sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Entrevista com Anderson Silva

Por Guilherme Cruz

Com o fim da polêmica, Anderson Silva e Wanderlei Silva já voltaram ao clima que imperava na época da Chute Boxe, quando os lutadores treinavam juntos e se ajudavam nas lutas. Se reconciliando com o antigo parceiro nos bastidores do UFC 102, Anderson brincou com a cirurgia feita por Wanderlei, para corrigir um problema no nariz. Na entrevista exclusiva, peso médio também falou sobre sua próxima luta no UFC, a motivação para continuar lutando após dominar os últimos dez adversários no Ultimate, a possibilidade de enfrentar Randy Couture até 93kg e revelou o seu segredo para estudar o jogo de todos os adversários no UFC.

Você tem mostrado muita superioridade técnica nas últimas lutas. Você acha que o nível dos seus adversários diminuiu recentemente?

Não, cara, eu acho que os lutadores do UFC são todos bons. Todo mundo que luta ali é de alto nível, só que a gente treina muito, estudamos muito... Minha vida é isso, só faço isso, então tenho que fazer muito bem. Procuro fazer o melhor possível para que o meu trabalho seja bem feito. Acho que o resultado está sendo positivo graças aos treinamentos, ao trabalho de toda a equipe, minha dedicação ao treino...

Uma das coisas que motivou a sua subida de peso foi a busca por desafios maiores, uma vez que a categoria até 84kg não tinha mais tantos atletas?

Sempre tem novos atletas, caras duros, e a gente tem que estar sempre bem treinado para não ser surpreendido. É difícil, porque sempre vai ter alguém melhor que a gente, então procuro treinar para chegar lá e executar bem o nosso trabalho.

A grande questão que está rolando agora é contra quem você defenderá o cinturão. Você acha que o Dan Henderson e o Nate Marquardt devem se enfrentar para ver quem merece a disputa?

Eu não acho nada, cara. Quem tiver que lutar comigo, eu vou. Os dois são grandes lutadores, que fazem bem o trabalho deles também, vou lutar com qualquer um.

O seu desejo é fazer a próxima luta no seu peso ou até 93kg?

Eu também não sei, cara... Aonde os caras me colocarem para lutar, eu vou. A minha última luta foi no peso de cima, então acredito que a próxima deve ser pelo cinturão. Vamos aguardar e ver o que vai acontecer.

O Randy Couture já disse que gostaria de te enfrentar. Como você acha que seria uma luta contra ele, uma vez que ele desceu para 93kg?

É difícil falar, é uma luta dura. Estamos aí, treinando para lutar com os melhores. A vida é desafios. Seria uma honra para mim lutar com os melhores lutadores do planeta, e espero que eu consiga manter essa meta de lutar com os melhores até o fim da minha carreira. Não tenho muito o que falar, está todo mundo fazendo o seu trabalho para colher os frutos. Estamos nesse caminho... O esporte é novo, ainda tem muito para crescer e acontecer.

No vídeo da TATAME TV com o último treino do Minotauro com você, para enfrentar o Couture, reparamos que você imitava o jeito do Couture de lutar. Se vocês se enfrentassem, a movimentação dele você já conhece bem, né?

Todos os lutadores do UFC, de 77kg ao peso pesado, temos os estudos de todos eles. A gente tem vídeos de todos os lutadores, até dos que não são muito reconhecidos. A gente procura estudar muito o jogo de todos eles para que, se houver uma luta contra eles, a gente não seja pego de surpresa. Estamos sempre estudando o que está acontecendo, quais são os possíveis adversários que podem cair contra a gente... De 77 até peso pesado, a gente vê todo mundo. Foi isso o que a gente vem fazendo e, graças a Deus, ajudamos o Rodrigo em alguma coisa. O Rodrigo está de parabéns, todos os treinadores dele estão de parabéns, o Dórea, o Ramon, treinador de chão dele, o Amaury Bitetti, Álvaro Romano... Todos que o ajudaram estão de parabéns.

Vendo o seu arquivo de lutas, em que nomes você vê que não são muito conhecidos do público, mas você vê um potencial?

Tem muito nome pra citar, tem muitos lutadores e todos eles têm suas qualidades. A gente tem que respeitar, são todos perigosos e estão treinando. Com derrota ou vitória, estão se capacitando a serem futuros campeões e temos que treinar para não sermos surpreendidos.

Uma das grandes notícias do final de agosto foi a sua reconciliação com o Wanderlei, e que poderiam até treinar juntos para as próximas lutas. Vocês chegaram a combinar um treino juntos?

Não houve desavença nenhuma, o que houve foi um mal entendido. A gente conversou, está tudo em pratos limpos... Se ele precisar da minha ajuda, como todos os meus outros amigos que precisaram, eu ajudei. A gente está junto. Se eu puder ajudar ele, como sempre ajudei...

E o que você achou da cirurgia que ele fez? Você acha que ele ficou mais bonito (risos)?

Pô, cara, ele ficou mais gato... Eu até falei pra ele “Wanderlei, você ficou bonito pra caramba, cara... Só faltou você ter o cabelo liso e uma boquinha de chuchu, igual ao da Angelina Jolie (risos)”. Mas ele ficou bem, ele fez a cirurgia porque ele estava com um problema no nariz, mas é brincadeira, lógico, isso vai melhorar a performance dele pra lutar e isso que é o importante... O resto é balela, a galera tira sarro mesmo e não tem jeito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...