terça-feira, 28 de julho de 2009

De olho no UFC, Glover Teixeira diz que nocautearia “Assassino da África” mais uma vez

FC Fighter)

Glover acerta Sokoudjou (Foto: FC Fighter)

A maior façanha da carreira de Glover Teixeira foi ter nocauteado há quase três anos o “Assassino da África” Rameau Thierry Sokoudjou, um camaronês versado em judô e muay thai.

Sokoudjou ganhou fama nas lutas depois de bater dois brasileiros especialistas em jiu-jitsu, o carioca Ricardo Arona e o baiano Rogério Minotouro.

Depois do africano, Glover bateu mais dois adversários em lutas de MMA (Vale Tudo), o último deles em março de 2008, e parou de lutar.

No ostracismo desde então, ele busca regularizar sua situação nos EUA para arranjar um contrato com o UFC ou StrikeForce. Casado com uma americana, Glover acredita que até o próximo ano estará de posse de um visto permanente para trabalhar na América do Norte.

Mineiro da pacata cidade de Sobrália, Glover arrumou um desafio de primeira para o próximo dia 12 de setembro. Pelo Bitetti Combat, no Maracanãzinho (RJ), ele encarará o perigoso Leonardo Chocolate. Se vencer, acredita Glover, os olheiros dos grandes eventos voltarão a procurá-lo.

Num bate-papo rápido com o blog Mano a Mano, Glover avisou que se encarasse hoje mais uma vez o camaronês Sokoudjou, o nocautearia de novo. Contou seus planos para 2010. E relembrou como esteve perto de lutar pelo UFC dois anos atrás.

Glover está com 29 anos. Até hoje venceu seis combates e perdeu dois. Além do Bitetti Combat, ele lutará também pelo maior evento de submission (quedas e finalizações) do mundo, o ADCC, nos Emirados Árabes, no dia 26 de setembro. Segue o bate-papo:

Blog Mano a Mano - O que você acha de seu próximo adversário, o Leonardo Chocolate?
GLOVER TEIXEIRA - O Chocolate é um cara duro, um cara muito bom. Não sei como é o jogo dele em pé, mas sei que ele é muito bom de wrestiling e bom de submission. Lógico que vai ser uma luta dura, mas eu sempre me preparo muito para os meus desafios.

Qual o plano para bater o Chocolate?
Não sou muito de traçar estratégias para minhas lutas. Eu treino para tudo. Ai na hora da luta a gente vê a onde a gente vai. Porque isso é Vale Tudo, tenho que treinar tudo. Realmente gosto de lutar em pé porque o público gosta mais. Gosto do nocaute. Se der para nocautear eu vou nocautear.

O que você achou do camaronês Sokoudjou quando o enfrentou?
Quando eu lutei contra o Sokoudjou, ele ainda não era nada. Ele ainda não era o temido Sokoudjou. Era apenas mais um camaronês. Era ainda a terceira luta dele de Vale Tudo e eu sabia que ele tinha umas lutas de muay thai. O Sokoudjou não era o cara que ele é hoje, que ele foi, principalmente, depois que ganhou do Rogério Minotouro e do Ricardo Arona. Na minha luta ele foi um cara duro, foi um cara forte e perigoso porque tem a porrada forte, tem o chute forte. Mas foi só mais uma luta pra mim naquele dia.

Como seria uma revanche hoje entre você e Sokoudjou?
Se a gente lutasse hoje não acho que a luta seria mais dura do que foi a primeira luta entre a gente. Inclusive, ele até mostrou quais são os pontos fracos dele. Que ele tem como ponto fraco o chão. Eu me prepararia para ele como me preparei da última vez e lutaria com mais garra ainda. Mas é a mesma luta e o mesmo cara e não vejo nada demais nele, não. E creio que ia ser nocaute de novo.

Por que você ainda não lutou nos grandes eventos?
Olha, eu já tive a chance de lutar em eventos grandes, mas eu estava ilegal nos Estados Unidos. Eu fui chamado para lutar o UFC, inclusive por isso que eu to de volta no Brasil. To tentando legalizar papel de green card (visto permanente). Eu fui chamado pra lutar o UFC, antigamente, agora eu nem sei mais qual é minha situação no UFC, porque tem muito tempo que eu não luto. Creio que depois dessa luta (contra o Chocolate) eles vão continuar de portas abertas pra mim.

Tem algum evento grande te sondando hoje?
Tenho propostas grandes lá fora. Talvez eu lute pelo StirkeForce ou por um grande evento do Japão. Até o UFC, eu acredito que terei chance. Meu empresário é o Joinha (Jorge Guimarães), e ele que ta mais por dentro disso. Mas, até hoje, não lutei em eventos grandes nos EUA por causa de papel, porque eu tava ilegal. Na época que o Sokoudjou ganhou dos brasileiros no Pride, o pessoal do UFC falou que eu tinha vencido o Sokoudjou e me chamaram pra lutar. Inclusive, depois chamaram o Sokoudjou para o UFC.

Qual luta mais dura da sua carreira?
O adversário mais duro que tive foi o Eric Schwartz, que foi o primeiro cara a me vencer. Mas aquele dia eu não tava bem preparado e ainda era muito inexperiente. Mas foi o cara que me ganhou na minha primeira luta.

O que achou da última luta de seu companheiro de treinos Pedro Rizzo (que acabou nocauteado pelo holandês Gilbert Yvel mês passado)?
O Pedro começou bem na luta, mas ele levantou um pouco atrasado, o cara levantou primeiro (a luta estava no solo), ai quando o Pedro levantou o cara já estava em cima dele e ele não pode se encontrar no momento. E peso-pesado é peso-pesado. Um soco e a luta acaba. Isso vale tanto do Pedro para o cara quanto do cara para o Pedro. A gente sabia que uma porrada seria nocaute certo. E como o Pedro levantou atrasado, tomou a pancada. Mas o Pedro quer revanche e vai dar a volta por cima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...