Para 2010 podem esperar um Ronaldo Jacaré quase tão bom em pé quanto no solo. E com gás de sobra.
A aposta é do preparador físico Rogério Camões.
Se existe uma pessoa capaz de moldar um atleta a ponto de deixá-lo no melhor de seu ápice físico, esse alguém é Rogerião.
Além de Jacaré, as feras do MMA (antigo Vale Tudo) Anderson Silva, Rafael Feijão e André Galvão são treinados por ele.
Em um bate-papo com o blog Mano a Mano, Rogerião disse que Jacaré nunca esteve tão bem como hoje na parte de chutes e socos (a chamada trocação).
Dia 20 de novembro Jacaré estréia no StrikeForce, segundo evento de maior prestígio no MMA atual.
O faixa-preta de jiu-jitsu terá pela frente o duro wrestler (versado em quedas) Matt Lindland.
Lindland foi medalhista de prata nos jogos olímpico de 1996 pela equipe dos Estados Unidos. No MMA, bateu 21 adversários e perdeu seis vezes. Está com 39 anos e vem de derrota para Vitor Belfort em janeiro deste ano.
Jacaré venceu 10 lutas e perdeu em duas ocasiões: quando estreou no MMA em 2003 e em setembro do ano passado. A última luta dele foi contra Jason Miller. O combate terminou sem resultado devido a um corte na cabeça do brasileiro provocado por um golpe ilegal do americano.
Nascido em Manaus e visto como um dos melhores atletas do jiu-jitsu moderno, Jacaré, 29, tem uma motivação extra para se sair bem no Strikeforce. A mulher dele está grávida e ele será pai pela primeira vez. Ele luta na categoria dos médios (84kg).
Para Rogerião, Jacaré vencerá Lindland sem grandes dificuldades. E não será surpresa se o americano acabar nocauteado.
Na conversa com este blog, o preparador físico aproveitou para falar sobre o polêmico duelo entre Maurício Shogun e Lyoto Machida pelo UFC 104.
Seguem as principais frases de Rogerião:
“O Jacaré está na melhor fase da vida dele. Ele está com os braços soltinhos. Ele tá voando. Rapaz, o Jacaré evoluiu muito na trocação. Ele é um novo atleta hoje.”
“O que o Jacaré evoluiu de um ano pra cá é surpreendente. Pode colocar ele para trocar (socos e chutes) que ele se sairá bem. O Lindland não vai ter chance contra o Jacaré. E não duvido que ele saia nocauteado. Ele não tem a trocação apurada como a do Jacaré”.
“O Lindland deve tentar usar as quedas e o ground and pound (bater por cima controlando o adversário). Mas se ele for para o chão será ótimo para o Jacaré. É a área dele. Se ficar em pé o Jacaré vai avançar com tudo. Ele tem trocação hoje pra ganhar bem essa luta. O Lindland não tá numa fase boa nem no melhor do preparo físico dele. Ele não vai dar conta do Jacaré.”
“Qual foi o grande diferencial na luta entre Lyoto e Shogun? O gás, o preparo físico. O Shogun tava mais bem preparado para a luta, isso ficou nítido. A forma como o Shogun se preparou fez com que ele aproveitasse ao máximo a potência dos golpes e a resistência que ele tem para lutar cinco rounds sem acabar esgotado.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário