segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ex-astro da NFL recoloca 'gigantes' do futebol americano no foco do MMA

Do UOL Esporte
Em São Paulo
DO FUTEBOL AMERICANO AO MMA
Divulgação
Herschel Walker teve passagem marcante pela NFL e agora vai ao mundo do MMA
Divulgação
Bob Sapp não foi tão bem no futebol americano, mas se destacou no vale-tudo
Divulgação
Com passagem pela NFL, Brock Lesnar é o atual campeão dos pesos pesados do UFC
ANDERSON X BELFORT EM 2010
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE LUTAS E MMA
Ex-jogadores de futebol americano se aventurando no mundo do vale-tudo não é novidade. Aproveitando-se de seus portes físicos, os gigantes do esporte da bola oval volta e meia se arriscam dentro do octagon, após carreiras de pouco brilho nos gramados. Mas não é o caso de Herschel Walker, que depois de ser astro da NFL, assinou contrato com o Strikeforce, um dos principais torneios de MMA do mundo.

"Estou treinando para as lutas há muito tempo. Jogo futebol americano com times universitários aos sábados, e compito em torneios de artes marciais aos domingos, depois da igreja. Agora estou procurando abrir um novo capitulo na minha vida competindo no MMA", afirmou Walker, atualmente com 47 anos de idade.

Walker se tornou famoso ainda no início de sua carreira, quebrando as regras da NFL e se profissionalizando depois do seu primeiro ano da faculdade em Georgia, assinando contrato com a USFL (United States Football League). Lá, ele atuou pelo New Jersey Generals, de propriedade do magnata Donald Trump. Em 1985, já correu 2.411 jardas.

O Dallas Cowboys o draftou em 1985, mas passou a defender o time apenas no ano seguinte, quando foi liberado pela USFL. Ele também disputou o Pro Bowl, o Jogo das Estrelas da NFL, por duas vezes, em 1987 e 1988. O ex-jogador também participou do reality show 'Celebrity Apprentice', onde se reencontrou com Donald Trump.

Mas aos 47 anos - 12 depois de se aposentar no futebol americano - Herschel Walker garante que não está velho para recomeçar uma nova carreira no esporte de alto nível. "Estou indo para me testar contra caras de 20 anos. Sei que muitos vão ser pessimistas, mas estou bem com isso", afirmou o norte-americano ao site do Strikeforce.

"Quero provar para quem fica sentado em casa e não faz nada, mas me critica. Um atleta de verdade, ou um artista marcial, não é velho até que não consiga mais se levantar e lutar. Os lutadores de MMA são os melhores atletas do mundo. Meu plano, aos 47 anos, é mostrar para o mundo que ainda sou um grande atleta", explicou.

A vinda de Walker para o Strikeforce recoloca no foco do vale-tudo as experiências de antigos atletas de futebol americano. E em um momento especial. Isso porque nada menos que quatro ex-jogadores estão participando do reality show 'The Ultimate Fighter', dos donos do UFC, um dos programas de maior audiência nos EUA.

Três dos quatro gigantes do show não tiveram grande sucesso no futebol americano. Mas não é o caso de Marcus Jones. Ele foi a primeira escolha do Draft da NFL em 1996, quando assinou com o Tampa Bay Buccaneers. Mas depois de sete temporadas como profissional, uma série de lesões fez ele se afastar dos gramados. A ideia era voltar em dois anos, mas uma conversa com amigos sobre o UFC o fez mudar de ares.

"Eu era um cara grande que nunca tinha dado um soco", brincou Jones, que já perdeu mais de 30 kg desde que começou a treinar jiu-jitsu. "Me sinto muito bem agora, depois que emagreci. Nunca estive com tanto fôlego. No MMA não tem como ser de outra maneira. Aqui precisamos ter muito mais gás do que no futebol americano."

A esperança desses novos pesos pesados do MMA é repetir o sucesso de alguns que testaram a fórmula e foram bem. É o caso do lendário Bob Sapp e até mesmo Brock Lesnar, que depois de se aventurar na luta livre, teve passagem pela NFL, onde jogou pelo Minnesota Vikings. Atualmente, é nada menos que o dono do cinturão dos pesados do UFC.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...