terça-feira, 5 de maio de 2009

Rogerão e os treinos de Anderson e Jacaré

Por Guilherme Cruz

Fotos Marcelo Alonso

O preparador físico Rogério Camões está com a agenda lotada. Responsável por deixar atletas como Anderson Silva, Ronaldo Jacaré, André Galvão e Rafael Feijão na ponta dos cascos para suas lutas, Rogério comemorou mais uma defesa de cinturão de Anderson, mas não teve tempo para muita festa. Depois de afiar Galvão para mais uma vitória, Rogerão coloca Jacaré em forma para sua disputa de cinturão no Dream, contra Jason Miller, no dia 26 de maio. Em entrevista ao jornalista Marcelo Alonso, Camões detalhou a preparação de Jacaré para a luta, comparou os treinos entre os campeões e falou sobre sua equipe.

Como está a preparação do Jacaré?

Ele está pronto. A gente vem se preparando para essa disputa de cinturão há seis meses. A luta foi adiada duas vezes e agente conseguiu dar continuidade ao treinamento dele. Ele é um cara muito focado. No meu trabalho, junto com o (Josuel) Distak, o Jacaré está pronto hoje. Vamos entrar em um período de manutenção, justamente para ele não virar, guardar essa vontade que ele está de lutar. Ele está se sentindo muito bem.

Quanto ele perdeu de gordura?

Ele teve uma perda de 3% de gordura e ganhou 3kg de massa muscular.

Vocês estão fazendo esse trabalho há quanto tempo?

Seis meses, desde que o Jacaré chegou. Hoje, ele se encontra muito mais forte, porque a gente teve esse tempo, um período de aprimorar a força do Jacaré. Ele tinha uma força adormecida, nunca tinha feito um trabalho específico de força. Dei um estímulo, fiz um trabalho e a força dele aumentou consideravelmente. Ontem, fizemos um trabalho de arranque e ele arrancou 100kg do chão... Fez quatro repetições com 100 kg de arranque. Ou seja, para fazer força com lutador de 83kg é mole, porque ele está tirando 100kg do chão como se fosse papel. Gostei muito de trabalhar com o Jacaré, porque ele tem uma história no Jiu-Jitsu, já tem uma tradição muito forte no Jiu-Jitsu, como atleta, e no Judô. Ele é um cara muito disciplinado, e isso colaborou muito no treinamento, porque ele escuta e só faz o que você manda. Para mim, foi prazeroso trabalhar com ele.

Comparando fisicamente os três atletas de ponta que você tem (Anderson, Jacaré e Feijão), o que você diria de cada um?

Vou falar que são três atletas diferentes, porque a gente tem que falar no todo, corpo, mente e espírito. Vou colocar no patamar, primeiro o Anderson Silva, que é a grande referência, hoje, do que é um lutador de MMA. Dele, eu vou falar primeiro da parte espiritual. Espiritualmente, ele é um cara muito elevado, é bom, do bem, uma pessoa maravilhosa que todo mundo conhece. O atleta Anderson Silva é um cara que já está há muitos anos na praia, já teve um desgaste muito grande, tanto para ele quanto para os treinadores, que, para dar continuidade, têm que ter muita sensibilidade, porque ele já não precisa de tanta coisa. Você tem que ser muito específico com o Anderson, é só aquilo e pronto. Não precisa de muita coisa a mais, porque ele é um cara que é pronto, já tem uma história. Não tem o que errar com o Anderson, é só o que ele precisa e nada mais, senão enche o saco.

O Feijão é uma promessa, é um dos caras que tem maior potencial genético. O Feijão veio através do Rodrigo (Minotauro), nós o conhecemos praticamente na mesma época. O pegamos em São Paulo, o Rodrigo o trouxe para o Rio, adotei o Feijão e ele começou a fazer a preparação física específica para o MMA. Foi a primeira pessoa que peguei do zero, e vai ser de zero a 100. Criei primeiro uma estrutura física, porque lutador de MMA tem que ser muito forte, porque exige muito da capacidade do cara, não só a questão muscular, mas a articular. Eu consegui fazer esse trabalho durante quatro anos com o Feijão, e hoje eu diria que ele é um protótipo de um lutador de MMA, ele é uma promessa, acredito que seja um cara que vai conquistar um cinturão não só desse evento agora (Strikeforce), mas futuramente no UFC. Tem tudo para ser um grande referencial dentro do MMA. O Ronaldo é aquilo que já falei, é um cara que também já tem um laço de Jiu-Jitsu, tem uma genética privilegiada. Ele não tem um volume muscular como o Feijão, mas é um cara privilegiado, é altamente explosivo. Fizemos um trabalho de força e hoje ele está com uma força considerável ao que ele é, ao que vai precisar para desenvolver na luta. E é um cara de futuro também, tenho certeza que ele vai trazer esse cinturão para a gente.

Qual o nome da sua equipe?

Na verdade, o Feijão da Minotauro Team e o Jacaré veio e está vestindo a nossa marca, a X-Gym. Mas é aquilo, eu sou profissional e estamos aqui para trabalhar com qualquer um que esteja com vontade de conhecer o nosso trabalho e participar dessa equipe, que tem outros atletas e talentos que vão aparecer. Tem tanta gente que trabalha com a equipe. Isso aqui vai ser sempre assim, a gente é aberto para o mundo do MMA. Temos uma bandeira, mas a nossa maior bandeira aqui é a bandeira do esporte, que o mais importante é você trabalhar em prol do esporte, e não em vaidade. Temos que trabalhar em prol do MMA, que é um esporte em crescimento. Queremos ver esse esporte muito grande.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...