domingo, 10 de janeiro de 2010

Murilo Bustamante

Por Erik Engelhart

À frente da Brazilian Top Team nos Estados Unidos, no projeto de expansão da academia na terra do Tio Sam, Murilo Bustamante está no Brasil, onde vai ficar até o final de fevereiro. Em entrevista exclusiva Murilo conversou com a TATAME sobre os planos que tem para a BTT, apontou Rousimar Palhares, o “Toquinho”, como futuro detentor do cinturão dos médios no UFC, comentou a ida de Renzo Gracie ao maior evento de MMA do mundo e garantiu voltará aos ringues em 2010. Confira abaixo o bate-papo com o casca-grossa.

Como vai o trabalho de padronização do ensino de Jiu-Jitsu da BTT na América?

Foi bom você ter me perguntado isso porque há um tempo atrás eu havia dado uma declaração que foi muito mal interpretada e foi até incluída nas frases do ano, onde eu falei que ia expandir o sistema brasileiro de Jiu-Jitsu a todas academias dos Estados Unidos, mas, na verdade, o que eu estava falando a respeito de todas as academias que nós estamos dando aula e ficou uma coisa meio mal explicada, meio mal interpretada.

Qual a expectativa da BTT para 2010 tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos?

As expectativas são as melhores possíveis, estou no Brasil agora onde vou passar dois meses, janeiro e fevereiro, vou estar ajudando a equipe aqui na academia. Na América estamos fazendo a filiação de novas academias, estamos expandindo a BTT na América e no Brasil também. Acredito que nesse ano de 2010 a academia vai dar uma crescida muito boa, estamos trabalhando em cima disso, no nosso sistema de ensino de artes marciais em geral, tanto no Jiu-Jitsu quanto no MMA, procurando expandir o sistema o máximo que a gente pode... Temos academia na Califórnia, no Texas, Flórida, Filadélfia, Montreal, são tantas que nem sei de cabeça.

Como você avalia a luta do Toquinho contra o Lúcio Linhares, no UFC?

Achei que foi uma luta muito boa, o Lúcio Linhares valorizou bem o trabalho, a luta. Acho que o Toquinho foi bem, ainda vai dar muito trabalho no futuro. Foi uma grande vitória, ele estava há um tempo sem lutar, mas apesar de ter lutado bem acho que ele ainda pode fazer melhor.

Como você analisa a categoria do Toquinho? Onde acha que ele pode chegar?

Eu tenho certeza absoluta que ele vai ser campeão, mais cedo ou mais tarde. Por enquanto ele vai amadurecendo, ganhando experiência até acabar com o cinturão. Acredito que é só uma questão de tempo para ele conquistar esse cinturão.

A contratação de atletas experientes pelo UFC te motiva a voltar ao octagon?

Com certeza isso me anima, e tenho planos de lutar em 2010 e vamos ver como é que vai ser. Estou me preparando, estou aqui no Brasil também para treinar. Estou treinando forte para entrar no ritmo e estamos estudando propostas, vamos ver o que acontece. Ainda não tem nada certo, mas estou me preparando para lutar, já que ano passado eu não tive nem tempo de me preparar direito, fiquei treinando só de quimono e dando aulas.

Como você vê a ida de Renzo Gracie para o UFC. Você acha que ele vai dar trabalho ao Matt Hughes?

Acredito que isso vai depender mais dele. Se ele se preparar bem e fizer um bom treinamento, um bom camp, acho que ele vai dar trabalho e tem condições de ganhar essa luta.

O que o público pode esperar de você e da BTT para esse ano de 2010?

Podem esperar os lutadores em forma. Vamos trabalhar para expandir a equipe, isso já está sendo posto em prática já que estamos abrindo novas academias. Nossos lutadores vão estar afiados e treinando bem. Podem esperar boas apresentações da nossa academia no geral, posso garantir isso. A gente tem uma garotada muito boa, tem o Milton que está vindo muito bem, embora esse resultado de sua última luta contra o Diego seja contestável, temos o Pedrinho, tem uma garotada pronta para despontar, como o Vitor Pimenta, o Maurício, o Camaleão, tem o Kevin que vai lutar agora na Paraíba, que promete, entre outros atletas estrangeiros que prometem e que vão despontar nesse ano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...