segunda-feira, 27 de julho de 2009

Demian diz que Wanderlei bateria em Anderson e descarta comparações com Thales Leites

UFC

Foto: UFC

O paulista Demian Maia, especialista em jiu-jitsu, está perto de disputar o cinturão dos médios (84kg) do UFC, maior evento de MMA (Vale Tudo) do planeta. Se bater o americano Nate Marquardt (28v-8d-2e) no próximo dia 29 de agosto, ele será o primeiro da fila dos postulantes ao título. O campeão da categoria é Anderson Silva, um curitibano bom de muay thai (chutes e socos) e faixa-preta de jiu-jitsu.

Demian, como revelou este blog no dia 1 do mês em curso, se vê “pronto para lutar pelo cinturão”. Ele está certo de que se vencer seu próximo desafio terá a sua chance. “Me escalaram para fazer uma luta contra o Marquardt para saber quem será o próximo desafiante ao cinturão”, disse o faixa-preta.

Alguns críticos e fãs acham que Demian irá repetir o mesmo enredo morno visto no confronto entre Anderson vs Thales Leites, um carioca também versado em jiu-jitsu .

A direção do UFC pôs na geladeira o confronto entre o paulista e o curitibano depois da repercussão negativa da luta entre Thales e Anderson.

Alexandre Bebezão, sparring de Anderson, chegou a dizer a este blog que Demian se sairá ainda pior numa disputa de título do que Thales, por ter um jogo restrito ao jiu-jitsu e ser mais fraco fisicamente.

Irritado, Demian respondeu aos críticos. Segue o que ele disse ao blog Mano a Mano:

- Eu não entendo por que as pessoas querem comparar dois atletas do jiu-jitsu. Eu tenho certeza que quem entende de jiu-jitsu sabe que o jiu-jitsu é muito amplo, tem muita diferença entre o meu jogo e o do Thales. Não podemos falar que o Anderson Silva tem o mesmo jogo do Wanderlei Silva e do Georges ST.Pierre. Os atletas são diferentes, as características são diferentes. As pessoas estão pensando como há três décadas. O jiu-jitsu é uma coisa sofisticada e é complicado para os leigos entenderem. Nem todo mundo enxerga as diferenças, - comentou Demian.

Para Demian, ele já é um top 5 da categoria e merece a chance de brigar pelo cinturão. Os outros tops até 84kg, segundo ele, seriam: Anderson, Marquardt, Dan Henderson e Thales.

Perguntado se seu companheiro de treinos Wanderlei Silva, que migrou para os médios, teria chances de bater Anderson, Demian não hesitou. “Pra mim, o Wanderlei ganha com certeza. Se ele tiver 100%, sem pane nenhuma, o Wanderlei leva”, contou.

Sobre a derrota de Wanderlei para Rich Franklin na estréia dele em uma categoria abaixo de 93kg, Demian voltou a defender que o resultado foi injusto:

- Cara, senti que aconteceu alguma coisa com o Wanderlei, um dia antes ou no dia da luta, porque ele não me parecia o mesmo Wanderlei de sempre. A luta foi decidida nos pequenos detalhes, foi bem parelha. Eu acho que o resultado poderia ter sido o empate. Mas eles nunca dão empate no UFC. O Rich teve alguns momentos bons, chegou a aplicar uma queda, mas acho que deu empate, - finalizou o atleta.

Demian está invicto com 10 vitórias. Ele conseguiu a proeza subjugar cinco oponentes com torções e estrangulamentos (as chamadas finalizações) em cinco lutas no UFC. Quatro delas foram eleitas as finalizações da noite, o que lhe rendeu bônus extras de quase 100 mil reais. É considerado hoje o maior representante do jiu-jitsu nas lutas de MMA pela maioria dos críticos e atletas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...