quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lyoto Machida

Por Guilherme Cruz

Lyoto Machida defenderá pela primeira vez, no dia 24 de outubro, seu cinturão do UFC. Pronto para Maurício “Shogun”, o carateca conversou com a TATAME e revelou que tem mais de uma estratégia para o combate. “A estratégia é segredo... A gente tem um plano A, B e C... Dependendo de como a luta se portar, tenho planos para sair das situações”, garante o campeão, sem pensar no passado de glórias do curitibano no Pride. Na entrevista exclusiva com o carateca, que você confere amanhã na TATAME, Lyoto comentou os treinos de Caratê de Vitor Belfort, a luta entre o Fenômeno e Anderson Silva, seu companheiro de equipe, a vitória de Thiago Silva contra Keith Jardine e muito mais.

Como estão os treinos para a luta?

Estamos na reta final dos treinos, na parte da estratégia, de planejamento para a luta. A equipe está bem unida e acreditamos muito no nosso trabalho.

O Shogun já foi considerado o número um da categoria no passado...

Eu não estou pensando no que o Shogun já fez, estou concentrado no que eu posso fazer, na minha estratégia. Sei que ele já foi campeão do Pride, mas eu não tenho pensado dessa forma. Ele já foi campeão do Pride e eu sou o campeão do UFC, mas isso não vai me dar nenhuma vantagem, não vai me dar nenhum round de vantagem. Vamos começar da mesma linha, tivemos o mesmo tempo de treinamento... Estou focado no meu treinamento e na minha luta.

Você acha que ele será o seu adversário mais duro até hoje?

Cada luta tem a sua peculiaridade, essa luta tem a sua dificuldade e a sua pressão, mas todas tiveram as suas dificuldades. O Shogun vem treinando duro, então procuro entender a luta dessa forma. Cada luta tem o seu lado particular e essa não é diferente. Não posso dizer que essa ou outra foi a mais dura, sei que tenho que me preparar para o pior.

Qual a estratégia pra luta?

A estratégia é segredo... A gente tem um plano A, B e C... Dependendo de como a luta se portar, tenho planos para sair das situações.

Você está treinando só em Belém?

Estou treinando só aqui, até porque aqui eu encontro todas as variáveis que preciso, todos os componentes que preciso para ter o sucesso, o conjunto, onde tenho a família, treinamento e alimentação. Não acho que só porque estou longe do grande centro que tenho que ir buscar isso.

Você vai treinar com o Anderson pra essa luta?

O Anderson está meio machucado, acho que vai fazer uma cirurgia no cotovelo, só trocamos umas informações.

O Vitor Belfort treinou Caratê para a sua última luta. O que você achou disso?

No momento da luta ele conseguiu incorporar mais o Caratê ao estilo dele, mas eu acho que foi muito importante para ele. Ele gostou da oportunidade, como se sentiu nessa nova empreitada, e foi muito bom pra carreira dele. Ele precisava de uma vitória que fosse marcante, e essa foi contra um cara de nome.

O Vitor te visitou no começo do ano e vocês treinaram juntos. Ele já tinha mostrado interesse no Caratê nessa época?

Ele já tinha falado, mas como eu estava voltado pro treino com o Rashad, faltavam dois meses para a luta, a gente trocou umas informações, mas já tem muito tempo. Conversamos um pouco, ele ficou um dia só lá.

Como você acha que vai ser a luta entre ele e o Anderson?

É uma luta dura para os dois, não dá para desmerecer nenhum dos lados, eles não podem se subestimar. O Vitor já foi campeão e o Anderson é o campeão, vai ser uma luta dura. Os dois têm que estar muito bem treinados. Estou muito focado no que estou fazendo, então não sei com vai ser essa luta.

E caso algum deles queira treinar com você?

É uma coisa difícil de falar no momento, porque eu não quero tomar partido de ninguém. O Anderson faz parte da minha equipe, então é difícil falar disso. Estou mais focado no que estou fazendo agora, não estou pensando nisso.

O UFC está com muitos brasileiros bem na sua categoria, como o Banha e o Minotouro, que vão se enfrentar. O que você acha disso?

O Brasil está mandando muito bem, chegando com muita gente nos tops. O Banha está muito bem, o Minotouro nem se fala, sempre defendeu muito bem o Brasil no MMA e no Boxe, e agora eles vão se enfrentar... O UFC talvez queira peneirar isso, porque tem muito brasileiro na jogada. Isso tudo mostra a evolução do Brasil, mostrando que o MMA é forte aqui.

E o Thiago Silva, seu último adversário antes da disputa de cinturão, voltou a vencer agora. O que você achou da luta?

Eu achei que o Thiago lutou bem, conseguiu fazer o jogo dele e foi vitorioso. Eu o parabenizo, ele merece, essa volta por cima foi importante para ele. De forma alguma tenho mágoas com ele, somos profissionais... Ele soube lutar e fazer uma grande luta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...