quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

'Reveillon' de torneios do Japão marca estreia de campeão olímpico no MMA

Do UOL Esporte
Em São Paulo

CAMPEÃO TROCA O JUDÔ PELO MMA

  • Tido como herói nacional no Japão, Satoshi Ishii conquistou a medalha de ouro em Pequim-2008

  • Mesmo com futuro promissor, o japonês foi atraído pela fama e dinheiro do MMA, de Randy Couture

Órfãos do extinto Pride, os japoneses são considerados um dos povos mais apaixonados pelas lutas e pelas artes marciais. Tentando potencializar essa paixão e aproveitando as festividades da mudança de ano, os dois maiores torneios de MMA do país na atualidade resolveram se juntar para fazer um grande show neste dia 31 de dezembro. Lutadores do Dream e do Senguku estarão frente a frente no Dynamite!! 2009.

Em um evento que já conta com 19 lutas em seu card, sendo 12 de vale-tudo e outras sete de K-1, o torneio terá nove combates entre um lutador do Dream e outro do Sengoku, além da decisão do GP dos ‘Super Hulk’ do Dream entre Ikuhisa Minowa e Rameau Thierry Sokoudjou. Mas um dos destaques da noite deve ficar por conta de uma esperada estreia no MMA: Satoshi Ishii, que enfrenta Hidehiko Yoshida.

Com apenas 22 anos, o japonês abandonou o judô pouco depois de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 na categoria +100 kg. Tido até então como um verdadeiro herói nacional e uma das maiores promessas da modalidade, o jovem judoca foi atraído pelo dinheiro e pela fama trazida pelo MMA, deixando de lado sua faixa preta terceiro dan.

“Eu finalmente decidi o que quero fazer na minha vida e o UFC é onde eu quero lutar. Ainda sou ‘faixa branca’ em MMA, então compreendo a possibilidade de começar lutando em torneios menores”, disse Ishii. “Se eu era um judoca desconhecido, e agora quero fazer definitivamente meu nome no MMA, ganhando experiência no Japão. Entretanto, decidi dar uma utilidade para minha medalha de ouro.”

Depois de ter anunciado que não lutaria mais judô e que estava mudando para o MMA, Ishii foi sondado por Dana White, presidente do UFC, que ainda busca uma maior representatividade do evento no país. Ele então trabalhou nas academias X-Couture, do ex-campeão do UFC Randy Couture, e na American Top Team, além de ter vindo ao Brasil para treinar em Belém com Lyoto Machida, atual campeão dos meio-pesados do maior torneio de vale-tudo do mundo.

Agora, Satoshi Ishii pensa apenas em sua estreia no vale-tudo contra seu compatriota Hidehiko Yoshida, que também é medalhista de ouro do judô japonês, mas nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, além de ter sido campeão mundial em 1999.

“Respeito Yoshida desde que sou pequeno, mas o lado bom é que sei que estou pronto para enfrentá-lo. Sei que posso acertar seu queixo com meu soco”, afirmou Satoshi Ishii, seguido pelo veterano, que tem 17 anos a mais. “Acho que essa será uma boa chance de ensiná-lo o nível de dificuldade do MMA. Quero mostrar isso a ele.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...