Janeiro último. Exausto, BJ Penn, mito do MMA (Vale Tudo) mundial, não aguenta seguir para o quarto round do duelo pelo cinturão dos meio-médios do UFC.
Campeão dos leves, esse havaiano especialista em jiu-jitsu tentava ganhar mais um título para sagrar-se o único atleta a dominar duas categorias de peso ao mesmo tempo na história do UFC.
Entretanto, seu técnico jogou a toalha depois de 15 minutos de surra aplicada pelo maior rival de BJ, o canadense Georges ST Pierre, vulgo GSP.
Daqui a exatos dez dias, os fãs de MMA estarão de olho em BJ mais uma vez. Ele defenderá o título dos leves contra outro especialista em jiu-jitsu, seu compatriota Kenny Florian.
Eles farão a principal luta da 101ª edição do UFC, programado para o dia 08 de agosto, na Pensilvânia, Filadélfia (EUA).
Em entrevista exclusiva ao blog Mano a Mano, BJ contou como anda sua preparação para encarar Florian. Falou dos erros que cometeu contra GSP. E mandou um recado para Ralph Gracie, seu antigo treinador: “Não quero mandá-lo se fuder, mas quero avisar que tô puto com ele”.
BJ recebeu sua faixa-preta das mãos dos brasileiros Renato Charuto e André Pederneiras. Mas entre as faixas branca e azul, foi treinado por Ralph Gracie. Inclusive, seu irmão tinha uma tatuagem dos Gracies nas costas. Porém, em 2005, BJ bateu Renzo, irmão de Ralph. Desde então seu antigo treinador o chama de traidor sempre que tem uma chance. E a tatuagem foi removida.
Bj foi o primeiro gringo a ganhar um torneio mundial de jiu-jitsu entre os atletas faixa-preta. Venceu 13 lutas de MMA, perdeu cinco (duas delas para GSP) e empatou uma. A primeira frase de BJ, assim que atendeu à ligação deste blog, foi um sonoro, porém arrastado, “beleza, irmão”, com um português bem ao estilo norte-americano.
A conversa durou menos de 20 minutos. Depois disso ele teve que voltar a treinar em sua academia instalada na Califórnia. Segue o que BJ disse de mais importante:
Blog Mano a Mano - Como você vê sua luta contra Kenny Florian?
BJ PENN - Farei meu melhor. Estou me preparando como nunca. Ele tem um estilo perigoso. Sabe bater bem, sabe usar bem as cotoveladas e controlar a luta no solo. Sabe usar bem as combinações, mas nada que eu não tenha me preparado e não possa vencer.
Encara Kenny como um desafio tão duro quanto GSP?
O Kenny não é um desafio como foi GSP. Por tudo o que o GSP já conquistou e provou, eu encarei a luta contra ele como um desafio maior. Mas Kenny tem seu estilo, passou por situações adversas e venceu boas lutas. E já enfrentou caras duríssimos, como o Sean Sherk . Eu não subestimo o Kenny de jeito nenhum, acho que ele tem várias qualidades.
GSP disse que o brasileiro Thiago Alves Pitbull foi um oponente mais duro do que você. Isso te chateia?
Thiago Pitbull é um cara muito bom. Acho que, na verdade, o GSP é que não gosta muito de mim (risos). Mas, se essa for mesmo a opinião dele, eu respeito isso. Eu não quero desmerecer o Pitbull. Ele é um grande lutador, um grande desafio pra qualquer um. Gosto do estilo dele. Se o GSP acha que ele foi mais duro que eu, não me sinto mal por isso.
Quais atletas brasileiros mais te agradam?
Gosto muito dos atletas do Brasil. Mas o que gosto mais, (tempo pra pensar)…Gosto muito do estilo do Wanderlei Silva e gosto do Minotauro (Rodrigo Nogueira).
Está sedento por uma terceira luta contra GSP?
Com certeza. Eu quero lutar uma terceira vez contra GSP. A última luta eu não me preparei da forma adequada. Se eu tivesse que apontar o maior erro que cometi, diria que foi uma má preparação física, o que me levou à exaustão durante o combate. Quando soube que ia lutar pelo cinturão contra o GSP, me empolguei muito e comecei a treinar cedo demais. Comecei a me preparar cinco meses antes da luta. No dia do combate, já não estava mais no melhor do meu preparo físico. O melhor tinha passado. Esse foi meu vacilo.
Você acha que tecnicamente o GSP é inferior a você?
O GSP é mito bom nas quedas. Na última luta ele me derrubou e controlou a luta no solo. Eu quero que ele me leve para o jogo dele. Mas vou mostrar que quando a luta chegar no solo eu não vou parar de atacar e uma hora irei finalizá-lo.
Ralph Gracie passou a falar mal de você, depois de sua luta contra o Renzo. O que achou da postura dele?
Por muito anos eu fiquei calado, mas já ta na hora deu falar. Esse lance dele ficar falando mal de mim, eu vi no youtube as merdas que ele falou, já encheu o saco. Não quero mandar o Ralph se fuder, não acho que ainda seja a hora para isso, mas quero avisá-lo que não o respeito mais. Tô puto com o que ele disse. Ele me ajudou entre a faixa branca e a azul. Eu sempre tive respeito por ele. Mas, agora, não tenho mais. Tô bravo com ele.
Gostaria de resolver as diferenças com Ralph no ringue? Você o enfretaria?
Claro, se tivesse a oportunidade e a gente tivesse que parar num ringue, iria com certeza.
O que mais você sente falta do Brasil?
Sinto muita falta do Brasil. Das pessoas e da comida brasileira. Sinto falta do, como é mesmo o nome daquele negócio com frango e queijo? Ah, sim é coxinha de galinha. Gosto também de pão de queijo, açaí, guaraná, ah, tem várias comidas boas ai. Quero mandar um abraço aos brasileiros que gostam de mim. Acessem o meu site http://www.bjpenn.com/.
* Vídeo do Ralph Gracie xingando BJ Penn. Clique aqui
* Vídeo da luta entre BJ Penn vs Renzo Gracie (em 2 partes).
Parte 1 e Parte 2
* Vídeo da luta BJ Penn vs Georges ST Pierre (II). Clique aqui