sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Rogério Camões o treinador de casca-grossas



Responsável pela preparação física de casca-grossas como Anderson Silva, Rafael Feijão, Ronaldo Jacaré e André Galvão, Rogério Camões está tendo muito trabalho na academia X-Gym. Em entrevista à TATAME, o preparador falou sobre os treinos dos atletas para suas próximas lutas, no UFC e Dream. “Agora a gente está no foco do Anderson, com a sua defesa do cinturão, o Jacaré e o André Galvão, nós temos esses três trabalhos aí pra fazer”, afirmou Rogerão, que falou sobre a Black House, a derrota de Minotauro no UFC e muito mais.


Fale um pouco de seus treinamentos e como se chama a equipe?...

Na verdade, isso aqui é uma equipe..Hoje é difícil de dar um nome para essa equipe, as coisas nas vida porque na verdade não sei se você se lembra Marcelo, as coisa na vida, elas passam por varias etapas. Há dois, três anos atrás quando você veio aqui, lembra? Era Babalú, era Rodrigo, era Rogério, o Feijão, o próprio Anderson, o Vitor, aí a gente fez uma matéria e lembra que você perguntou, isso aqui é que equipe? Isso aqui, na verdade, eu abri espaço para os meus amigos, meus amigos estão treinando aqui. E isso na época deu a maior repercussão, porque era gente da BTT, era o Babalú, o Vitor, que não era da BTT, tinha o Anderson, que na época ainda era Chute Boxe, e aquela galera se reunia... Na verdade, eu sempre tive essa filosofia de vida, de interação, acho que as pessoas têm que interagir muito para evoluir, porque se você ficar muito restrito, fechado... Hoje o mundo não está para isso, hoje o mundo é globalizado, então nada mais dentro da realidade do MMA do que haver esse intercâmbio entre os lutadores...

Então criou-se um time, a Black House, que infelizmente não deu certo, e aquilo foi uma experiência para mim, que vi que como time, tinha umas coisas em mente que você começa a limitar, a fechar muito... Aí acabou a Black House e sobrou esse espaço aqui, que ficou sem ninguém, sem treino, aí veio o Distak, e o Anderson continuou fazendo a parte física comigo, o Feijão também... Alguns atletas continuaram fazendo a parte física comigo e outros vieram. Tem o espaço, a princípio a gente cedeu esse espaço para o Anderson Silva e aí o Anderson começou a trazer alguns caras para lhe ajudar e, hoje, se você perguntar que time é esse? Na verdade, o time, o espaço continua sendo X-Gym, X-Strike academia, mas isso aqui é um time de campeão, Jacaré, André Galvão, Anderson Silva, Rafael Feijão, fora as outras pessoas que vem esporadicamente como o Cigano, o Rogério “Minotouro”, que deu alguns treinos, o Thiago Jambo sempre treina, o Maldonado...


E quem você está preparando e focando a preparação, no momento?


Agora a gente está no foco do Anderson, com a sua defesa do cinturão, o Jacaré e o André Galvão, nós temos esses três trabalhos aí pra fazer: o André é o primeiro a lutar, depois vem o Jacaré e por último o Anderson. O Jacaré já está bem adiantado, porque ele já vinha treinando desde o final do ano, já está pronto para lutar, nós estamos mais fazendo uma manutenção sem perder o foco do Jacaré. Agora estamos mais no foco do Anderson Silva, porque essa luta para ele é muito importante.


E de que maneira os atletas André Galvão e Jacaré estão ajudando ele para a luta contra o Thales?


Estão ajudando demais, não há nada melhor do que você ter um Jacaré ou um André Galvão para desenvolver a questão do chão do Anderson, apesar do que o Anderson tem um chão bem eficiente, pois é um faixa-preta de Jiu-Jitsu. Ele é muito bom de chão, só que os caras são especialistas na questão, porque eles são puro Jiu-Jitsu e essa troca é muito legal, os dois puxando muito chão para o Anderson e o Anderson puxando muito luta em pé pra eles, o que vai gerar a evolução de todo mundo. Eles se uniram de uma maneira que hoje os caras estão se sentindo como uma equipe. O Jacaré já estava treinando com a gente há dois meses e o Anderson estava de férias e, quando ele voltou, a primeira pessoa que ele foi treinar foi o Jacaré... Ele pegou uma manopla de chute e começou a ensinar o cara a chutar... Esse tipo de atitude do Anderson mostra quem ele é, ele é um ser humano muito evoluído porque ele não tem vaidade, rixa, é um cara que assimila as coisas muito bem porque ele sabe o quanto é bom ter o Jacaré em, seu treino e vice-versa. Hoje eles são amigos, um ajuda o outro, o Jacaré está sempre mostrando posição para o Anderson, o André ontem mostrou varias posições de Jiu-Jitsu, os caras fazem sparring um com o outro, saem na porrada e no final do treino está todo mundo em casa.


Como é o horário de treino do pessoal?


De manhã fazemos a parte especifica de luta, de tarde a parte mais técnica e a noite é sempre a preparação física e depois fazemos um treino de luva que é uma coisa mais refinada, mais técnica, funciona assim.


E o pessoal do Minotauro Team, você estava fazendo algum trabalho lá?


O Rodrigo treinou comigo durante três anos, mas já tem quase dois que eu não faço a preparação do Rodrigo, mas eu tenho uma relação muito boa com o Rodrigo e com o Rogério, até porque o Anderson e o Rafael Feijão tem uma relação muito boa, os caras são amigos e nós temos um pacto, a gente tem as portas abertas... A gente usa o espaço do Rodrigo, vai lá ajuda no que é possível e aqui os caras vem na hora em que precisarem. Essa interação é muito agradável, o Anderson veste a camisa da Minotauro Team, o que é muito interessante porque mostra que todo mundo evoluiu, deu esse passo no que é acompanhar a realidade do MMA. Lá fora o St Pierre treinou com vários caras que não são do time dele, então essa é a realidade do MMA.


A gente notou uma diferença entre o Rodrigo que você vinha preparando e o Rodrigo que lutou contra o Frank Mir. Você acha que as contusões, o problema do furúnculo e joelho que ele teve afetaram sua atuação?


Certamente, pois é muito difícil você preparar um atleta quando ele tem lesão, pois você faz todo um planejamento e o atleta começa a se lesionar, ou vem lesionado, e você tem que ir adaptando o seu treinamento. Acredito que isso tenha atrapalhado muito na questão do treinamento. Os treinadores do Rodrigo são caras consagrados, estão com ele há anos e eu já trabalhei com todos eles e os caras treinam o Rodrigo bem. Aquele Rodrigo não foi o Rodrigo que a gente está acostumado a ver, sabemos que ele deve ter passado por vários problemas para chegar naquela luta um pouco apático. Acredito que ele não estava se sentindo muito bem na forma que ele estava, talvez uma lesão, quando você via o semblante do Rodrigo ele estava meio preocupado, tenso e ele é um cara totalmente descontraído... Mas acho que a derrota faz parte e a gente tem que saber administrar e tirar proveito disso positivamente pra se realmente houver algum erro, saber onde errou para depois consertar, porque todo mundo já passou por uma derrota, todos os grandes lutadores e isso não desmerece o Rodrigo, ele é um guerreiro e já mostrou isso, porque foi até o final da luta e ele não precisa provar mais nada para ninguém.


Falando como preparador físico, o que te impressionou no Jacaré?


O que mais me impressiona nele é a potência muscular que ele tem, assim como o Rafael Feijão, que explode com gás e faz cinco rounds explodindo nos cinco. Ele é um cara muito dedicado, o Jacaré vem da mesma genética, é esse tipo de fibra que determina a diferença entre um atleta lento para um atleta rápido.


E o Anderson, quais são as maiores qualidades dele?


O Anderson é extremamente habilidoso, sua habilidade é o que faz a diferença. Ele se dedica muito à preparação física, tecnicamente nem se fala, agora o que faz a diferença mesmo é que ele é habilidoso demais, é impressionante. Você ensinou um negócio ele executa cinco minutos depois. Ele assiste a um vídeo, vem e executa a técnica no meio do sparring. Na última luta do Anderson que foi uma luta meio polêmica... Ele é aquilo ali cara, ele cansa de fazer sparring daquele jeito, é dele, é da personalidade dele, ele tira a atenção do cara, aquilo que ele faz durante o dia-dia ele leva pra dentro do octagon e naquela luta foi uma das maneiras que ele luta também, porque ele é habilidoso.


Como anda a parte de preparação do André Galvão?

O André é um garoto que tem um laço muito grande com os treinamentos, então é muito fácil trabalhar com ele. Não estou tendo nenhuma dificuldade, até pela historia dele no Jiu-Jitsu, é um cara que já passou por diversos treinadores, ele é muito bom de levantamento de potência, é um monstro, forte e um cara centrado e disciplinado.


Quem da sua academia você acha que vai bombar? O André está indo pro Dream, o Jacaré tem uma luta marcada e o Anderson pega o Thales...

Posso te falar que hoje o Jacaré é outro lutador, ele está treinando aqui há três meses, até a luta serão cinco e, se você ver o Jacaré fazendo um sparring, você não vaio acreditar, ele só anda pra dentro e é trocação franca. Ele fez sparring com o Cigano, que tem uma mão pesada, e ele foi pra cima estilo Wanderlei, toma lá dá cá, fez sparring com o Maldonado... O que está me impressionando no Jacaré é a mão do cara, o Distak é um monstro mesmo, pois melhorou a mão desse cara e ele passou a gostar de trocar porrada. Ele está adorando e agora com a ajuda do Anderson e do Feijão. Fora o Anderson que é um fenômeno, o Feijão é um dos caras que está com o melhor boxe no Brasil, ele está com um boxe perigoso.

Você acha que está demorando pra chegar a hora do Feijão?


Teve aquela questão daquele evento que melou e o Feijão estava no auge, ele estava pronto.


O UFC mostrou interesse em contratá-lo?

Claro, quem não quer ver aquele garoto lutando no UFC? Ele é um cara disputado aí por vários eventos. O Feijão é um cara que está em negociação e está pronto para lutar, porque ele não parou de treinar. Se marcarem uma luta pra daqui a um mês, ele só tem que baixar o peso, porque ele está com 115kg. Ele é, pra mim, o cara mais forte da atualidade, ele está um monstro. Eu sempre falo pra ele que, até 93kg, vai passar o carro e depois você pode subir para a heavyweight que faria frente com muitos caras peso pesado. Ele tem uma estrutura genética que, se você o visse hoje, iria se assustar, pois ele está gigantesco e com a mesma explosão de 93kg, e a grande vantagem dele é que ele é o homem-treino, ele não faz porra nenhuma além de treinar comer e dormir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...