sábado, 8 de outubro de 2011

Pedro Rizzo prevê dura batalha com Sylvia

Por Erik Engelhart

Vindo de três vitórias consecutivas, o peso pesado Pedro Rizzo está pronto para encarar o ex-campeão do UFC, Tim Sylvia, em combate agendado para o dia 5 de novembro em Ilinois, pelo evento Pro Elite. Apesar de vir de vitórias sobre Jeff Monson, Gary Goodridge e Ken Shamrock, Rizzo ainda não subiu no ringue em 2011, enquanto Sylvia já fez duas lutas nesse ano e venceu cinco das seis últimas pelejas que disputou. Aos 37 anos, Pedro não parou no tempo e segue em busca de evolução e treinos diferentes. Prova disso é que o lutador viaja no domingo (9) para a Holanda, onde pretende afiar a sua trocação com a lenda do K-1, Peter Aerts. Confira no bate-papo a seguir tudo o que o pupilo de Marco Ruas falou sobre a luta com Tim Sylvia, qual a estratégia que ele irá adotar contra o gigante e o que pensa da aposentadoria.


É verdade que você vai viajar para a Holanda para afiar sua trocação com Peter Aerts para o combate com o Tim Sylvia?

Com certeza, estamos indo eu e o Glover Teixeira buscar uns treinos diferentes lá, principalmente com caras altos, já que o Tim Sylvia é um cara enorme. Estou levando o Glover para que ele me ajude também a treinar Wrestling e chão, pois se rolar um clinche ou se a luta for pro solo, tenho que estar preparado. Não estou vendo obstáculos para buscar o melhor treino, vou em vários lugares, nunca deixei de treinar, sempre me cuidei e vou continuar nessa batalha. Estou viajando no domingo (9) e volto no dia 26 de outubro.


Você vem de três vitórias consecutivas, mas está há mais de um ano parado. Esse é o desafio que você esperava? Acredita que veio em boa hora?

Eu esperava qualquer luta porque eu estava muito a fim de lutar e como você disse, estava há mais de um ano sem lutar. Acho que essa luta veio em boa hora, apesar de eu ter sido chamado seis semanas antes da luta, estou no ritmo, porque haviam me prometido que eu ia lutar em setembro, depois em outubro, então foi por isso que eu aceitei a luta, se eu tivesse parado não aceitaria.


Você acha que uma boa saída para trabalhar essa diferença de envergadura, seja aplicar seus poderosos e conhecidos chutes baixos?

É claro, mas com certeza ele está trabalhando alguma coisa em cima do meu chute, alguma defesa ou contra ataque. Ele vai procurar bloquear o meu chute ou talvez segurar a minha perna. Estou esperando o melhor do Tim Sylvia. Tenho visto as últimas lutas dele e estou pronto para as joelhadas e cotoveladas. Espero uma luta muito difícil, pois ele tem um canhão na mão direita, é bastante experiente, mais alto e pesado do que eu. Estou esperando uma batalha mesmo, mas vamos ver.


E como fazer para que sua principal arma, os chutes baixos, continuem funcionando, já que o mundo inteiro sabe desse seu trunfo? Como reinventar suas velhas ferramentas para que seu jogo não fique manjado?

É difícil dizer... Mas todo mundo sabia que o Mike Tyson cruzava a esquerda e a direita rápido, mas mesmo assim funcionava. Eu tento fazer combinações, fintas, o importante é usar a ferramenta no tempo certo e procurar não se expor tanto, se movimentar bastante no ringue e tentar fazer movimentos diferentes para tirar a atenção da minha principal arma. Vou tentar andar mais do que o normal no ringue porque ele é mais pesado e vou tentar entrar com os golpes de encontro. O fato é que ele conhece bem o meu jogo assim como eu conheço o jogo dele, somos obrigados a nos reinventar, pois o MMA está chegando em um nível que todo mundo se conhece e sabe o jogo do outro. O Cain Velasquez queda muito bem e todo mundo conhece aquele single passando pro double leg. O Cigano, todo mundo conhece o upper e o bom Boxe que ele tem, enfim essa é a evolução do esporte e ninguém pode ficar parado.


Você acredita que quem errar menos vai sair vitorioso desse combate?

Sem dúvidas. O MMA é um esporte de alto nível e decidido em detalhes e acredito que esse combate será decidido nos detalhes... É uma mão que entra. Ainda mais no meu peso, onde uma mão que entra dura muda todo o rumo da luta. Estou indo para lutar, dar o meu melhor e a única coisa que eu posso prometer é que estarei treinadinho no dia do combate. É mais uma luta na minha carreira, mais um dia de trabalho e espero me sair bem.


Você está com 37 anos. Faz alguma projeção para a sua carreira, ou prefere viver o dia de hoje e não pensar em aposentadoria?

Eu já fiz muitas projeções, inclusive no começo da minha carreira eu havia dito pra mim mesmo que lutaria até os 33 anos, e agora estou com 37 e querendo lutar, então atualmente estou pensando no hoje, pois só você mesmo pode fazer o seu futuro. A luta com o Sylvia não aconteceu e no momento estou pensando apenas nessa peleja e se eu perder, no dia seguinte vou pensar diferente do que se eu sair com a vitória, então preciso viver o presente para que o futuro aconteça. O fato é que eu amo lutar, amo estar dentro do ringue e queria ter dez anos a menos para poder lutar mais dez anos. Sei que não é possível, mas a vontade e o coração do leão estão aqui dentro. Enquanto o leão rugir e estiver com vontade de subir no ringue, eu vou subir. A motivação é lutar com os melhores e o dia que não der mais, a gente para. Vamos pensar no hoje para poder realizar o amanhã.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...