quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

K-1 Dynamite: réveillons históricos no Japão

Por Guilherme Cruz

Foto cortesia FEG

Às vésperas da sétima edição do K-1 Dynamite, evento que celebra o fim de ano em grande estilo no Japão, a TATAME relembra o que de melhor aconteceu nas edições anteriores do show. No ringue nipônico, pode onde passaram estrelas como Royce Gracie, Mirko “Cro Cop”, Kazushi Sakuraba e muitos outros, o faixa-preta Marlon Sandro será o representante brasileiro em 2009. Confira abaixo a história do Dynamite e fique ligado na TATAME para saber tudo o que acontecerá no dia 31 de dezembro.

2003: Quando tudo começou

Há exatos sete anos, os japoneses realizavam a primeira edição do K-1 Dynamite, um evento que entraria para a história como um dos maiores shows de lutas do ano. Em 2003, o show começou de maneira simples, com apenas seis lutas em Nagoya, no Japão. Único brasileiro em ação, Maurício da Silva acabou nocauteado em 13 segundos, caindo diante do americano Sylvester Terkay. Na luta principal da noite, o combate entre Alexey Ignashov e Shinsuke Nakamura acabou em No Contest, no terceiro round.

2004: O ano de Royce

Voltando a vencer após quatro anos, período em que perdeu para Kazushi Sakuraba e empatou com Hidehiko Yoshida, o faixa-preta Royce Gracie precisou de pouco mais de dois minutos para finalizar Chad Rowan, mais conhecido como “Akebono”, um gigante de 220kg. Na luta anterior, outro gigante, Bob Sapp, empatou com o striker Jerome LeBanner após quatro rounds de três minutos. Entre as lutas anteriores, o experiente Don Frye foi derrotado por Yoshihiro Nakao.




2005: O amor está no ar

No reveillon seguinte, o show armado em Osaka, no Japão, tinha Royce Gracie novamente entre as lutas principais, mas o ídolo do UFC empatou com Hideo Tokoro ao final de dois rounds. Na luta principal, bastaram 4min39s para Norifumi “Kid” Yamamoto nocautear Genki Sudo. Algoz de Don Frye no ano anterior, Nakao protagonizou uma das cenas mais marcantes da história das lutas. Enquanto ouvia as regras e encarava seu adversário, o japonês se empolgou e deu um beijo em Heath Herring, que respondeu com um soco de direita, levando Nakao à lona. A luta foi declarada No Contest e o japonês ficaria conhecido eternamente como “o beijoqueiro”.




2006: Royler perde para Tokoro

Pela segunda vez na história, um brasileiro venceu no Dynamite. Paulo César da Silva, mais conhecido como “Giant” Silva, finalizou Chad “Akebono” Rowan, o mesmo que havia perdido para Royce, em 62 segundos, encaixando uma kimura. Na luta anterior, porém, outro brasileiro saiu derrotado. Diante de Hideo Tokoro, que havia empatado com Royce Gracie no ano anterior, se vingou da família e bateu Royler, na decisão unânime. Nas lutas principais, “Kid” Yamamoto e o gigante Hong Man Choi nocautearam rápido, enquanto o duelo entre Yoshihiro Akiyama e Kazushi Sakuraba frustrou a torcida com um No Contest.



2007: Sakuraba finalmente vence

Conquistando sua primeira vitória no Dynamite, Kazushi Sakuraba finalizou Masakatsu Funaki, que já havia enfrentado nomes como Rickson Gracie, Semmy Schilt e os irmãos Frank e Ken Shamrock. Na luta anterior, “Kid” Yamamoto conquistou mais uma vitória, desta vez sobre o brasileiro Rani Yahya.




2008: Estrelas invadem Saitama

Deixando Osaka e realizando sua primeira edição em Saitama, o Dynamite celebrou o fim de 2008 com um card recheado de nomes de peso, mas o ídolo japonês Kazushi Sakuraba mais uma vez colocou água no chope dos fãs. Na luta principal, o “Gracie Hunter” perdeu para Kiyoshi Tamura, por pontos. Nas lutas anteriores, Shinya Aoki, Melvin Manhoef, Bob Sapp e Mirko “Cro Cop” venceram.

2009: Marlon é a esperança verde-e-amarela

Em sete anos de Dynamite, poucas vezes assistimos a vitórias brasileiras, mas a esperança deste ano fica por conta de Marlon Sandro. Rei do Japão, país onde conquistou grande parte das suas 15 vitórias, o atleta da Nova União vai com tudo para cima de Hideo Tokoro. O show ainda contará com as lutas de “Kid” Yamamoto, Hayato Sakurai, Melvin Manhoef, Tatsuya Kawajiri, Alistair Overeem, Shinya Aoki e o judoca olímpico Satoshi Ishii. Confira abaixo o card completo da edição 2009 do show.

K-1 - Dynamite!! Power of Courage 2009

Saitama Super Arena, Japão

Quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

- Norifumi “Kid” Yamamoto enfrentará Masanori Kanehara;

- Satoshi Ishii enfrentará Hidehiko Yoshida;

- Shinya Aoki enfrentará Mizuto Hirota;

- Alistair Overeem enfrentará Kazuyuki Fujita;

- Melvin Manhoef enfrentará Kazuo Misaki;

- Tatsuya Kawajiri enfrentará Kazunori Yokota;

- Hayato Sakurai enfrentará Akihiro Gono;

- Hiroyuki Takaya enfrentará Michihiro Omigawa;

- Katsuyori Shibata enfrentará Hiroshi Izumi;

- Marlon Sandro enfrentará Hideo Tokoro;

- Rameau Thierry Sokoudjou enfrentará Ikuhisa Minowa.


Tatame

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...