quinta-feira, 12 de março de 2009

Igreja promove competição de vale-tudo para atrair jovens


Conhecida por ser a igreja do meio-campista Kaká, por sua sede ter desabado este ano e por seus criadores terem sido presos nos Estados Unidos, a Renascer novamente chama atenção. Dessa vez a novidade é a disputa de torneios de vale-tudo em sua sede em Alphaville, na cidade de Barueri, região oeste da Grande São Paulo.
Comandado pelo pastor Mazola, a igreja fez um torneio da modalidade permeado por cultos durante os intervalos. A idéia da Renascer é fazer com que o público jovem crie interesse pela religião. "Queremos atrair mais jovens. Cerca de 60 deles entregaram a vida para Jesus", conta o bispo Leandro Miglioli, de 33 anos.

A igreja também busca tirar os adolescentes do mundo das drogas por meio das artes marciais, tanto que o ringue utilizado no torneio de MMA fica aberto durante a semana para treinos de jiu-jítsu. "Quem vem aprende esporte e larga os vícios do mundão", disse Emerson Silva para a reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Sem contar com álcool ou cigarros, comuns nos torneios de vale-tudo, a competição reuniu frequentadores das academias da região e foi até as 3h30 da madrugada. Satisfeita com a receptividade do público, a igreja Renascer fará outro evento este ano.

"Um ringue ao lado do altar é inusitado, mas não extraordinário entre evangélicos", diz a antropóloga Clara Mafra, pesquisadora da religião. "Nos anos 1940, eles introduziram no Brasil guitarras em cultos. Nos anos 1950, a Assembleia de Deus fez concursos de miss entre as irmãs e não deu certo. A junção de sagrado e mundano causa estranheza, que pode ser ruim ou ter apelo como bom marketing religioso."

Jiu-jitsu

Duas vezes por semana, o mesmo templo da Renascer fica aberto para treinos de jiu-jitsu. "Quem vem aprende esporte e larga os vícios do mundão", diz Emerson Silva, 27, que se diz cético sobre as polêmicas envolvendo a igreja (prisão dos líderes por sonegação e críticas pela queda do teto de um templo que deixou nove mortos).

As lutas acontecem no fundo da igreja, após os cultos. "O primeiro foco é Deus, mas o esporte ajuda os jovens", diz Filipe Farias, 18, frequentador também da igreja Bola de Neve, que adota sintonia com esporte --no caso, uma prancha de surfe sobre o púlpito.

uol

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...