quinta-feira, 26 de março de 2009

Os 10 maiores golpes-assinaturas do MMA


O MMA SLAM apresenta uma lista interessante de lutadores que costumam usar golpes "personalizados" em suas lutas, seja finalizações, socos, chutes, joelhadas, combinações... Enfim, vale muito à pena conferir: (inspirada na lista do Cage Potato)

OBS: Não selecionamos nenhum lutador dos primórdios do Vale-Tudo, época em que cada um defendia a sua arte.


Demian Maia: O matador de leões


Iniciando a lista, o faixa-preta Demian Maia mostra que não está pra brincadeira no MMA. Invicto na carreira com 10 vitórias, o paulista finalizou quatro com o mata-leão, sendo três no UFC, alcançando os maiores degraus rumo ao cinturão dos pesos médios.


Lesnar mãos de pedra?


É fato: desde que o ex-superstar da WWE Brock Lesnar surgiu no MMA, o americano é contestado se é um lutador “de verdade”...mas nas suas quatro lutas na carreira, Lesnar mostrou que tem punhos pesados, derrubando grandes lutadores como Randy Couture, Heath Herring e Frank Mir, que mesmo derrotando Lesnar com uma chave de joelho, sofreu com os socos desferidos pelo atual campeão dos pesos pesados do Ultimate.


Punches do “Iceman” ...


Usando sua sequência de socos poderosa, Chuck Liddell manteve durante 2 anos o cinturão do Ultimate. Talvez a sua guarda seja diferente, porém não se pode negar, ela é muito eficiente. Prova disso foram as vitórias em cima de Randy Couture, Tito Ortiz e e Renato Babalu.


Lyoto Machida e as suas derrubadas


Quando se refere à palavra “queda” no MMA mundial, e principalmente nos Estados Unidos, logo vem à cabeça as manobras de wrestling, ou jiu-jítsu... mas não é bem assim para o invicto carateca Lyoto Machida. Sua técnica consiste basicamente nas rasteiras, fazendo com que ele se mantenha em pé e o seu adversário no chão. Foi usando este método que Machida conseguiu vencer Tiago Silva no UFC 94, obtendo assim a sua chance pelo título dos meio-pesados do UFC.


Shinya Aoki e sua guarda aérea?

Quando se luta contra Aoki, sabe-se que ele quer as coisas do chão. Quedas, derrubamentos se tornam difíceis com adversários que saber se defender muito bem. Então Aoki procurou meios, digamos, mais criativos de levar a luta para baixo: simplesmente forçando a guarda para o solo. Estas e outras manobras fazem do japonês um dos melhores lutadores de sua categoria.


Chaves-de-braço de Fedor Emelianenko


Se você sonha em algum dia enfrentar o fenômeno Fedor Emelianenko, evite o máximo possível que a luta vá para o solo. Se mesmo assim for, proteja bem o seu braço, pois senão sua derrota será iminente. Lutadores como Mark Coleman, Kevin Randleman, Matt Lindland, Hong Man Choi, entre outros já tiveram os seus braços imobilizados pelo russo, tendo Mark Coleman a “honra” de ser finalizado duas vezes.


Os joelhos de um Cachorro Louco!


Se não for o entrelaçar de mãos que Wanderlei Silva faz antes de cada luta sua, talvez sejam as joelhadas a sua marca registrada no mundo das lutas (afinal, quem não se lembra de Wand pendurando Rampage Jackson nas cordas do ringue do PRIDE?). Praticamente todos os seus adversários saíram machucados devidos aos joelhos do curitibano. Será que esse seria um dos fatores que faltam para ele alavancar no Ultimate?


Slam’s de Quinton Jackson

Uma das manobras que mais exige força no MMA, o “Slam” faz com que um lutador vá de uma altura aproximada de 2 metros até o chão em segundos, podendo prejudicá-lo muito durante o combate, ou acabar nocauteado. O atleta que mais faz isso bem é o americano e ex-campeão dos meio-pesados do UFC Quinton Jackson.


Head Kicks de Mirko Cro Cop


A maior especialidade do croata Mirko Cro Cop sem dúvidas são os chutes na cabeça. Em entrevista ao Sensei Sportv no ano passado, Rodrigo Minotauro afirmou que o golpe mais duro que já levou foi o chute do campeão absoluto do Pride, e o descreve como “um taco de beisebol vindo na direção do seu rosto”. Mas sem dúvida, o chute mais espetacular não foi aplicado e sim sofrido por Cro Cop, quando Gabriel Napão o nocauteou no UFC 70.


Combo de Muay Thai de Anderson Silva


Oito lutas no UFC, oito vitórias e o cinturão dos pesos médios da organização. Anderson Silva talvez seja o maior nome da atualidade que representa a arte tailandesa. Rich Franklin descobriu da pior maneira o poder do Muay-Thai no UFC 64, perdendo o seu cinturão e quebrando o nariz. Mesmo finalizando Dan Henderson no UFC 82, Anderson Silva massacrou o adversário com sua impressionante técnica de socos, chute e joelhadas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...