sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cigano se firma como astro do UFC, mas não pensa em cinturão

O cruzado avassalador do catarinense radiacado na Bahia pôs o holandês na lona e ergueu o nome dele ao posto de astro da divisão dos pesados.

O combate contra Yvel acabou em pouco mais de 2 minutos. Foi a décima vitória em onze lutas. E a quarta no UFC.

Numa entrevista ao blog Mano a Mano, Cigano fala sobre os planos para 2010. Conta que dá mais frio na barriga encarar o croata Mirko Cro Cop do que o campeão Brock Lesnar. Diz que é a vez de Rodrigo Minotauro lutar pelo cintrão. E fala sobre a vitória arrassadora no UFC 108. Leia abaixo:

Resume 2009:
Foi sucesso puro, graças a Deus. Foi uma virada muito boa na minha vida. Eu to aparecendo mais e acredito que hoje em dia faço parte do time top do UFC.

Frank Mir deve lutar contra Shane Carwin pelo título interino dos pesados. Não tem atletas mais gabaritados para disputar a cinta no lugar deles?
Tanto o Mir quanto o Carwin são lutadores de ponta, mas eu acredito que o Rodrigo Minotauro estaria na frente (na corrida) para disputar o título interino. O Mir acabou de perder para o Brock Lesnar (campeão). O mais justo seria a oportunidade do Rodrigo Minotauro fazer a luta pelo título interino. O Cain Velasquez (próximo oponente do Minotauro) está apto a disputar o cinturão. Acho que seria a melhor luta. Mas o MMA hoje em dia não segue necessariamente o ranking. É conforme o evento quer e conforme vende.

Se o Minotauro conquistar o cinturão dos pesados você deixará de lado a pretensão de se tornar um campeão ou pode voltar atrás na promessa de jamais enfrentá-lo?
Enquanto o Minotauro for o campeão eu não luto pelo título. Acho que to muito bem, to feliz com a minha carreira do jeito que tá. Minotauro sendo o campeão eu não preciso desse cinturão. Assim que ele quiser se aposentar ou, Deus me livre, perder o cinturão, ai sim eu vou focar no título. Esse negócio de enfrentar ele é realmente impossível.

Como deve se desenrolar o duelo entre Minotauro e Velasquez?
Acredito numa finalização do Minotauro. Velasquez é um cara bastante duro, tem muito gás, se mostrou um cara excelente nessa parte do gás e da pressão, e um wrestiling muito bom. Ele vai tentar pôr o Minotauro pra baixo, mas não terá sucesso. Se a luta se desenrolar em pé, acredito que o Minotauro tem um bom boxe.

Quem são os cinco mais perigosos da sua divisão, sem contar você e o Minotauro?
Acho o Shane Carwin bem duro. Tem o próprio campeão Brock Lesnar. O Cain Velasquez, o Frank Mir. E…(pausa para pensar), o Mirko Cro Cop, que é o mais perigoso deles.

O Cro Cop é mais perigoso do que o Lesnar?
Dá um pouco mais de nervosismo enfrentar o Cro Cop do que o Lesnar. Cro Cop é um cara bastante perigoso. É só conectar o chute de esquerda que a luta acaba (risos). Foi um combate bastante apreensivo pra mim. Eu tava ligado o tempo todo. Tava muito veloz, porque treinei muita velocidade para escapar do chute. Mas sai da luta bastante machucado. Foi a luta mais dura que fiz no UFC. O Cro Cop focado é um dos melhores.

Você pretendia vencer Gilbert Yvel por KO ou planejava levar a luta para o solo, mas acabou vencendo mais cedo do que esperava?
Eu me senti bem lutado em pé. Minha estratégia era começar a luta em pé e caso precisasse levaria a luta para o chão. Mas meu plano era me manter em pé no início e deu certo.

A luta foi mais fácil do que você esperava?
Eu sabia que se conectasse meus golpes ele iria sentir. Eu acredito bastante no potencial das minhas mãos. Eu achei ele bastante duro. Ele jogou bons golpes de encontro, tanto que no primeiro jab que eu lancei ele respondeu com um cruzado. Ele tava tentando seguir uma estratégia de acertar golpes de encontro (com os meus). Eu percebi isso e joguei um direto em baixo, na barriga, pra sair do direto dele e depois levei a sorte de conectar bem um cruzado.

Quais seus planos depois de bater o Yvel ? Onde essa vitória pode te levar?
Eu não tenho pressa de disputar o cinturão. Tudo virá na hora certa. A minha vida graças a Deus está ótima neste momento e estou feliz com o que faço.

Quem você gostaria de encarar agora?
Não me passaram nada ainda. Acho que até o fim desse mês já deve ter um adversário pra mim. Adversário, eu não escolho. Quem o UFC quiser que eu lute será bem vindo e treinarei bastante para fazer frente a qualquer um no UFC.

Alguns fãs não conhecem seu jogo de solo pois você foi pouco testado no chão e sua única derrota foi justamente por finalização. O seu jiu-jitsu faz frente aos tops?
Eu acredito que sim. Eu treino muito todas as artes, inclusive o jiu-jitsu. To tentando me manter bem nessa parte de solo já que cada vez mais vão querer me levar para o chão. Acredito que posso surpreender na parte de chão.

Pode um dia competir no pano (JJ)?
Eu já competi no pano quando era faixa-azul aqui na Bahia mesmo. Ganhei no peso absoluto, mas tem tempo já e não participei mais. O meu foco hoje em dia é o vale tudo e isso ficaria em segundo plano.

Ainda tá na faixa-roxa (de JJ)?
Duas semanas antes de lutar contra o Yvel eu ganhei a marrom do meu professor Iuri Carlton, aqui da Bahia. Inclusive o Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro assinaram embaixo. Então to me sentindo muito bem. A faixa-marrom foi bem vinda. To me sentindo bastante motivado a aprender cada vez mais o jiu-jitsu.

Por que nas lutas você representa a Bahia e não o seu estado natal?
Eu vim de Santa Catarina, moro na Bahia já há sete anos, mas tudo começou aqui na Bahia. Eu treino há mais ou menos cinco anos, e comecei a treinar e a conhecer as artes marciais aqui na Bahia, justamente com meu professor Iuri Carlton. Então, eu represento a Bahia porque foi aqui que eu comecei a treinar e a Bahia me reconheceu como lutador. Em Santa Catarina eu não fazia nada relacionado à luta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...