quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Carlão responde Shogun em carta aberta

Depois da polêmica entrevista dada por Mauricio Shogun à segunda edição da PVT Mag, Carlão Barreto entrou em contato com o Portal do Vale Tudo e, em uma carta aberta, deu sua versão dos fatos.

“Inicialmente gostaria de desejar a todos os leitores do Portal do Vale Tudo, um Feliz Ano Novo! Peço desculpas, pois, não gostaria de trazer aos amantes do esporte que freqüentam o Portal, um assunto sem nenhuma relevância para o crescimento do esporte de combate em nosso país.

Vim aqui me posicionar em relação ao que o lutador de MMA, Maurício Shogun, falou em sua entrevista a revista do Portal, que por sinal está muito bem escrita. Não quero de forma alguma ficar criticando o referido atleta, pois o respeito como lutador e como pai de família e esperava que ele agisse da mesma forma.

Quando li na entrevista: “... Conheço um cara, não vou citar nomes, que é amigo de um cara que o Joinha colocou para narrar a luta. Este cara ligou para um amigo (do Rio) e ele falou: pô o Shogun ganhou a luta, só que eu estava proibido de falar isso no ar.”

Gostaria que o nome do amigo, do amigo, do amigo fosse colocado em público, quero ver as provas do que foi dito, sou uma pessoa pública, não quero e não posso me calar diante de injúrias.

A divulgação e transmissão de calúnia na Internet podem atingir a honra alheia, como qualquer outra mídia. Sendo assim tenho meu direito de processá-lo por crime contra a honra (calúnia, injúria e difamação).

Joinha me comprou? Joinha manda em mim? Nós não estamos na época da escravatura para o negro ser comprado pelo seu Senhor! Sou um homem de caráter, que com certeza se estivesse na época da escravatura seria um “negro fujão” que nunca aceitaria os grilhões.

Sou amigo do Joinha, uma pessoa que abriu muitas portas para o crescimento do MMA, eu o respeito e admiro.

O canal Combate é o maior aliado dos fãs do MMA, um canal que colocou o esporte de combate, em especial o MMA em um patamar superior a muitos esportes tradicionais. Hoje os lutadores são respeitados e admirados por um público cada vez mais variado, representando todas as camadas sociais brasileiras, isso é único.

Como comentarista escalado pelo canal para fazer a transmissão da luta válida pelo título dos meio pesados do UFC, entre Lyoto Machida e Maurício Shogun, fiz meu trabalho com a convicção de sempre, dei os resultados que achei justo. Não adianta ficar usando suposições, se a contagem fosse diferente, se as regras fossem assim ou assado, sigo uma linha de raciocínio diante das regras do evento e coloco minha opinião sempre embasada nisso. Nem sempre acerto, mas tenho a consciência limpa sobre meus atos, não favoreço lutador A ou B, apenas faço meu julgamento diante do que vejo. É muito fácil concordar com a maioria, fazendo coro e ficando com sua vidraça ilesa, mas desde meu tempo de lutador, nunca fugi de um combate, não tenho medo de errar, e sim de me calar e deixar a vida me levar.

Tenho trabalhado muito para o desenvolvimento das Artes Marciais, seja como produtor de eventos, como comentarista, árbitro ou como dirigente esportivo. Minha trajetória sempre foi pautada pela honestidade, honradez e dignidade. Nunca me vendi a interesses escusos no decorrer da minha vida como cidadão, jamais me deixaria influenciar por qualquer pessoa, sou um Homem de personalidade, mesmo aquelas pessoas que não gostam de mim, sabem do que estou falando.

A vida me ensinou e ainda me ensina muitas coisas, aprendi muitas vezes na porrada que devemos aprender a aceitar as pessoas como elas são,”não julgues para não ser julgado”.

Um grande filósofo e escritor, Jean-Paul Sarte disse algo mais ou menos assim: ”Quando uma pessoa culpa o outro por seu fracasso, ele está agindo de má fé”.

Um grande abraço aos fãs do esporte, as críticas construtivas serão sempre bem vindas, estou em movimento, preciso evoluir o tempo todo, que Deus ilumine a vida de todos.

Carlão Barreto”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...