sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

UFC 16 - Torrent

http://www.wwf4ever.de/ufcposter/UFC16.jpg
Torrent


UFC 16: A Casa de Frank
By Dave Meltzer, Yahoo! Sports
18/04/2009

UFC estava no que nós podemos chamar hoje do Período Negro, em 13/03/1998, mas se você estivesse lá para assistir o UFC 16, você nem sequer desconfiaria disso, pois o evento aconteceu no interior de New Orleans.

A arena com capacidade para 4.300 pessoas estava super lotada com cerca de 4.600, com os ingressos esgotados dias antes do evento, e foi um com a platéia mais entusiasmada na história do UFC. O UFC 16 foi o primeiro evento que tinha na platéia pessoas que estavam lá para ver todos os aspectos esportivos envolvidos no UFC, ao contrário das platéias anteriores que só estavam interessados em fantasias e nas bizarrices das lutas.

O evento foi feito em volta de Frank Shamrock, que tinha se tornado o primeiro campeão até 200 pounds, que na época era chamada simplesmente de categoria dos médios e mais tarde se tornaria a conhecida LHW, batendo o medalhista de ouro olímpico dos Jogos de 1992, Kevin Jackson em 14 segundos com uma chave de braço, dia 21/12/1997 em Yokohama, Japão. Shamrock fez sua primeira defesa de título numa luta que ficou conhecida como de unificação dos títulos com o campeão do Extreme Fighting, Igor Zinoviev, um especialista russo em sambo e kickboxer que estava invicto.

A Semaphore Ent. Promoveu o evento, e toda a promoção foi feita em volta de Shamrock, que na época tinha 25 anos de idade, em todas as redes de TV, tentanto fazê-lo se tornar a nova cara do evento. Shamrock foi para cima aplicando um doublé-leg bem alto (slam) e derrubando-o com tanta força que Zinoviev estava nocauteado em apenas 23 segundos. Zinoviev se tornou o primeiro lutador a sair do octágono numa maca depois de 4 anos de competições, com a clavícula quebrada e uma fratura na vétrebra C-5.

O evento marcou também o início da categoria até 170 pounds (77 kg), que então era chamada de categoria dos leves, com um torneio com 4 lutadores vencidos pelo estreiante Pat Miletich, que iria mais tarde se tornar o primeiro campeão desta categoria e um lendário treinador. A primeira luta de Miletich foi contra o medalhista de prata olímpico de 1996, Townsend Saunders, que acabou numa decisão apertada para os padrões da época, com Miletich se tornando o primeiro lutador a vencer uma luta na decisão mesmo tendo passado a maior parte da luta de costas para o chão.

O evento também teve 3 das maiores lutas na história do UFC, uma batalha violenta onde Mikey Burnett derrotou o brasileiro Eugenio Tadeu numa luta que mostrou uma trocação com os socos mais fortes já vistos no octágono. Numa batalha entre ex-campeões dos torneios do UFC até 200 pounds, Jerry Bohlander bateu Jackson com uma chave de braço, apesar de Big John McCarthy ter interrompido a luta antes de Jackson ter batido, deixando Jackson furioso fora do octágono. Esse evento viu também a estréia do astro japonês do pro-wrestilng Tsuyoshi Kosaka, que venceu na decisão unânime a luta contra Kimo.

A luta rendeu enormes manchetes no Japão, onde o evento tinha uma grande cobertura da imprensa nacional, porque Kimo tinha construído uma grande reputação no Japão com vitórias inclusive sobre pro-wrestlers como Kasushi Sakuraba e um ex-WWF, Scott “Bam Bam” Bigelow em lutas muito famosas.

Observações:

Entre o UFC 15 e o UFC 16, a organização realizou um evento que não consta na história, o UFC Japão, que aconteceu dia 21/12/1997 em Yokohama. Além da vitória de Shamrock, Randy Couture derrotou Maurice Smith na decisão para vencer seu primeiro título dos pesos pesados.

Kevin Jackson nunca mais foi visto numa luta no UFC. Na época ele era assistente do treinador da equipe Olímpica de wrestler dos EUA, e recebeu um ultimato porque os dirigentes consideravam o MMA um esporte bárbaro, e ele não poderia continuar lutando no UFC se quisesse fazer parte da Equipe Olímpica.

Tendo perdido o contrato de transmissão dos eventos pela maioria das empresas de TV a cabo, o UFC mudou completamente a estratégia de marketing. Ao invés de enfatizar a idéia de “Vale-Tudo” (no holds barred), e a idéia que dois homens entram no octágono, mas só um sai, eles promoviam o evento em torno da segurança e do pequeno número de atletas seriamente lesionados, ironicamente numa noite onde aconteceram quase todas as lesões sérias do UFC.

Resultados:

Torneio dos Leves

Substitutos:

Chris Brennan def. Courtney Tanner, submission (armbar), 1:20
Laverne Clark def. Josh Stewart, TKO, 1:15

Semifinais:

Pat Miletich def. Townsend Saunders, split decision
Mikey Burnett def. Eugenio Tadeau, TKO, 9:46

Final:

Miletich def. Brennan (substituto de Burnett), submission (rear naked choke), 9:01

Outras Lutas:

Tsuyoshi Kosaka def. Kimo Leopoldo, unanimous decision
Jerry Bohlandder def. Kevin Jackson, submission (armbar), 10:23

Médios: Campeão do UFC vs. Campeão do Extreme Fighting
(O primeiro crossover entre campeões - Lembram como a gente torcia por esse crossover entre UFC e Pride?)

Frank Shamrock (UFC) def. Igor Zinoviev (EFC), KO, 0:22 (Shamrock retains title)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...