quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Entrevista com Josuel Distak, treinador de Anderson Silva e de outras feras


Treinador de alguns dos maiores casca-grossas do MMA nacional, Josuel Distak é o homem por trás da preparação de atletas como Anderson Silva, Rafael Feijão, Paulão Filho, Ronaldo Jacaré e André Galvão, e está animado para 2009. Em conversa com a TATAME, o treinador falou sobre a próxima luta de Anderson, contra Thales Leites, o trabalho que está desenvolvendo com Jacaré e Galvão para suas lutas no Dream, a volta de Paulão Filho e sua nova academia, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Como esta o Anderson para a luta com o Thales?...

Estamos treinando forte para a luta com o Thales e temos o apoio muito forte dos dois maiores “Jiu-Jiteiros” do Brasil e uns dos maiores do mundo, André Galvão e Ronaldo “Jacaré”, que estão na atividade do Jiu-Jitsu. Vamos lutar com todas as armas contra o Thales.

Como você está fazendo o trabalho pro Jacaré e Galvão?

Estamos fazendo um trabalho muito forte com o Jacaré já visando o cinturão que era dele e que, por uma fatalidade, escapou, mas ele já está treinando forte para buscar esse cinturão. Já estamos treinando desde dezembro e vamos buscar o que é nosso em abril. O André Galvão está treinando forte pra um torneio que vai ter agora do Dream, que ele foi convocado na categoria 77kg. Acabou esse período competitivo no ADCC (seletivas), que estávamos juntos, dando uma força e tonificando o trabalho para dar tudo certinho... Fomos lá ver as finalizações. Ele viu que, quem quiser pegá-lo, ele sai e finaliza. Esse aí é o André Galvão que todo mundo conhece, estamos melhorando a trocação dele com o Daniel, estamos afiando o trabalho dele de MMA. O Brasil e o mundo ainda vão ouvir falar muito do André.

Quem são os caras que você treina, hoje?

Hoje eu estou com André Galvão, Ronaldo Jacaré, Anderson Silva, Rafael Feijão e o Paulão agora está dando uma refinada no Jiu-Jitsu dele com o Oswaldo Alves, e logo a gente está voltando pra guerra.

O que a gente pode esperar do Paulão?

O Paulão está no médico, que está tratando dele e o recuperando, e nós estamos só esperando o médico liberar para ele começar a treinar aqui com os cascas-grossas também. Em 2009 eu acho que ele volta diferente, porque vai ser melhor, vai ter sparring de alto nível, com Anderson Silva, Rafael Feijão, André Galvão... Aqui é o foco, né?

Onde ele está morando?

Ele voltou a morar com os pais em Copacabana, e com certeza vai ser melhor. A gente não tem equipe, aqui é o time dos campeões, e a porta é aberta pra quem quer ser campeão. E pra quem quer ser campeão a porta também é aberta, só basta molhar a santinha.

O que você espera para 2009?

Com certeza, esse ano de 2009 vai ser o ano de mais conquistas de cinturão. Vamos fazer uma defesa de cinturão com o Anderson, vamos atrás do cinturão do Dream com o André Galvão, vamos atrás do cinturão do Jacaré, e, se Deus quiser, acertar todas as coisas aí com o EliteXC, o Feijão é o nosso próximo objetivo pelo cinturão, e tentar pegar o cinturão do Paulo Filho de volta. Não sei qual o evento que vamos lançá-lo, não sei se é no Ocidente ou no Oriente, mas já está tendo a negociação pra ele lutar.

O que você tem trabalhado nos treinos do Jacaré?

O Jacaré é um cara disciplinado, mas a primeira coisa que mudamos nele foi entrar mais no tempo da luta. Acho que todo mundo pode falar, às vezes os críticos comentam, mas na realidade não é o trabalho, é o ser humano. As críticas são até boas que me fortalecem. Estou aí com o Jacaré, com o André, com o Anderson e com o Feijão, e estamos trabalhando. O trabalho é certo, agora vai do lutador manter a reta certa e pagar, que é o mais importante. O Jacaré é um cara que está evoluindo da noite pro dia, evoluiu na parte física com o Rogério Camões, pegando um condicionamento mais rápido, hoje ele está esperto, hoje ele sabe que o carro chefe dele é sua arma principal dele, porque muitos acham que só ser Jiu-Jiteiro resolve, mas tem que aprender as outras armas, as outras técnicas para entrar realmente no MMA. E hoje ele frisa muito isso, tanto com o André Galvão, quanto com o Jacaré, que nunca perdeu o foco da armar principal dele, que é o Jiu-Jitsu. Igual ao Anderson, ele tem uma arma principal que é o Muay Thai, mas não é por isso que ele vai deixar de treinar, tem que continuar mantendo o foco da arma principal e fazendo defesa daqueles caras que vão lutar com ele, que tem mais Jiu-Jitsu. Hoje em dia acho que o Anderson está aí... Nós já tivemos o meu trabalho junto com o Rogério Camões, comecei com o Anderson na luta do Rich Franklin e ele fez quatro lutas, uma luta com o (Patrick) Cote, que está sendo criticada porque o público não entende...

O Anderson Silva fez três lutas no ano, então tem o stress, o desgaste. Fizemos uma luta com o Dan Henderson, que ele finalizou, depois ele lutou com o James Irvin, na categoria até 93kg, que o Camões fez um trabalho pra ele subir de peso e eu manter o treinamento dele, e ele nocauteou e o público parabenizou. Logo em seguida, o UFC deu o Cote para lutar com o Anderson. Então ele veio com o desgaste emocional de treino. Graças a Deus, agora, pela primeira vez, ele está treinando três meses para a luta. Ele sempre treinava um mês e meio antes, na luta do Dan Henderson ele treinou 20 dias, para a do James Irvin ele treinou um mês e meio, para a do Cote ele treinou um mês. Essa luta com o Thales Leite vai ser uma luta boa, vai ser dura, porque todo mundo sabe que lutar com brasileiro é mais difícil do que lutar com americano, então vai ser uma luta muito interessante. Estamos trabalhando todas as estratégias, acredito que o Thales também esteja trabalhando, porque o foco dele é conquistar o cinturão e o nosso é permanecer com ele.

Você ajudou na preparação do Paulão nas duas vezes em que ele enfrentou o Chael Sonnen... Que conselhos você daria ao Demian pra vencê-lo?

O Demian Maia é um moleque novo, está muito bem com o Jiu-Jitsu, o ajudei quando ele foi campeão do Super Challenge... A história do Demian Maia começou aqui comigo. Acho que ele deve finalizar de novo no braço, ele (Sonnen) entrega e o Demian vai deixar ele levar pro chão normal e vai pegar o braço... Vai finalizar o Chael.

E quais as novidades para esse ano?

Quero falar agora da nova academia que nós abrimos lá em Niterói, a World Fight Center, eu e o Tonico Junior. Abrimos justamente para trabalhar com estrelas, os galácticos treinam aqui na X-Strike, e eu digo estrela porque, se você pensa que é uma estrela e um dia vai brilhar, começa lá. Se não tiver estrela, não tem galáctico, é tudo uma constelação. Então a gente está trabalhando para isso, fazendo a base lá. A gente está fazendo um trabalho muito sério com base. Fica ali na Rui Barbosa, em São Francisco, e o horário é das 17h30 às 19h e das 20h30 às 22h. Já estamos com 50 alunos e estamos trabalhando com crianças carentes, que precisam aprender o esporte e sair das drogas. To fazendo esse trabalho social e deixo um recado para Prefeitura e para o Governo, que quem quiser ajudar esse projeto a porta está aberta, é só entrar em contato comigo, pois acho que uma criança que está com fome precisa de ajuda.

Você, que veio do Boxe, conseguiu em pouco tempo ser considerado um dos melhores treinadores de MMA. Como isso aconteceu?

Todos os treinadores de Muay Thai fazem até o trabalho correto, o treinamento real, mas eu já mexo com Vale-Tudo desde 1989, mas, para o mundo, temos um sucesso de três anos, agradeço a todos que acreditam em mim. O primeiro a acreditar no meu trabalho foi o Vitor Belfort, depois o Demian Maia, quando ele foi campeão do Super Challenge, depois o Paulo Filho contra o Ninja, que treinamos na garagem dele, depois foi crescendo mais e mais, pegamos o Anderson, o Feijão, e depois vieram os dois fenômenos Ronaldo Jacaré e André Galvão, e estamos seguindo na estrada. A diferença do meu trabalho é que eu sou um cara mente aberta, sempre procurei aprender, sempre procurei ver muitos vídeos, montar a realidade do vale-tudo pro Jiu-Jitsu e do Jiu-jitsu pro vale-tudo, então eu fiz o prato feito, arroz, feijão e macarrão. Para isso funcionar realmente, eu preciso de profissionais como o Cesário, como o Silvio Behring, como o Daniel e o Camões, que vai dar tudo certo. Pra você, hoje nós não temos time, mas somos uma casa de campeões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...