quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Royler analisa a volta dos Gracies ao UFC

Por Eduardo Ferreira

Foto Eduardo Ferreira

O primeiro semestre de 2010 será especial para o MMA. Em fevereiro e abril, dois lutadores levarão o sobrenome Gracie de volta para o UFC, evento construído pela família mais importante do Vale-Tudo. Em conversa com a TATAME, Royler se mostrou animado para as estreias de Rolles (UFC 109) e Renzo (UFC 111). “Acho que o Renzo tem tudo para arrancar o couro do Matt Hughes“, garante o tetracampeão mundial de Jiu-Jitsu, que ainda falou sobre a polêmica faixa preta dada a Rashad Evans no rápido bate-papo que você confere abaixo.

O que achou da decisão do Renzo de voltar a lutar?

O Renzo é o imperador do Jiu-Jitsu, até os inimigos gostam dele. Ele é um cara espetacular, está sempre rindo pra todo mundo, e eu já soube que ele está treinando forte para essa luta. É uma luta que vai ser difícil para ele e ele sabe disso, mas se eu tivesse que apostar um dinheiro apostaria no Renzo. Sou suspeito para falar, mas acho que é uma boa luta para ele. Acho que ele tem tudo para arrancar o couro do Matt Hughes.

Você ajudou o Royce na preparação para a luta contra o Matt Hugues... Você chegou a conversar com o Renzo?

Quando eu falei com ele e ele disse que tinha fechado, eu perguntei como ia ser. Ele disse “bichão, deixa comigo que está em casa” (gargalhadas). Não tem nem o que falar, ele tem uma energia boa pra caramba, tem um time bom, está motivado... Tem tudo pra dar certo.

Como você vê a estreia do Rolles no UFC?

Ele está treinando com o Renzo e com certeza está aproveitando esses treinos. O Renzo tem muitas dicas pra dar, uma bagagem muito grande, tem tudo para dar certo. A experiência faz a diferença. Se o Rolles absorver a tranquilidade que o Renzo conquistou através da experiência, tem tudo pra ter um futuro promissor no MMA.

O Rolles recentemente deu a faixa-preta para o Rashad Evans. Apesar dele nunca ter treinado de quimono, ganhou a faixa-preta de Jiu-Jitsu. O que você acha dessa graduação?

Cada um tem um critério para dar faixas, quem sou eu para criticar quem está dando faixa? Eu acho que, nos meus princípios, o cara tem que ter uma noção de defesa pessoal, uma noção básica de Jiu-Jitsu, de chão, saber dar um estrangulamento de quimono, passar uma guarda... Não adianta o cara ser casca-grossa, pois o cara que é só casca-grossa não representa a “finesse” do Jiu-Jitsu. Não que ele não tenha condição de usar, ele tem condições de usar uma faixa. O Rashad é um cara que pode usar qualquer faixa, ele é um casca-grossa nato, é um cara que treina, mas ele treina sem quimono... Quem sou eu para tirar a faixa dele? O Rolles que deu, eu endossaria, mas na minha academia ele teria que treinar de quimono. Mas eu não contesto, estou de longe contestar isso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...