quarta-feira, 11 de março de 2009
Alejarra e o treinamento de Wanderlei Silva
Preparador fala da câmera hiperbárica da nova infraestrutura da academia de Wand entre outras coisas
Preparador físico de Wanderlei Silva, um dos maiores astros do MMA mundial, Rafael Alejarra conta como anda a nova academia em Las Vegas. Além de comentar ao Portal das Lutas, site parceiro do GRACIEMAG.com, sobre o trabalho nos Estados Unidos e a boa estrutura, segundo o treinador, as novidades na equipe devem melhorar a preparação de Wand para o próximo desafio no UFC, contra Rich Franklin, no dia 13 de junho, na Alemanha. Confira a entrevista:
Muito foi falado sobre a câmara hiperbárica no CT do Wanderlei. Qual a importância desse equipamento? É melhor treinar assim ou nas altas montanhas?...
É o clima em altitude. Muita gente fala em treinar na montanha. Alguns atletas do UFC, quando estive em Londres, vieram comentar que tal pessoa treinou na montanha... Mas o que muita gente não sabe é que treinar na montanha não adianta nada. Pode ficar seis meses treinando na montanha, que se você ficar uma semana no nível do mar perde todo o ganho. Então como não tínhamos uma montanha para treinar toda hora, nós compramos uma! O Wanderlei treina ali até o dia da luta, então não tem uma diminuição no ganho da hemoglobina sangüínea.
Aqui no Brasil você trabalhava com muitos atletas. Aí nos Estados Unidos você só está com o Wanderlei?
Já trabalhei aqui com muitos atletas de MMA. Estou hoje com o Demian Maia, o Wanderlei e o Vitor Vianna, que em breve lutará. O Wanderlei está vendo qual a melhor opção para ele. Ele já faz parte da equipe, já está treinando aqui e, em breve, estará num evento grande. Fora isso tinha fechado com o Frank Mir, mas não pude trabalhar com ele porque a luta era contra o Minotauro. Têm muitos atletas que me procuram. O BJ Penn queria fechar alguma coisa, então talvez feche com ele. Sempre pinta alguém.
Qual é a sua participação no treinamento do Wanderlei?
Queria deixar bem claro que sou apenas preparador físico. Faço parte do corner do Wanderlei porque estávamos sem uma equipe efetiva e sou quem está mais próximo dele. Tenho a consciência que sou apenas preparador físico.
O Wand disse recentemente que nunca esteve tão bem fisicamente. Mas e a parte técnica? Ele mudará algo na preparação para o Rich Franklin?
Procuro não opinar muito nessa parte técnica, mas posso dizer que o Wanderlei já está fazendo um camp muito grande para essa luta. Ele contratou sparrings e professores. Tem cinco ou seis professores cuidando do Wanderlei e acho que o trabalho está sendo feito da melhor maneira possível.
Vocês ainda farão parte da preparação no time do Randy Couture, como vinham fazendo?
Ele não vai mais no Couture, porque agora temos a nossa própria academia, temos a nossa equipe. Em termos de estrutura, nossa academia é melhor que a do Randy e sparring agora não vai faltar. O grande problema de um treinamento é sparring e agora vamos suprir essa falta. Não tem porque ir ao Randy, até porque nosso treinador de wrestling, por exemplo, é o mesmo de lá.
graciemeg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário