Alan Silva – Brasil Combate
Pode-se dizer que o King of the Cage é um dos mais importantes eventos do MMA. Tudo começou em 1998 quando Terry Trebilcock decidiu criar a organização. O primeiro show aconteceu no ano seguinte. Talvez um fato irrelevante, mas algo curioso para os fãs do esporte, o KOTC é o número 1 no Sherdog, como cadastrado. A organização fica em Fontana, na Califórnia.
As regras diferem um pouco das outras organizações, porém, nada de muito diferente, pois a maioria dos seus eventos acontece em terras indígenas, onde as Comissões não regulam. Hoje as lutas são transmitidas por pay-per-view para 25 países.
Quase todas as classes de peso constam na organização que já promoveu 183 shows em alguns locais do mundo: Inglaterra, Cingapura, Hong Kong, Austrália. O evento cresceu tanto que existe o King of the Cage americano e o canadense que são considerados eventos diferentes.
O sucesso do KOTC é tão grande que existe o Xtreme Cagefighting Championship, que é um evento classificatório para poder se tornar o rei do cage. Com tanto evento já realizado, não há no mundo sequer uma organização de MMA que tenha realizado mais lutas que o KOTC.
Em 2008 foi noticiado que o KOTC tinha sido comprado pelo ProElite e com a falência da empresa organizadora do EliteXC, houve a especulação que o evento californiano acabaria, mas não foi isso que aconteceu. O KOTC recomprou o que tinha vendido e ainda tentou comprar o ProElite.
Atualmente os campeões são:
Galo: Abel Cullum
Pena: Angelo Sanchez
Leve: Rory Macdonald
Meio Médio: Mike Guymon
Médio: Brandon Hunt
Meio Pesado: Tony Lopez
Pesado: Tony Lopez
Super Pesado: Neil Cooke
Como era de se esperar de um evento que logo chegará ao seu show de número 200, vários lutadores bons surgiram ou se consolidaram na organização. Para quem gosta de freaks, o KOTC é o local ideal para vê-los em ação. Nomes como Ruben Villareal, Eric Pele, Butterbean e Charles Bennett são exemplos de lutadores “diferentes” que já lutaram lá.
Apesar de abrigar lutadores de várias nacionalidades, poucos brasileiros chegaram lutar no evento, como exemplo temos: Fabiano Iha, Wander Braga e Thiago Alves.
O UFC deve muito ao KOTC. Alguns lutadores que hoje estão no evento passaram por lá e muitos que brilharam no TUF já lutaram no cassino indígena, como: Joe Stevenson, Keith Jardine, Diego Sanchez, Forrest Griffin, Mac Danzig, Damarques Johnson e Rashad Evans.
A lista de lutadores conhecidos que já passaram por lá é muito grande, como exemplo temos: Chris Brennan, Paul Buentello, Urijah Faber, Don Frye, Dan Severn, Antonio McKee, Vernon White, Yves Edwards, Dave Beneteau, Pete Williams, John Alessio, Jason Lambert, Joey Villasenor, Shonie Carter, Carlos Condit, Jeremy Horn, Tony Bonello, James Lee, Jake Ellenberger, Cub Swanson, Jeff Curran, Chase Beebe, T.J. Grant, Jason Day, Savant Young, Jason Brilz e Ivan Menjivar.
Vale destacar alguns lutadores que começaram no evento: Duane Ludwig,
Rampage, Marvin Eastman, Dean Lister, Alberto Crane e Tim Hague.
Nenhum comentário:
Postar um comentário