sábado, 30 de janeiro de 2010

Wallid: “O Jungle é o trampolim para o UFC”

Gleidson Venga

*Foto: Marcelo Alonso

A menos de um mês para a próxima edição do Jungle Fight, Wallid Ismail está trabalhando a mil por hora. Em entrevista ao Portal do Vale Tudo, o empresário contou seus planos para a temporada 2010 do evento, além de avisar que, os lutadores que mais se destacarem no Jungle, terão portas abertas no UFC. Mas ele avisa: “Não vou dar moleza pra ninguém”.

O Gerônimo Mondragon disse que você é empresário dele agora e que, caso ele vença mais algumas lutas, poderá lutar no UFC. Isso acontecerá mesmo?

Falei com o Joe Silva sobre ele, que ele vem muito bem, e o Joe Silva se mostrou interessado. Estou batalhando para colocar ele lá, mas tem que ganhar as lutas, não tem moleza, não tem essa não. Primeiro tem que ficar focado no evento, com quem ele vai lutar agora. Quem pediu essa luta foi o próprio adversário, o Edson Conterrâneo, um cara muito duro, e essa luta já estava cogitada. Primeiro tem que ganhar essa luta, se concentrar nela. Aqui é o Wallid promotor que está falando, tem que distinguir estes dois lados.

Você, apesar de empresariar alguns lutadores, não dá moleza para seus atletas...

Claro. Não tem essa. Os caras para ficarem bem lá fora, precisam estar bem aqui no Brasil. Imagina se eu fosse um treinador e que o mais importante fosse meu time, aí sim eu seria totalmente parcial. Os lutadores sabem que amo essa parte de luta, de empresariar, botar os caras pra lutar lá fora, mas só vão os melhores. Não fico passando a mão na cabeça de ninguém, aqui não tem amigo do amigo, ninguém é meu aluno, a coisa é totalmente profissional. Quando boto para lutar no Jungle, boto pra lutar com os mais cascas grossas.

Como é essa parceria do Jungle com o UFC?

Eu estive no último WEC e tive uma reunião com Joe Silva e Sean Shelby, o matchmaker do WEC. Já falei com o Joe Silva que tenho intenção de fazer o cinturão para dezembro e ele falou “Wallid, fica muito mais fácil pra gente pegar os campeões”. Foram as palavras dele.

Então sua intenção é continuar exportando lutadores para o UFC...

Esse é o plano, continuar a exportar lutadores do Jungle para o UFC. O Jungle é o trampolim para o UFC. A quantidade de lutadores que saiu do Jungle e estão no UFC é brincadeira.

Como estão os preparativos para o próximo evento?

Estamos na correria para fazer um grande show na praia, onde vai ficar a estrutura. Vamos ter um título brasileiro de kickboxing na primeira luta, com um título sul-americano de boxe na última luta. Vai ser um evento para todos os gostos.

E em relação ao resto do ano?

Já estou fazendo o card de março e só tenho que ver algumas lutas para completar com o Eric Silva, que estou vendo um atleta para vir dos Estados Unidos, assim como a Carina Damm. Tive uma negativa por parte do treinador da Claudinha, o Jair Lourenço, porque parece que eles vão ter um compromisso. É isso, estamos trabalhando, e não vai ter moleza, quem for pro Jungle pode se preparar para ir para a guerra, não tem jeito. O Ivan Pitbull, que é do Jungle, vai pegar a maior pedreira que tem, que é o Rodrigo Damm. Então é só luta dura, não tem moleza, não é meu aluno, não escolho por isso, o mais importante é o evento. Se esses atletas querem lutar lá fora, têm que realmente pegar parada dura, não dou parada mole, principalmente porque não são meus alunos. Eu sou do ramo e, quem cai de pára-quedas e não é do ramo, não sobrevive.

Já tem um calendário pronto para todo o ano?

Nós temos prontos até maio. Em fevereiro será em Vila Velha, em março vai ser em São Paulo, em abril será em Macaé e maio ainda estamos definindo. Em junho não faremos porque será o mês da Copa do Mundo. Vamos arrebentar esse ano.

Você acompanha bem de perto o Rodrigo Minotauro. O que espera da luta dele contra o Cain Velásquez?

Eu falo o seguinte: esse é meu ramo. Eu estava naquele programa Ponto Final, do Canal Combate, o Minotauro tinha perdido do Frank Mir, e estavam falando dos cinco melhores lutadores. Eu falei que o Minotauro era dos melhores Pound for Pound do mundo, e que iria ganhar do Randy Couture e mostrar isso para todo mundo. Ele já é uma lenda do esporte, e falei isso vindo de derrota, porque vindo de vitória é brincadeira falar o que todo mundo fala. Eu falo quando ninguém fala, esse é meu diferencial, e até mesmo em eventos o que eu faço é o diferencial. Eu não importo que as pessoas me imitem, depois de mim já vi gente fazendo evento e separando os convites masculinos e femininos. Fiquei feliz com isso. As pessoas imitam até as palavras que eu falo. O Jungle é um evento que é o maior da América Latina, não é por acaso, você vê os caras indo para lá para tentar fazer igual depois. É impressionante.

E quanto ao Paulo Thiago? Como ele está chegando para a luta contra o Mike Swick no UFC 109?

Ele está bem, tem que ir para a guerra, não tem mistério. A uma semana e meia da luta, é acelerar. Ele treinou muito bem na X-GYM, recebeu a maior força de toda a equipe de lá e, como acabaram as férias dele na polícia, voltou para Brasília, mas continua treinando forte. Tenho certeza que ele vai conseguir mais uma vitória.

http://www.portaldovt.com.br/pt/?channel=2&id=1381

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...