sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brasil x Brasil esquenta o UFC no fim do ano

O Universo MMA pergunta, será que o UFC está querendo queimar os brasileiro ou esses confrontos são normais devido a estarem no topo do esporte?


Fotos Josh Hedges


Com cinco edições até o fim do ano, o UFC está dividindo a torcida brasileira. Escalando seis duelos entre atletas tupiniquins, sendo dois em disputa de cinturão, o evento americano promete emoção. Analisando cincos desses combates a pedido da TATAME, o faixa-preta e comentarista Paulo Borracha não ficou em cima do muro, apontando os favoritos para as lutas, que envolvem estrelas do calibre de Lyoto Machida, Maurício Shogun, Anderson Silva, Vitor Belfort, Rogério Minotouro, Luis Banha, Thiago Pitbull, Paulo Thiago, Junior Cigano e Gabriel Napão. Confira abaixo as análises e dê o seu palpite no Fórum da TATAME, clicando aqui.

Lyoto Machida x Maurício Shogun – disputa do cinturão até 93kg:

“Sendo o mais seco e técnico possível, pelos números atuais, o Lyoto é favorito. Isso sem falar da forma de lutar, mas sim pelo que ele tem feito e de quem ele vem ganhando nos últimos tempos. O Shogun vem de uma vitória de expressão, contra o (Chuck) Liddell, mas não foi como têm sido as vitórias do Machida. Uma análise técnica, de papel, seria essa. O Shogun tem todo um arsenal, é um monstro, mas está retomando o ritmo. Ele fez uma última luta excelente, mas o Liddell já não está vindo bem, ao passo que o Lyoto vem galgando, só pegando pedreiras e se apresentando melhor. Isso não quer dizer que o Shogun não pode ganhar, mas numericamente, e as barreiras que tem pego, pode-se dizer que o Lyoto é favorito.”

Rogério Minotouro x Luis Banha:

“Lutão. Pelo tempo de trabalho e experiência internacional, eu acredito mais no Minotouro. O Sokoudjou (derrotado por Banha no UFC) não venceu o Minotouro no UFC, foi em outras condições e outra preparação, que é diferente nos Estados Unidos em relação ao Japão. É a mesma coisa de vencer o Liddell e o Rich Franklin hoje, não é mais o auge dos caras. O Minotouro é bem versátil, acho que os dois vão aceitar bem a trocação e, se alguém encaixar um golpe certo, o outro não vai aceitar... Vai ser como o Minotouro contra o Shogun. Os dois não queriam ir para o chão, ficaram se espancando em pé e queriam mostrar que eram melhores ali. Acho que vai acontecer isso no Minotouro contra o Banha, e acho que essa luta vai se definir em cima, mas acho difícil que haja um nocaute. Se não entrar um golpe forte, alguém pode ir para o chão, mas se entrar um golpe forte o outro vai querer trocar em pé por orgulho, não vai querer ir para o chão.“

Thiago Pitbull x Paulo Thiago:

“Eu acho o Paulo Thiago bem centrado, mas o Pitbull tem muito volume de jogo, é bem técnico. É uma luta dura, mas eu acredito mais no jogo do Pitbull, apesar do Paulo ser muito focado. Na última luta, o Paulo perdeu porque ficou muito tempo perdido no chão, assim como o Pitbull contra o (Georges) St. Pierre, só que a qualidade do St. Pierre em relação ao (Jon) Fitch é muito superior. Acredito que, se o Paulo ficar por baixo, vai ficar difícil dele se movimentar, ele não tem muito volume de jogo. Essa luta pode acabar antes do terceiro round, mas o Paulo Thiago tem uma mão pesada também.“

Junior Cigano x Gabriel Napão:

“Eu acredito mais no Cigano. O Napão tem aquele jogo sensacional, está chutando mais, mas eu acredito que o condicionamento do Cigano, que está num momento de ascensão, vai fazer a diferença. O Cigano é tecnicamente excelente, mas não tem o mesmo chão do Napão, assim como o Napão, apesar de estar chutando e socando, não estar tão afiado como o Cigano. Acho que o Napão vai trocar um pouco, mas tentar encurtar e derrubar. O caminho dele é no chão. Em pé, tanto pode entrar a mão e o joelho do Cigano como pode entrar um chute do Napão. Chão por chão, o Cigano vai se defender, apesar do outro ser melhor. Assim como o Napão pode surpreender com um soco em cima, o que difícil, mas pode acontecer, eu acho que o Cigano vai ficar tentando se defender no chão. ele conhece a movimentação e é difícil de ser derrubado, mas esse é o caminho do Napão, a finalização no chão.“

Anderson Silva x Vitor Belfort – disputa do cinturão até 84kg:

“Outra luta dura... Eu e o Vitor treinamos juntos, e eu vi o Anderson começando a carreira. Pelo tempo que vem se apresentando, a constância, dá Anderson. Mas é o mesmo caso do Shogun. O Vitor tem todas as armas, é extremamente talentoso para conseguir vencer, mas, pelo histórico, dá Anderson. O Vitor está treinando Caratê agora, mas eu acredito que o que ele pode vir a fazer para vencer é pelas mãos, que são rápidas. Antigamente ele tinha uma sequência de ataques maior. Contra o Rich (Franklin), ele ficou naquele estudo, naquela base de Caratê, e demorou a atacar. Ele está mais maduro. Resumindo, a chance do Vitor é pelas mãos, apesar do Anderson também ter mãos boas. Eu não o vejo indo pelo chão, até porque pelo que o Vitor mostrou de chão, ele começa definindo em cima, mas acho difícil ele ir definir diretamente no chão. Seria pelo Boxe mesmo, e não acredito que essa passada nova do Caratê vai surpreender o Anderson.“

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...