60 horas antes da batalha mais importante da vida do cearense Thiago “Pitbull” Alves, poucos lutadores brasileiros admitem (pelo menos em público) que ele tem boa chance de perder a disputa pelo cinturão.
A torcida e o coleguismo falam mais alto. Entretanto, em OFF (sem revelar o nome), a história é outra. Sob a condição de ser mantido no anonimato, a maioria dos especialistas ouvidos pelo blog Mano a Mano confidenciou que o brasileiro é o azarão.
Este blog perguntou a 10 lutadores nacionais de MMA (Vale Tudo) quem vencerá a disputa pelo cinturão dos médios (77kg) do UFC? O canadense Georges ST Pierre (campeão) ou Pitbull (desafiante)?
Em ON (mostrando a cara), cinco lutadores apostaram em Pitbull. Quatro ficaram em cima do muro. Um apostou no atleta canadense.
Em OFF (sem aparecer), apenas um manteve a aposta em Pitbull. Quatro continuaram em cima do muro. Cinco apostaram em Georges ST Pierre (GSP) porque ele teria um jogo mais versátil (sabe derrubar, lutar em pé e no solo).
Porém, é unânime a opinião de que essa luta será épica e parelha, a mais dura da vida de GSP, segundo os atletas ouvidos.
Thiago Pitbull vs GSP é uma das principais atrações da 100ª edição do UFC – maior evento de MMA do planeta. Outras nove lutas serão travadas no mesmo dia. O brasileiro é especialista em Muay Thai (socos e chutes). GSP, em wrestling (derrubar e controlar no solo).
Se Pitbull, 25, vencer, o Brasil será dono de três dos cinco cinturões disputados no UFC. Lyoto Machida é o campeão do meio-pesados (93kg) e Anderson Silva dos médios (84kg). Nunca antes um brasileiro foi campeão dos meio-médios (77kg).
O UFC será exibido a partir de 23h deste sábado, ao vivo, pelo canal Combate, da Globosat. Fiquem ligados na madrugada deste sábado para domingo nas notícias do UFC aqui no blog.
Opinião (em ON) dos lutadores ouvidos pelo blog:
Lyoto Machida (campeão dos meio-pesados do UFC):
Eu acho que o GSP é super completo, domina todos os fundamentos, mas acredito que o Thiago é muito forte e se traçar a estratégia para impor o jogo dele, ficando em pé e evitando cair no chão, acho que ele tem todas as condições de ganhar. É um cara que sabe defender bem as quedas. Quando chega num alto nível a estratégia conta muito. Se ele traçar a estratégia certa, complica para o GSP. Mas se deixar o GSP crescer na parte de quedas, ai complica pra ele. Difícil aprontar o vencedor.
Demian Maia (atleta do UFC):
É uma luta dificílima. Eu acho que se o Thiago fizer uma boa guarda ele tem chance de ganhar. O Georges ST. Pierre derruba muito bem e bate muito bem por cima. Ele tentará magoar o Thiago desse jeito. O Thiago, se cair por baixo, terá que apresentar uma boa guarda para depois voltar em pé, que é onde ele pode impor o jogo dele. Mas não daria uma previsão de quem vencerá.
Roan Carneiro “Jucão” (atleta de MMA e parceiro de treinos do Pitbull):
Sou suspeito pra falar, mas acho que o Pitbull vai nocautear o Georges ST.Pierre. A gente tem treinando bastante e o cara ta voando, o cara ta uma máquina. Eu tenho certeza que ele vai trazer esse cinturão ai para o Brasil. Ele ta numa crescente, na melhor fase da vida dele. Ele vai arrebentar, não tenho dúvida!
Luiz Cané “Banha” (atleta do UFC da mesma equipe do Pitbull):
Vou de Pitbull. Acho que ele nocauteia. Eu treino com o Pitbull hoje, faço parte da equipe dele (a American Top Team). Vi um dia desses uma parte do treino dele e ele está muito forte. Ele é muito forte, tem força para lutar com gente do peso de cima. Para o tamanho dele, a sua a força é impressionante.
Thales Leites (atleta do UFC):
Cara, vai ser um lutão. O Thiago é mais agressivo, mas o Georges ST. Pierre tem mais gás e o wrestling dele é fenomenal. Os dois têm condição de impor o jogo deles. Eu prefiro ficar em cima do muro. Prefiro não apostar em quem deve ganhar.
Paulo Thiago (atleta do UFC da mesma categoria de Pitbull e GSP):
É difícil saber quem vai vencer. São dois caras muito bons. Cada um tem um estilo de luta. O Thiago é agressivo em pé. O Georges ST. Pierre é mais estratégico e sabe derrubar bem. Não me arrisco a dizer quem vai vencer, mas vou torcer pelo brasileiro.
Carlão Barreto (ex-atleta do UFC e comentarista do canal Combate):
O GSP é um lutador mais tarimbado e ao meu ver mais completo. Porém, sabemos das qualidades do Thiago, ele é explosivo e muito perigoso na trocação. Vejo esse combate da seguinte forma: Se o Thiago não vencer até o 3º round através de um ko, perde na decisão, sendo dominado pelo maior volume e estratégia do GSP. Já comprei a pipoca e o refrigerante, será um belo show.
Tiago Cruz (atleta de MMA com passagem pelo Maxfight):
Eu acho que vai ser uma luta muito parelha, de altíssimo nível, que de um lado vai ter o GSP, que é um lutador completo e estrategista, contra, do outro lado, um Thiago Pitbull, que é um grande striker, um dos melhores da atualidade e que vem com um ímpeto muito forte em busca do cinturão. O moleque vai vir babando. Mas se tivesse que apostar seria complicado, porque os dois têm um nível muito alto.
Antoine Jaoude (atleta de MMA com passagem pela IFL):
Eu conheço o pessoal da American Top Team e eles têm me falado que o Pitbull ta voando, ta na melhor fase dele. Eu sou brasileiro e vou torcer por ele. A luta deve ser mais em pé. O Pitbull vai ganhar com uma joelhada. Acho que ele pode até tentar por o GSP pra baixo. Ele treinou muito wrestling e tem um Jiu-Jítsu muito bom. Com certeza o GSP tá preocupado com o Jiu-Jítsu dele.
Sérgio Moraes (atleta do Bellator):
Eu acho que vai ser um nocaute para o Pitbull. Eu acho que o UFC vai ser do Brasil mais do que nunca. Acredito que entre o 1º e 2º round, o Pitbull nocauteia. O Pitbull é muito forte, vai ser a luta mais complicada da vida do GSP. Vai ser uma luta muito boa. Eu torço para o Pitbull, mas se eu pensar com frieza, sei que é 50% de chance para cada um deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário