quarta-feira, 6 de abril de 2011

Para quem é chegado nos Games


UFC UNDISPUTED 2011

UFC Undisputed 2010, continuação do elogiado game da THQ de 2009, entrega o que promete ao trazer para os consoles a diversão dos melhores confrontos do UFC real. Apesar de parecer unicamente voltado para multiplayer, como fica claro pelas limitações evidentes do "Modo Carreira", a violência dos confrontos, aliando-se a rica composição gráfica do jogo, traz horas incontáveis de diversão descompromissada, sem que enjoe

Gráficos e Jogabilidade
É corriqueiro aos jogos de esporte que o gráfico e a jogabilidade sejam as coisas que mais importam, afinal está para nascer um jogo de esportes que consiga aliar essas qualidades a um eventual "Modo História". Logo, assim como a série FIFA e os jogos de esportes diversos da Eletronic Artes(Tiger Wood's PGA e NBA), a única coisa que seria mais parecia a uma história seria mesmo uma Carreira. E aqui se traz á tona um problema do jogo. Comparado ao riquíssimo Modo Carreira de FIFA 11, UFC Undisputed sai bem prejudicado. A previsibilidade e repetições dos confrontos, talvez culpa da inteligência artificial que mal diferencia o comportamento dos lutadores em lutas diferentes(exemplo: Mirko Cro Cop luta sempre da mesma maneira, cansando-se da mesma maneira, assim como todos os outros lutadores), prejudica sim a Carreira do jogo, mas nunca atrapalha a diversão.

Quanto aos recursos gráficos da Carreira, UFC é quase irretocável. A personalização de seu lutador vai de simples detalhes gráficos, como nos jogos FIFA, ao modo como o narrador Bruce Buffer pode te chamar quando você entra no octógono. Fora isso, as interações com os outros lutadores são divertidas de se ver e, mesmo com defeitos evidentes, o modo pode render diversão por horas e horas.

E ainda tem um fator muito melhor de UFC, que ganha até mesmo do melhor jogo já lançado de esportes, o supra-citado FIFA 11: é um jogo que tem total apoio das organizações de esportes. Logo, as competições e as subidas de posto são bem mais legais do que um game mais genérico que apenas emula essas competições. UFC é algo mais do gênero de Pro Evolution Soccer, que tem apoio de organizações envolvidas, como a UEFA, tão grande que coisas como eleição de melhor jogador do ano, Copa do Mundo e Liga dos Campeões são comuns no modo Carreira, o que é uma ausência no exemplar da EA Sports, que prefere lançar games como FIFA 10 World Cup e UEFA EuroCopa 2008 a acoplar essas competições ao seu game principal.

Mas os defeitos da carreira passam despercebidos mais do que deveriam, já que é explícito o fato do game ser feito para o multiplayer, como infelizmente tem sido corriqueiro nos dias atuais. E a experiência não decepciona: Toda a violência brutal e profissional, digna dos confrontos mais disputados do UFC, são transmitidas com precisão para o game, que tem em suas batalhas Player 1 vs Player 2 o seu forte. Os movimentos dos lutadores estão incrivelmente realistas e elementos corporais, como sangue, suor e ferimentos(graves ou não) estão presentes, causando embasbacamento diante da qualidade absurda obtida. Arrisco-me a dizer que é um dos melhores gráficos, em quesito realismo, já lançados nos consoles Xbox 360 e PS3.

E se o confronto direto entre players é o forte(e foco) do jogo, nada mais natural que o lançamento tenha sido lançado exclusivamente para consoles. A jogabilidade do console(e a popularização cada vez maior dos controles) é muito mais fácil do que a dos PCs, o que é claramente confundido com qualidade. Ainda que em quesitos de jogabilidade e gráficos o PC seja bastante superior aos consoles(fora que o teclado em si é um recurso bem mais interessante que o controle), os consoles são bem mais aceitáveis e populares, já que possibilita experiências multiplayer igualmente divertidas. A diferença do PC para o Xbox, por exemplo, é algo como FIFA vs PES. FIFA é o PC, muito melhor, muito mais realista e extremamente complexo, um desafio á mente. Já o XBOX é o PES, fácil, divertido e bem mais acessível ao público médio dos games.

Assim, é fácil constatar que UFC Undisputed 2010 é um perfeito filhote de sua geração, um game feito especialmente para Gamers casuais, que querem se reunir depois do colégio para uma trocação divertida, como nos melhores momentos do Pay-Per-View das espetaculares Artes Marciais Mistas. Sendo bem superior ao seu concorrente, MMA da EA Sports, o mais difícil porém bem pior em quesitos gráficos e de jogabilidade, UFC é aquela diversão para amigos, sem se levar a sério. E, sem dúvida, não se levar a sério é o maior trunfo de UFC, que é algo bem profissional comparado ao MMA, que reúne apenas lutadores secundários ou perto da aposentadoria. Entre o sub-UFC e o exemplar oficial, prefere-se muito mais o exemplar da THQ.

CONCLUSÃO

Os jogos de luta tem que evoluir muito se querer serem levados a sério como o realistíco simulador de futebol FIFA 11. Mas, comparando ao mercado existente, UFC Undisputed 2010 é o melhor que se tem.

Fonte. Game Vicio


GALERA DO BLOG, Alguém joga UFC UNDISPUTED ?

Grupo Universo MMA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...