UFC 17: O Início da carreira de Chuck
By Kevin Iole, Yahoo! Sports
19/04/2009
Chuck Liddell iniciou a carreira que iria torná-lo o maior vendedor de PPV e mais popular lutador da história do UFC. Mas no UFC 17, no Móbile Civic Center no dia 15/05/1998 no Alabama, Liddell fez sua estréia no MMA numa luta que não foi transmitida contra Noe Hernandez. Ele venceu na decisão.
“The Iceman” (O homem de gelo), não era a única promessa de lutador de sucesso no MMA na época. Dan Henderson, que se tornou o único cara a manter simultaneamente dois títulos de categorias de peso diferentes na história do MMA, também fez sua estréia numa luta contra Allan Góes.
Henderson sofreu 2 KD (knocked down) devido aos socos de Góes, que não era conhecido por ser um striker. E Henderson talvez tivesse sido finalizado se Góes não tivesse cometido uma infração. Depois do segundo KD, Góes chutou Henderson, que já era contra as regras, chutar o lutador no chão.
Ele imediatamente foi para um mata-leão e provavelmente iria vencer, obrigando Henderson a bater. Mas o árbitro Joe Hamilton separou-os e fez eles voltarem a ficar de pé por causa da infração. Em conseqüência disto, Henderson teve tempo de se recuperar. Como Liddell, ele venceu na decisão.
O card tinha um formato meio estranho, com o Torneio dos Médios, uma luta pelo Título de Campeão dos Médios, três Super Lutas e uma luta apresentada como “exibição”.
Frank Shamrock conseguiu manter o seu título de Campeão dos Médios finalizando Jeremy Horn, que ficaria no UFC por vários anos.
Observações:
O extravagante comentarista Jeff Blatnick, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984 (Greco-Roman wrestling) na categoria de super-pesados, foi oficialmente nomeado comissário do UFC, conforme anunciou o Mike Goldberg durante a transmissão. Goldberg observou que Blatnick iria tentar legalizar o MMA nacionalmente (nos EUA).
O card tinha o nome de “Redemption”, numa referência ao retorno de Mark Coleman, depois da sua derrota inesperada para Maurice Smith no UFC 14. Ele iria enfrentar Randy Couture, mas Couture abandonou devido a lesões. Ao invés de enfrentar Couture, ele lutou contra Pete Williams, que nocauteou Coleman com um chute no rosto.
Tank Abbott escapou de uma tentativa de mata-leão e de uma chave de braço para vencer Hugo Duarte em menos de 1 minuto. Extraordinariamente Abbott perdeu 50 pounds (22,7 kg) para esta luta e não estava com a velha barriguinha de sempre.
Resultados:
Torneio dos Médios
Substitutos:
Chuck Liddell def. Noe Hernandez, unanimous decision
Semifinais:
Dan Henderson def. Allan Goes, unanimous decision
Carlos Newton def. Bob Gilstrap, submission (triangle choke), 0:52
Final:
Henderson def. Newton, split decision.
Outras Lutas:
Andre Roberts def. Harry Moskowitz, unanimous decision
Mike Van Arsdale def. Joe Pardo, submission (keylock), 11:01
Tank Abbott def. Hugo Duarte, TKO, 0:44
Pete Williams def. Mark Coleman, KO, 12:38
Campeão dos Médios do UFC
Frank Shamrock def. Jeremy Horn, submission (kneebar), 16:30 (Shamrock manteve o título).
Nenhum comentário:
Postar um comentário