sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ídolo decifra jogo de Lyoto

Texto - Carlos Eduardo Ozório
ceozorio@portaldaslutas.com
Foto - blog.vinicioantony.com (Vinício, no pódio, com Lyoto em segundo lugar

Lyoto Machida encara Maurício Shogun neste sábado, pelo UFC 104, na Califórnia. Além de defender a invencibilidade de 15 combates, o lutador tenta manter o cinturão de meio-pesados, que não parou nas mãos dos antigos campeões Quinton Jackson, Forrest Griffin e Rashad Evans. Uma das dificuldades de bater Machida é o jeito diferenciado de se apresentar no octagon, postura e movimentação vindas do karate. Para comentar sobre o jogo de luta do atual campeão, o PORTAL DAS LUTAS entrou em contato com Vinicio Antony. Atual treinador de Vitor Belfort, Vinício é 14 vezes campeão brasileiro de karate e, além de já ter competido contra Lyoto, foi um dos ídolos do lutador.

"O Lyoto é meu amigo e posso até dizer que fui um dos ídolos dele, porque ele cresceu me vendo lutar. Inúmeras vezes me perguntava um monte de coisas nas competições. Desde aquela época ele via alguma coisa de MMA e dizia 'Pô, esses caras não pegam o meu tempo não'. Realmente é o que ele aplica hoje em dia. Ele sempre foi um cara muito eficiente no deslocamento de defesa. Faz o adversário errar, a ponto de o cara perder a própria noção de distância", analisa Vinicio, que explica mais:

"O cara começa a não entender a distância dele e passa a encurtar para um espaço perigoso. Na verdade o lutador está certo, mas o Lyoto tem uma distância diferenciada. Quando o cara encurta de mais, o Lyoto pega no que costumam chamar de golpe de encontro. Isso é uma estratégia do karate e usamos muito nas competições. Pegamos a pessoa no tempo. Interceptamos o ataque do oponente e o Lyoto tem muito isso."

Vinicio pode falar com propriedade porque já sentiu na pele. Depois de oito anos na seleção brasileira e 12 na carioca, o lutador se despediu das competições justamente contra o atual campeão do UFC.

"Sei disso de cadeira, porque já lutei com o Lyoto algumas vezes. Inclusive, a minha última luta foi contra ele, em 1998, na minha despedida. Empatamos e ele me venceu na bandeirada. Mas brinco com ele que só perdi porque os juízes eram o pai, o tio e o padrinho dele (risos)! Brinco com isso, mas ele ganhou. Mas venci em outra categoria e ele ficou em segundo. Tenho até a foto e sacaneio ele (mais risos)!

Se o karate de Lyoto será eficaz contra Maurício Shogun, saberemos neste sábado. Certeza mesmo só que a luta promete!


http://www.portaldaslutas.com/Minuto.asp?p_opcao=Mat&p_cod=4052

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...