quinta-feira, 26 de março de 2009

Entrevista Ricardo Arona


A tarde de ontem foi movimentada na Polícia Federal do Rio de Janeiro. Revendo os amigos Vitor Belfort e Rogério “Minotouro” depois de muito tempo, Ricardo Arona era só felicidade no seminário dado à Polícia Federal do Rio de Janeiro. Após os treinamentos com os oficiais, o casca-grossa conversou com a TATAME sobre vários assuntos, entre eles as próximas lutas de seus ex-rivais Maurício “Shogun” e Wanderlei Silva, além de analisar a decisão de Wanderlei descer de categoria. Confira abaixo a entrevista exclusiva com Arona, que falou sobre seus planos para o MMA, o seminário na PF, o reencontro com Minotouro e Belfort, ADCC e sua relação com a BTT.

Essa é a terceira vez que você vem na Polícia Federal para um seminário. O que você acha de poder ajudar o pessoal da Polícia?
Aqui eu fiz grandes amigos, é a terceira vez que eu venho, é o maior prazer. Faço isso com muito gosto, porque na minha família também tive policiais federais e civis também, é uma coisa que faz parte da minha família, então venho com o maior orgulho ensinar as técnicas e o conhecimento para esse pessoal, que é do operacional. É uma honra vir aqui e enriquecer a parte deles de luta.

Rolou uma reunião interessante aqui com você, Vitor Belfort, Rogério Minotouro... Só faltou o Paulão e o Minotauro. Há quanto tempo já não tinha esse encontro?...
Rapaz, eu fiquei emocionado e tudo. Há um tempão que não via o Vitor, nós três temos uma história... Foi emocionante, muito melhor do que eu imaginava.

Sei que é muito longe da sua casa, mas deu vontade de pegar o carro e ir treinar com o pessoal na Minotauro Team?
Já falei com eles que eu vou lá. Voltei a treinar, machuquei um dedo, aquelas coisinhas que acontecem em treino, mas uma semana ou duas já voltei a me movimentar e vou lá estar junto com os amigos, é o que eu quero.

E o CT dentro de casa? Como está?
Eu tenho a idéia de construir uma academia, um CT pra todo mundo, mas vai demorar um pouco. Antes disso, já montei na minha casa um centro de treinamento para reunir meus amigos, é uma área boa, com ringue de 5m x 5m, bom pra treinar só com os amigos, por enquanto. Tem uma coisa lá, mas está um pouco restrito, por enquanto.

Você ia lutar o ADCC, mas foi adiado para setembro. Como fica os seus planos?
Recebi propostas, como havia dito, do Affliction, Dream e outros eventos, mas acabei de saber que o ADCC foi adiado para setembro e isso mexeu muito com meus planos, não era o que eu queria, de jeito nenhum. Eu não quero esperar até setembro pra lutar, vou renegociar antes disso para ver se luto. Vou estudar a melhor proposta.

Estados Unidos ou Japão?
Cara, na verdade um lutador tem que ir sempre na melhor proposta, mas hoje, numa questão de facilidade, acho melhor para mim tentar a América, os Estados Unidos.

O Ultimate já te procurou?
Não, foi o que eu disse. Não tive nenhuma procura do Ultimate. Tive do Affliction, Dream, mas não tive nenhuma posição do Ultimate.

Está sedento para voltar?
Estou sedento pra voltar, o que é o mais importante. O importante é o cara estar sedento, querendo voltar.

Você continua na BTT?
Como ainda não retornei aos treinos, não tive contato com eles e não conversei sobre nada. Estou planejando minha volta, o que vou fazer em termos de contrato para ver como vou me localizar em termos de treino, porque tenho um espaço meu também, mas ainda não cheguei a nenhuma decisão na BTT.

O Maurício “Shogun” vai enfrentar o Chuck Liddell. Qual é o seu palpite?
No MMA, cada luta é uma surpresa. Como disse um amigo meu, matematicamente acho o Shogun mais completo que o Liddell em termos de chão, movimentação, mas o Chuck Liddell é um cara muito duro, muito experiente. Enfim, não posso dizer quem será o melhor, acho que os dois tem que estar bem preparado, Shogun não pode mais morrer no gás e o Liddell vai precisar soltar um pouco o mais o jogo, porque ele faz sempre o mesmo jogo, que dá certo, mas está muito previsível. Qualquer um pode cair, com certeza.

O Wanderlei resolveu descer de peso depois da derrota para o Quinton Jackson. O que você achou dessa luta?
Costumo dizer que o lutador mais fácil de se vencer é o lutador previsível. Acho que tem lutadores que adotam a mesma tática de luta desde que começaram a lutar, então isso deve ser revisto, deve ser mudado, porque o que o Quinton fez foi melhorar o Boxe, ganhou mais confiança e entrou para lutar com o Wanderlei que ele já conhecia, ele já sabia o que o Wanderlei ia fazer. Na minha opinião, essa derrota veio porque foi previsível para o Quinton Jackson saber quem ele ia enfrentar. Lutadores como Wanderlei e outros, que fazem o mesmo tipo de luta desde o começo do MMA, que mudem suas táticas, que modifiquem um pouco o seu jogo, surpreendam, pois essa é a melhor arma.

Agora ele vai enfrentar o Rich Franklin com menos peso. Você acha que ele vai ficar bem descendo de peso?
Olha, ele tem a favor dele uma vida inteira onde ele lutou mais pesado, teve atletas muito mais fortes contra ele, então acredito que isso seja favorável a ele. Mas ele está pegando uma categoria de muita velocidade, de muito giro e que exige muita condição física. Enfim, ele tem a favor dele estar lutando com pessoas relativamente mais fracas, mais leves, mas também tem toda a agilidade contra ele, então ele tem que treinar muito mais também.
tatame

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...