Faltam menos de 30 horas para a estréia de Randy Couture em solo inglês.
Mito do MMA, o americano Randy encara amanhã o compatriota Brandon Vera (descendente de filipinos) pela luta principal do UFC 105, em Manchester, Inglaterra.
Um “duelo de gerações”, como definou para este blog o ex-atleta e atual comentarista do canal Combate Carlão Barreto.
Especialista em wrestling, Randy está com 46 anos de idade. Tem, por ora, 16 vitórias e 10 derrotas no cartel. É ex-campeão meio-pesado e pesado do UFC. E vem de derrota na 102ª edição do UFC para Rodrigo Minotauro.
Brandon, 32, bateu até hoje 11 de 14 oponentes. Vem de duas vitórias seguidas. Disputou o cinturão peso-pesado do UFC em 2007, mas acabou derrotado pelo Tim Silvya. É versado em muay thai e tem um wrestling apurado.
Outras 10 lutas são agaurdadas para o UFC 105. O evento começará a ser televisionado pelo Canal Combate (da Globosat) a partir de 18h deste sábado. Saiba mais aqui e aqui
O blog Mano a Mano ouviu a opinião de 11 especialistas a propósito do duelo entre Randy e Brandon. Apenas Vitor Belfort ficou em cima do muro. Os outros dez entrevistados apostaram em Randy.
A opinião majoritária é a de que Randy controlará a luta no solo e ganhará na decisão dos juízes.
Segue o que disseram os especialistas:
Demian Maia (atleta do UFC):
- O Brandon é um cara perigoso em pé, mas eu acho que é uma luta mais para o Randy por conta do jogo dele. Sabe colocar bem pra baixo e sabe controlar o adversário no solo. Ele bate bem no solo. Para conseguir matar o jogo do Randy é preciso ser um cara bom de jiu-jitsu, como o Rodrigo Minotauro, ou um cara bom de wrestling que consiga não entrar no jogo dele. Randy deve ganhar, mas será na decisão dos juízes.
Vitor Belfort (atleta do UFC):
- Depende de como vai desenrolar a luta. Se a luta ficar em cima e perdurar só em cima, a luta é mais para o Brandon do que para o Randy. Se a luta for para o clinch (luta agarrada) é mais para o Randy. Mas saber mesmo quem vai ganhar, ai só na hora. Não aposto em um vencedor. A beleza do MMA está nisso. É difícil prever.
Alexandre Cacareco (atleta do Shine):
- Eu sou mais o Randy Couture. Acho que ele ganha. Ele vai derrubar mais e ficará na guarda (entre as pernas do adversário) usando o ground and pound (batendo por cima). Mas a luta deve ir até o fim do terceiro round. Deve ser por pontos mesmo. O Randy Couture fez uma luta dura (de submission/ sem socos e chutes) contra o Ronaldo Jacaré e mostrou que não é bobo de chão.
Ronnys Torres (atleta do UFC):
- O Randy deve ganhar. Ele vai fazer aquele jogo de botar o Brandon para baixo e vai usar o ground and pound. Mas vai ser por pontos. Acredito que o Randy vai levar a luta até o fim usando as quedas e o ground and pound.
André Pederneiras (ex-atleta do UFC e técnico de MMA):
- O Randy Couture ganha. A luta deve durar os três rounds, mas como o Randy derruba bem acho que ele se dará melhor. As quedas farão a diferença nesse combate.
Alexandre Pequeno (ex-atleta do Shotoo):
- Acho que vai dar Randy Couture. Ele é duríssimo. É veterano. É um protótipo de um atleta. Um lutador experiente pra caramba, tem boa trocação (de socos), um bom wrestling, com certeza dá Randy. Vai cozinhar a luta o tempo todo, vai levar para a grade, depois para o chão e vai ficar no ground and pound marretando (risos). Ganhará por pontos.
Rafael Feijão (atleta do StrikeForce):
- Luta dura. Luta complicada. Qualquer um pode vencer, mas eu gosto mais do Randy Couture. Gosto do estilo de luta dele e acredito que ele tenha mais condições de vencer. Mas será uma luta de três rounds. O Randy vai segurar a luta no solo, vai botar pra baixo e às vezes lançará bons diretos. Poderá vencer no ground and pound ou por pontos.
José Aldo (atleta do WEC):
- Não sou de opinar muito, mas se tiver que apontar um vencedor aposto no Randy. Acho que ele vai conseguir impor o jogo dele. Vai tentar encurtar a distancia, jogar o Brandon para baixo e bater no ground and pound. Deve ser uma vitória por pontos.
Miltinho Vieira (atleta free lancer com passagem pelo Pride):
- O Randy deve ganhar essa luta. Mas como são apenas três rounds deve ser por decisão. O Randy vai amarrar um pouco a luta na grade, do jeito que ele faz bem, para anular o Brandon Vera. Depois deve botar pra baixo e ficar amasiando a carne (batendo por cima) até acabar a luta. Pode ser que ele consiga uma finalização de triângulo de mão. Mas acredito mais na decisão dos juízes.
Thales Leites (atleta do MFC):
- Acho que o Randy ganha no ground and pound. Acho que ele vai cansar o Brandon no clinche e vai trabalhar a cotovelada. Uma hora o Brandon vai se frustrar com os ataques do Randy e acabará perdendo. O Brandon pode surpreender já que tem um bom wrestling e um ótimo muay thai, mas acredito que dá Randy. Talvez um nocaute técnico no segundo round.
Carlão Barreto (ex-atleta do UFC e comentarista):
- A experiência e o nome do Randy Couture devem fazer a diferença, mas acho o Brandon um lutador muito bom. Ele tem talento, conhece o solo, joga bem em pé. É um pouco irreverente, às vezes. Mas acho que fará um bom combate contra o Randy. É um duelo de gerações. O Brandon é jovem, ta motivado. Pelo retrospecto deles, o Randy Couture vence a luta. Mas vencerá naquele estilo ground and pound, por pontos, amassando o Brandon. Lembrando que o Brandon pode surpreender, tem talento. Foi supervalorizado no início pelo UFC e agora está sendo subestimado. Acho o Brandon um cara bom. Tem talento e sabe que se vencer o Randy a carreira dele dará um salto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário