quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Demian Maia e a “luta chave” da sua carreira

Por Guilherme Cruz

Os fãs assistiram a um Demian Maia diferente em ação no UFC 109. Trocando em pé contra Dan Miller e trabalhando no ground and pound no chão, o faixa-preta conquistou sua primeira vitória por pontos no UFC. Em entrevista exclusiva à TATAME, Demian falou do seu sexto triunfo no octagon, quem deve ser seu próximo oponente e a vitória de Chael Sonnen sobre Nate Marquardt, se credenciando a uma disputa de cinturão.

A sua estratégia era só ficar na trocação?

A minha estratégia era botar pra baixo só na boa e ficar tranquilo na trocação, me soltar um pouco mais, ver como me sentia. Queria jogar com bastante paciência, sem me arriscar muito pra me testar mesmo nessa parte, mas a ideia era jogar no Jiu-Jitsu.

Você acha que ele evitou o chão com você?

Ele evitou bastante, queria ficar em pé comigo, mas é normal. A maioria dos adversários que eu luto vão querer ficar em pé contra mim. Quando consegui ir para o chão estava perto da grade, então trabalhei o ground and pound. Não joguei muito pra passar, esperei ele me dar a abertura, mas ele não deu, então fiquei batendo e garantindo meus pontos. No segundo round, principalmente, encontrei uma boa distancia e resolvi me testar, ver como me sentia. Me senti bem, joguei com segurança.

O que achou dessa primeira vitória por pontos no UFC?

Ele não abriu muito espaço, mas eu também não busquei muito espaço. Essa foi uma luta chave na minha carreira, porque pude ver que estou preparado. Nunca me testei em pé numa luta e consegui.

Já sabe quem será o seu próximo adversário?

Não sei, mas eu quero chegar na linha de disputa de cinturão novamente. Agora, só depende deles (UFC).

Você vinha de derrota para o Nate Marquardt e já havia finalizado o Chael Sonnen. Você se surpreendeu com a vitória do Sonnen sobre o Nate?

Não me surpreendi nem um pouco, falava para todo mundo que o Chael tinha grandes chances de ganhar. Para ganhar dele tem que ter uma guarda muito boa, uma trocação excelente e um chão razoável, por ele vai te colocar pra baixo. Ele agüenta porrada e não é fácil de ser finalizado, é um dos jogos mais difíceis de serem batidos no UFC.

Se pude escolher, o que você preferiria: uma revanche contra o Marquardt ou uma luta contra o Sonnen para definir quem disputa o cinturão?

O UFC sempre bota vencedor contra vencedor, então, se fosse para disputar o cinturão, seria mais justo eu contra o Chael, mas vamos ver. Não estou preocupado com isso. Só quero ser um atleta melhor e chegar lá na hora certa.

Você considera justo o Sonnen disputar o cinturão?

De uma certa forma é, porque ele ganhou de três pedreiras (Dan Miller, Yushin Okami e Nate Marquardt), só teve luta difícil, e comigo ele perdeu. Acho justo do mesmo jeito que achava (eu disputar o cinturão) quando ganhei dele, mas acho que vão dar pra ele mesmo. Não sei qual o critério, mas acho justo, sim.

Você acha que ele sem chance de vencer o Anderson Silva ou o Vitor Belfort?

Eu prefiro os brasileiros, vou torcer pra eles, mas pode. Admiro muito o Anderson e o Vitor, mas ele tem jogo pra ganhar de qualquer um no peso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...