enfrentá-lo. Será um grande duelo.

- Adoraria lutar contra qualquer um desses caras (Lyoto Machida ou Maurício Shogun). Tenho que aproveitar as oportunidades e seria ótimo lutar pelo cinturão Mas não estou pensando no que virá depois do Coleman. Estou focado nessa luta.

- Coleman nos enfrentamos na final de um torneio de wrestling há muito anos. Acabou que a luta foi nas regras do freestlye (valendo agarrar as pernas para quedar) e ele venceu a luta. Foi um grande duelo.

- Lutar não é sempre uma questão de vencer. Na luta conta o Rodrigo Minotauro Nogueira eu perdi, mas muita gente achou que eu me apresentei bem. Apesar da derrota eu fiquei feliz com minha atuação. Isso muitas vezes vale mais do que vencer.

- Era para essa luta (contra o Coleman) ter ocorrido doze anos atrás. Mas não é algo que tenha ficado na minha mente. Nem na do Coleman. Muita gente sempre perguntou quando esse combate ia sair. Agora que estamos ambos no UFC, temos a chance de fazer essa luta.

- Perdendo ou ganhando eu e o Coleman ainda temos muito o que fazer no MMA. Sempre que lutarmos as pessoas nos julgarão pela idade e dirão que pode ser a luta de aposentadoria. Não me foco em coisas negativas e só penso em fazer uma grande luta. Tenho certeza que o Coleman pensa o mesmo. Daqui a alguns dias veremos uma grande luta e é nisso que eu me foco.

- Definitivamente tenho sempre estudado minhas lutas e tentado melhorar a cada combate. Cometi alguns erros na luta contra o Minotauro Nogueira. Não podia ficar de costas no chão duas vezes na luta se quisesse ganhar os rounds. Sempre avalio meu desempenho junto com minha equipe. Todos são sempre honestos comigo e tento corrigir o que for preciso.

Mark Coleman:

- Já fiz grandes lutas, mas nada comparado a isso. Essa luta contra o Randy é a maior de todas e aprecio que ele tenha me dado essa oportunidade.

- Eu mereço ser o azarão na luta contra o Randy por conta das minhas últimas apresentações. Não me dediquei 100% aos treinamentos devido a problemas pessoais, mas agora estive treinando em Ohio com grande técnicos e grandes assistentes. Se pudesse escolher um campo de treinamento seria exatamente esse. Entrarei muito bem na luta contra o Randy.

- Estou feliz e honrado por fazer a luta principal do próximo UFC. Fiquei devastado por não ter lutado contra o Tito Ortiz. Senti que perdi uma grande oportunidade. Achava que ia ficar um tempo sem encarar um grande nome. Quando recebi a ligação do UFC falando que lutaria contra o Randy fiquei surpreso. Senti-me um sortudo em poder enfrentá-lo. Ele é um dos maiores nomes da história do esporte. Foi um grande presente pra mim.

- Não hesitei em enfrentar o Randy. Nunca hesitei. Especialmente nesse estágio da minha carreira. Queria uma grande luta. Lutar contra o Randy é algo de grande significado. Sei o que isso pode representar na minha carreira.

- Eu treinei muita gente no passado. Talvez até demais. Isso me tirou o foco. Não me foquei tanto na minha carreira. Acho que só vou considerar ser técnico de novo quando acabar de lutar. Preciso me focar em uma coisa só para me sair bem. Não sou como o Randy que faz filmes, livros, treina e ainda consegue permanecer no topo do jogo dele.

- Lembro da luta de wrestling contra o Randy. Foi muito parelha. Ele me acertou uma cabeçada naquela luta e eu tive que tomar dois pontos. Talvez eu devolva a cabeçada no UFC 109 (risos)

- Nunca escolhi meus oponentes. Mas nos últimos 10 anos sempre me perguntaram quando eu lutaria contra o Randy. Isso não preocupava muito, mas passava pela minha cabeça. Quando tivesse a chance de lutar com ele, aproveitaria. E é isso que to fazendo.

- Essa não será minha última luta mesmo que eu perca. Se eu ouvisse os críticos teria me aposentado há dez anos. Não deixarei ninguém determinar a minha hora de se aposentar. Essa luta não será a minha última e nem a última do Randy. Ainda sinto que posso competir com os atletas mais novos.

- Não sei quem será o juiz na luta contra o Randy. Reclamei da atuação do juiz na minha luta contra o Maurício Shogun. Mas isso faz tempo. Fiquei desapontado com a atuação do juiz naquela luta, mas isso já é coisa do passado. Ele precisa proteger os atletas e eu entendo o lado dele. Mas às vezes não controlo minhas emoções e reajo de um jeito negativo.

http://gustavonoblat.blog.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...