UFC 18: Rutten é o cara
By Dave Meltzer, Yahoo! Sports
20/04/2009
UFC 18, aconteceu em 08/01/1999 no subúrbio de Kenner em New Orleans, LA, e foi todo feito em torno de 1 cara, que era apresentado como o maior lutador de MMA do mundo, Bas Rutten.
Rutten, que não tinha perdido nenhuma vez durante os últimos 4 anos em que lutou regularmente no Japão, fez sua estréia contra Tsuyoshi Kosaka, numa luta muito mais esperada pelos japoneses do que pelos americanos. Rutten era um lutador top da organização Pancrase na época, enquanto Kosaka era um estrela na organização rival chamada RINGS, onde os dois lutavam pro-wrestling e lutas reais nos mesmos eventos, e Kosaka era um astro nos dois tipos de lutas.
Logo no começo da luta, parecia que toda a propaganda em cima de Rutten era enganosa, pois Kosaka derrubou Rutten e estava soltando vários socos no ground’n’pound. Big John McCarthy mandou os 2 se levantarem e recomeçarem a luta de pé duas vezes, pois considerou o trabalho no chão dos dois muito básico e lento, muito diferente do que ele estava acostumado a ver no UFC. Kosaka tinha conseguido machucar Rutten, que estava com um corte no olho.
A virada aconteceu depois da segunda vez em que eles recomeçaram a luta de pé, e Rutten acertou um chute devastador no joelho de Kosaka, e o japonês que sempre mantinha a mesma expressão em qualquer situação, caiu gritando de dor. O joelho ficou tão machucado que Kosaka não conseguia mais apoiar a perna para derrubar Rutten.
Rutten, um mestre no kickboxing, assumiu o controle da luta dali em diante, terminando com vários socos quando faltavam apenas 45 segundos da prorrogação de uma luta que provavelmente ele perderia na decisão dos juizes.
Pat Miletich manteve o título dos leves, vencendo uma luta com 2 prorrogações em cima do brasileiro Jorge Patino numa decisão muito polêmica, vencendo por ter aplicado mais quedas no brasileiro.
Dois lutadores que iriam estar em evidência anos mais tarde lutaram no undercard que não foi transmitido.
O futuro campeão dos médios do UFC, Evan Tanner derrotou o ex-campeão nacional de wrestler, Darryl Gholar, com vários socos e chutes seguidos de um estrangulamento.
Outro destaque deste UFC foi o cara que levou a arte de peder peso a um novo nível, Tito Ortiz. Ortiz já tinha lutado no UFC alguns anos antes, mas voltou, pesando 199.8 pounds (90 kg) depois de perder peso, pois quando ele chegou no octágono, pesava 218 pounds (99 kg). Com o seu tamanho e o boxe melhor, acredite ou não, ele dominou completamente Jerry Bohlander, que na época era o franco favorito para vencer a luta e considerado um dos melhores lutadores do mundo até 200 pounds. Ortiz, deixou Bohlander sangrando muito, obrigando Big John a interromper a luta quando faltavam 29 segundos para terminar a prorrogação.
E com isto começou uma das maiores rivalidades na história do UFC, depois da vitória, Ortiz, com os dedos imitando um revólver, atirava em direção ao córner da equipe Lion’s Den e para o treinador Ken Shamrock.
Outro lutador da equipe Lion’s Den, Mikey Burnett, venceu na decisão a luta contra Townsend Saunders, vitória surpreendente, porque o lutador de wrestler ganhador da medalha de prata nas Olimpíadas não conseguiu derrubar Burnett.
Observações:
Kosaka mais tarde se tornou não somente o primeiro lutador a arrancar um empate de Antonio Rodrigo Nogueira, mas também o único lutador a ter uma vitória, polêmica e discutível devido ao grande corte e sangramento, mas ainda assim uma vitória, sobre ninguém nem mais nem menos do que Fedor Emilianenko.
Para falar sobre a luta de Ortiz vs. Bohlander, temos que voltar no tempo. Os dois lutaram wrestler no Torneio Estadual da Califórnia High School, com vitória de Ortiz. Ortiz começou a treinar para lutar no UFC depois de assistir uma fita do evento, e viu Bohlander como astro, e lembrou dele dos tempos de escola e pensou, se Bohlander podia ser um astro, eu também posso.
Resultados:
Laverne Clark def. Frank Caracci, submission (strikes), 6:59
Andre Roberts def. Harry Moskowitz, unanimous decision
Mikey Burnett def. Townsend Saunders, unanimous decision
Tito Ortiz def. Jerry Bohlander, TKO, 14:31
Evan Tanner def. Darrel Gholan, submission (rear naked choke), 7:57
Andre Roberts def. Harry Moskowitz, unanimous decision
Bas Rutten def. Tsuyoshi Kosaka, TKO, 14:43
Pedro Rizzo def. Mark Coleman, split decision
Campeão dos Leves do UFC:
Pat Miletich def. Jorge Patino, unanimous decision (Miletich manteve o título)
Nenhum comentário:
Postar um comentário